sábado, 21 de fevereiro de 2009

Lançamento da EXPOAGROAFUBRA 2009


À noite do dia 18 de fevereiro, foi marcada com um dos maiores acontecimentos da região do Vale do Rio Pardo; o jantar do lançamento oficial da Nona ExpoagroAfubra onde estiveram presentes: autoridades, convidados e imprensa. O evento ocorreu na sede da AFUBRA à rua Carlos Trein Filho em Santa Cruz do Sul. O presidente da AFUBRA: senhor; Benício Albano Werner, saudou os convidados e divulgou as datas estabelecidas desta exposição que se realizará nos dias 04, 05 e 06 de março deste ano de 2009. Para caracterizar melhor seu trabalho técnico a Afubra adquiriu uma propriedade agrícola no município de Rio Pardo/RS, hoje conhecida como Estação Experimental, que acolhe todos os anos a ExpoagrpAfubra, que acontece no Parque de Exposições Hainsi Gralow. Neste local a entidade cultiva lavouras experimentais e desenvolve outras atividades. Periodicamente os agricultores participam de dias de campo, visando repassar, de forma prática, técnicas de plantio e de acesso ao conhecimento sobre culturas diversas. É um espaço onde o produtor tem a oportunidade de aprender novas tecnologias e definir alternativas de acordo com sua preferência e compatível à estrutura física de sua propriedade.
O Deputado Federal Sérgio Ivan Moraes, em seu discurso relembrou o começo desta magnânima idéia, da criação de uma feira do pequeno produtor, que surgiu do senhor Hainsi Gralow (in memoram), na época presidente da AFUBRA, um homem visionário na busca da divulgação, comercialização, promoção de diversificação de produtos gerados da agricultura familiar. A AFUBRA deu iniciou as atividades do Parque de Exposição nos dias 05, 06 e 07 de março, com a abertura oficial da primeira ExpoagroAfubra 2002. Lembrou-se o Deputado Federal que um dia chegou a citar que a Expoagro na região teria a mesma extensão de qualidade e diversificação da famosa feira da Expoínter, que é realizada em Esteio. E realmente a cada ano o local vem melhorando os seus eventos e demonstrações de crescimento do homem do campo, com experimentos qualificados na apresentação do produto final. O Deputado Federal Moraes, ressalva; a expoagroAfubra é um grande acontecimento na região, mostrando ao público visitante e ao agricultor familiar que o trabalho do homem do campo está cada vez mais evoluindo e melhorando sua expectativa de crescimento em vários aspectos fundamentais para a economia da região.
A Prefeita Kelly Moraes, também citou em seu discurso a preciosidade da obra criada e idealizada pelo senhor Hainsi Gralow, nesta ocasião. E que estará apoiando a AFUBRA e a EXPOAGRÔ no que estiver ao seu alcance como presidente da AMVARP e como Prefeita eleita de Santa Cruz do Sul. Ainda citou nesta noite; o comparecimento nesta data do lançamento da Expoagro de sua vice-presidente da AMVARP, a Prefeita de Vera cruz senhora Margaret Pretry, e também a presença do prefeito de Rio Pardo senhor; Joni Lisboa da Rocha.
O Deputado Estadual Heitor Schuch representante da Assembléia legislativa de Porto Alegre, também citou a importância da ExpoagrôAfubra, e mais citando na ocasião o papel importante da entidade na ajuda a CPI dos insumos, do qual o deputado foi o vice-presidente. Foram apuradas as existências de cartel, e, oligopólio das empresas de fertizantes, além da venda de produtos adulterados.
A abertura oficial do evento para o público em geral ocorrerá às 09 horas da manhã do dia 04 de Fevereiro. Há 05 meses o Parque de Exposições Presidente Hainsi Gralow está sendo preparado para se transformar, novamente, em um grande centro de informações e de sugestões, visando fomentar a diversificação da propriedade rural. Durante três dias, mais de 270 empresas, entidades e instituições vão apresentar produtos e serviços voltados ao trabalho no campo.
Segundo o coordenador geral da feira, engenheiro agrônomo Marco Antonio Dornelles, a programação inclui palestras técnicas, apresentação de áreas demonstrativas, dinâmica de máquinas e equipamentos e encontros de lideranças rurais. Pesquisadores, estudiosos e especialistas também se farão presentes para compartilhar conhecimentos com os visitantes, que terão acesso gratuito a todas as atividades, das 8 às 18 horas.
Assim como ocorreu nas edições anteriores, a Expoagro Afubra vai dar ênfase às recentes novidades para o setor agropecuário. “A feira oportuniza o repasse de tecnologias avançadas, bem como a realização de negócios entre expositores e produtores”, diz Dornelles. O objetivo, segundo ele, é demonstrar, num só lugar, técnicas e metodologias que ofereçam propostas de diversificação viáveis para os produtores rurais.
O coordenador lembra que, em 2009, a feira vai, novamente, destacar a agroenergia. “O mercado mostra que há demanda e acreditamos que a região pode ocupar seu espaço”, explica. Para tanto, foi construído um pavilhão de 600m2 que abrigará uma microusina de álcool e uma usina de biodiesel, onde também serão apresentados resultados de projetos e trabalhos na área. Em torno do pavilhão da agroenergia estarão as lavouras de girassol, mandioca, cana-de-açúcar, batata doce, sorgo, soja, milho e mamona, matérias-prima na produção da agroenergia.
Outro aspecto é o das agroindústrias, cujos espaços foram melhorados e ampliados. Na Expoagro Afubra 2009, num pavilhão específico, haverá espaço para 62 agroindústrias. “Queremos oportunizar a força da agricultura familiar e da propriedade fumicultora”, acrescenta Dornelles, ao revelar que a organização do espaço tem a participação da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag).
A irrigação também recebe atenção maior, com apresentação de novidades em variados sistemas e as peculiaridades e vantagens de cada um deles. A Secretaria Extraordinária da Irrigação e Usos Múltiplos da Água, do Rio Grande do Sul, estará presente com tipos de irrigação para pastagem, associada à produção de leite. No pavilhão dos animais, cujo espaço físico foi ampliado em 2008, além dos bovinos de leite e de corte, ovinos e caprinos, em 2009 haverá a presença de avestruzes. Palestras sobre alimentação animal e padrão zootécnico fazem parte da programação do local.
Dornelles frisa ainda outras atividades que constituem diferenciais da Expoagro Afubra, como a dinâmica de máquinas, pelo segundo ano consecutivo com o apoio do curso de Engenharia Agrícola da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), e as lavouras demonstrativas. “Buscamos trazer sempre as novidades, fomentar a discussão sadia, através da apresentação de opções de novos investimentos, e disponibilizar linhas de crédito para produção e comercialização, buscando incrementar a produção familiar”, complementa o engenheiro agrônomo e coordenador geral da feira.
A nona edição da Expoagro Afubra tem como patrocinadores a Pioneer Sementes, Massey Ferguson, Banco do Brasil, Husqvarna, Banrisul, Yara Fertilizantes, Sicredi e Nortox, e como apoiadores a Emater/Ascar, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e a Brasil Telecom. A feira conta também com diversas parcerias com órgãos governamentais e entidades ligadas à pesquisa e ao desenvolvimento do setor rural.
Horário de visitação: das 8 às 18 horas.
- Entrada franca.
- Ônibus grátis, de hora em hora, trajeto ida e volta da matriz da Afubra (Rua Júlio de Castilhos, 1031, Santa Cruz do Sul) até o parque de exposições.
- Expositores: mais de 270, entre empresas, instituições e entidades voltadas ao meio rural
- Praças de alimentação, sanitários e estacionamento para mais de seis mil veículos.
- Sorteio de prêmios durante os três dias do evento. Texto baseado em informações da assessoria de imprensa da AFUBRA e discursos feitos ao vivo na ocasião. Clara Schestatsky.

Aniversário da Era de Aquário



Dia 14 de Fevereiro, nas dependências de uma das badaladas casas noturnas de santa Cruz do Sul, a Secretária de Turismo(Getão Kekky Moraes e 1A Campís 2008 à 20120; Marla Hansen, COMEMOROU SEU ANIVERSÁRIO COM OUTROS 5 AMIGOS: Entre eles Luís Marques (irmão de Vecco Nenhúm de Nós), André, Aline, Carlos e a sua Filha Therry hansen Jardim.
Entre os convidados a presença de secretários de outros cabinetes municipais e amigos da secretária de Turismo.
Marlana noite de sua festa recebeu também o Sr. Marco Borba - Procurador do município de Santa Cruz do Sul.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Assinada o Termo de Parceria da AFUBRA e 06 Municípios do Vale do Rio Pardo


Na manhã de terça-feira dia 03 de fevereiro de 2009, O Verde é Vida, representado na pessoa do Senhor Benício Albano Werner, presidente da AFUBRA, assinou o termo de parceria com 06 municípios da região. Estas assinaturas firmando parceria terão validade por 04 anos e define os trabalhos. Isso acontece nestas datas pelo fato da transição dos cargos do poder público maior nos municípios.A Afubra Assina este mês também com mais 08 regiões dos 03 estados no sul do Brasil.
São elas e as datas:
09/02 RA de Tubarão e Braço do Norte
10/02 RA de Rio do Sul e Ituporanga
11/02 RA de Rio Negro e Mafra
12/02 RAs de Imbituva e de Irati
13/02 RAs de Herval d’Oeste e de São Miguel d’Oeste
18/02 RAs de Sobradinho e Arroio do Tigre e de Venâncio Aires.
17/02 RAs de São Lourenço do Sul e Camaquã
20/02 RA de Cachoeira do Sul
O biólogo, coordenador pedagógico do projeto Verde é Vida; José Leon Macedo Fernandes flou sobre a participação de 64 municípios no Programa de Ação Sócio-Ambiental do Projeto Verde é Vida. Para o ano de 2009, a previsão é de que esse número suba para 79 municípios parceiros. Nas regiões de atuação do projeto aumentam de 12 para 14. A atuação geral do projeto a partir de 2009, 181 municípios. Até o final de 2008 era de 166. “Estes números não são os números definitivos. Ao final da assinatura das parcerias é que saberemos concretamente a abrangência que o Projeto terá a partir deste ano”, informou Leon.
A continuidade aos trabalhos continuará, Bolsa Semente, Ação conjunta, reuniões Pedagógicas, palestras e outros.
E novos projetos estarão sendo implantados pela equipe do Verde é Vida. Uma nova proposta o Projeto Guarda-Chuva.
“A sugestão é que; as escolas parceiras desenvolvam seu projeto Guarda –Chuva tendo como referência o Verde é Vida”, diz Leon.
Outra proposta é a Pesquisa Científica. _ “Esta proposta é para incentivar os alunos a pensarem cientificamente os mais diversos temas relacionados ao meio ambiente”, destaca Leon.
Novo Projeto; ao longo de mais de 17 anos o Projeto Verde é Vida, a AFUBRA tem atuado na conscientização e preservação ambientais, onde participam. 250 escolas. Há mais de dois anos vem desenvolvendo em um projeto de pesquisas na produção de biodisel a partir do girassol como atividade complementar de renda e diversificação.
As escolas terão incentivo financeiro, de R$0,50, para cada litro de óleo saturado, podendo este ser acondicionado em litrão tipo pet. Essa verba que entrará para as escolas parceiras que poderá ser utilizado para compra de equipamentos. Assim como já vem sendo feito há muitos anos, exemplo da Bolsa Semente, destina bônus financeiros as escolas que coletam sementes de plantas nativas.
_”Vamos unir trabalho de zelar pelo meio ambiente recolhendo óleos que podem contaminá-lo, ao estudo de produção de biodisel que há tempos estamos desenvolvendo”, destaca Werner
O lançamento da Revista Verde é Vida: por ocasião da assinatura do termo de parceria, foi apresentada a Revista Verde é Vida, são 40 páginas, que retratam as ações, projetos e atividades desenvolvidas por alunos, professores e comunidades em geral. Os textos foram enviados pelas escolas e alguns textos produzidos pela AFUBRA.
Os 3.500 exemplares da revista serão distribuídos às escolas parceiras, gratuitamente.
Nesta manhã do dia 03 de fevereiro de 2099, esse projeto foi apresentado a: prefeitos, secretários de educação, professores e imprensa. Renovando as parcerias através de um termo de cooperação entre AFUBRA e municípios para o desenvolvimento do Verde é Vida.
_“Temos uma história e um compromisso com o trabalho ambiental. Estamos renovando parcerias e ampliando ações, “ cocluí; Benício Albano Werner- Presidente da AFUBRA.
Texto informativo baseado no informe da Assessoria de imprensa da AFUBRA

AFUBRA - Verde è Vida



No final dos anos 80, a Associação dos Fumicultores do Brasil (AFUBRA), estava começando uma jornada de luta para a conscientização e preservação do meio ambiente.
Essa jornada no ano de 1991 concretizou-se com mais força na criação do VERDE é VIDA. Em 1991 o Afubrinha foi criado nesta data é o símbolo (mascote), utilizado para que através de brincadeiras recreativas com a criança, a haja conscientização na seriedade de educar para um mundo melhor, visando assim fazer novos amigos adeptos do projeto Verde é Vida é Vida. Que faz diversificadas ações em mobilização de sensibilizar a grande preocupação de manter o meio ambiente saudável. Além de completar a educação diferenciada aos filhos dos produtores rurais. Esta turma infanto-juvenil que tem como base de aprendizado. O projeto viabiliza verba para aquisição de equipamentos de pesquisas experimentais e material didático. Foram criados também os volumes da série Ecologia. O primeiro foi feito em 1997, em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria. A enciclopédia, já conta com cinco volumes editados. Inclusive nas faculdades também são bastante aproveitados para pesquisas. O grande diferencial são as informações inéditas de pesquisas e estudos, que foram desenvolvidos através de muitos trabalhos por alunos nas escolas e universidades. Volumes onde os professores encontram as informações devidas para dar seqüência as suas programações didáticas na educação de seus alunos. As palestras são ministradas por técnicos florestais, biólogos, engenheiros agrônomos, que são desenvolvidas para os alunos e comunidades. Este conhecimento é feito com o apoio das escolas públicas em que os filhos dos produtores estudam e que são parceiras do Verde é Vida.
Projeto Verde é Vida é sub divido em 3 ações.
Essas ações vieram para complementar o projeto num todo, envolvendo não só a; comunidade, escolas, universidades, mas, também toda uma conscientização que com certeza não se desvinculam com o pilar do começo do Verde é Vida, que é a conscientização da preservação do meio ambiente, que vital para sobrevivência humana e com certeza de toda a vida que há no Planeta.
1°Programa de Ação: Sensibilizarão Ambiental (PSA)
Este programa está em desenvolvimento, nas escolas e municípios, nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A série ecologia faz parte deste programa.
2° Programa de ação sócio ambiental (PASA)
Criado em 2002, basea-se na lei da LDB e da Educação (lei n° 9394 de dezembro de 1996), leis que define nos parlamentos transversais, que a escola deve trabalhar a cidadania, a saúde. E a ética, o trabalho do meio ambiente.
3°Programa O Futuro é Agora. Um trabalho conjunto com a SINTABACO. O programa vem buscar soluções para exploração de mão de obra infantil e do trabalho irregular de adolescentes.
Novo PROJETO BIODIESEL
“Óleos saturados serão recolhidos e reciclados”
Na EXPOAGRO 2009, esse novo projeto está em demonstração. A AFUBRA já está adquirindo uma usina de produção de BIODIESEL de operação automática, comandada por uma programação eletrônica. E junto ao Parque da EXPOAGRÔ, já foi construído um pavilhão de 600m2 que irá abrigar a usina de produção da bioenergia.
Mas o ponto interessante disto tudo é enfoque nesta página sobre o Projeto Verde é Vida e as suas ações de responsabilidade social, bem como a preservação do meio ambiente. A pouco mais de meio ano está sendo montado pela AFUBRA um projeto que integrará equipes técnicas do Verde é Vida, e da pesquisa em BIODIESEL, irá tratar do recolhimento dos óleos saturados (frituras), dentro da estrutura de atuação da AFUBRA por meio do Verde é Vida;
“Vamos unir o trabalho de zelar pelo meio ambiente recolhendo os óleos que podem contaminá-lo ao estudo de produção de BIODIESEL que há tempos estamos desenvolvendo”, destaca, o presidente da AFUBRA; Benício Albano Werner.
A equipe da AFUBRA já vem a mais de dois anos fazendo esse trabalho no novo projeto que a partir do girassol que é utilizado na pesquisa e complementação de renda pela atividade de diversificação. E, já tem resultados satísfatórios em cinco tratores que operam com; B100 e 17 com B50. Para essa união do NOVO PROJETO e o VERDE é VIDA as equipes irão ter em treinar professores e alunos das escolas parceiras, instruções através de reuniões e material escrito. As equipes do Verde é Vida, serão responsáveis pelo recolhimento dos óleos saturados junto às escolas e também pelo processo de reciclagem.
Isso trará incentivo financeiro de 0,50 por litro. Com esse incentivo às escolas poderão adquirir material e equipamentos, já se tem exemplo no Programa Bolsa de Semente, há anos é destinado bônus financeiros às escolas que coletam sementes de plantas nativas.
O vice-presidente da AFUBRA e gerente de assuntos Coorporativos; Heytor álvaro Petry, revela que a entidade já adquiriu uma pick S10 , (usada), que já integra o Projeto Biodiesel e que há vários meses é movida a biodiesel. E a mesma será utilizada para o recolhimento dos óleos saturados.
Matéria desta página foi feita baseada em dados textos e fotos oferecidos pela jornalista Luciana Jost – assessoria de imprensa da AFUBRA.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Responsábilidades Sociais

Clara Schestatsky
O FUTURO È AGORA; é um projeto social que vem sendo desenvolvido desde de 1998. Com isso as famílias de agricultores que cultivam o fumo são beneficiadas há onze anos, com este trabalho de responsabilidade social. O primeiro projeto, que encabeçou a nova concepção de responsabilidade social que foi feita através do SINDITABACO, com a AFUBRA. Aonde foi o desenvolvimento de combate ao trabalho infantil nas lavouras nas lavouras de fumo na região do país. Dando espaço a criança e ao adolescente de voltar ou começar a ter um ensino escolar de melhor qualidade nas escolas dos municípios do cultivo de fumo tabaco, e há 11 anos, estão sendo desenvolvidos muitos projetos que beneficiam milhares de crianças e adolescentes do meio rural, filhos de mais de 180 mil produtores nos 730 municípios do Sul do país.
Em. 2008, uma nova fase foi estabelecida, com a criação da REDE SOCIAL onde fazem parte: agentes públicos e privados, além de representantes das indústrias beneficiárias do fumo tabaco e entidades que representa o produtor rural, nos estados do sul do país. _ Com objetivo de fortalecer, mobilizar e integrar agentes em favor da proteção de crianças e adolescentes, buscamos apoio dessas entidades representativas para torná-los co responsáveis pelo programa, desta forma, ampliar as ações em favor da proteção de crianças e adolescentes no meio rural. Explica Shünke”. Essas reunião já estão sendo realizadas desde de maio de 2008. Inicialmente com instituição do Rio grande do Sul, com a OTI ( organização internacional do Trabalho), a intenção é estender esse projeto no estados de Santa Catarina e Paraná.
Ações:De 1998 à 2006, o projeto O Futuro é Agora, já ampliou essa caminhada há três novos projetos; Protetor da Criança e da terra, que tem o objetivo de garantir a conclusão da criança no Ensino Fundamental. Esclarecendo através do Estatuto da Criança e adolescente a necessidade que é primordial educação para o desenvolvimento sadio atreves da educação dando ampliação de conhecimento e cultura aos seus filhos no meio rural. “
Indústrias Parceiras da Escola, que tem como objetivo a freqüência de crianças e adolescentes na escola. Para o setor privado que vem trabalhando no seguimento a favor da educação, modo a viabilizar o acesso. Além de contribuir para melhoria da qualidade e atratividade do ensinoações voltadas principalmente as jornadas ampliadas.
Criança Feliz é Criança que Estuda, trata-se de campanhas de mídia em mais de 100 rádios dos três estados do sul. Nos meses de novembro e dezembro. Onde divulgam a importância da matrícula escolar dos filhos dos produtores de tabacos. _ O resultado é a melhoria na qualidade de vida não só de crianças e adolescentes, mas dos demais membros da família, que com uma melhor compreensão da questão se tornam protagonistas de uma efetiva transformação social, essencial para o futuro das próximas gerações. Explica Schünke.
Projetos: O Programa o Futuro é Agora, tem o objetivo de avançar no combate ao trabalho infanto-juvenil , por intermédio da sinergia entre a cadeia de negócios do tabaco e demais agentes que estão envolvidos nesta questão. A AFUBRA e as empresas associadas ao SINDITABACO, mantém cerca de 30 ações de melhoria de vida das comunidades conscientizando sobre a problemática do trabalho infantil nas lavouras. _ A educação está no centro do programa O Futuro é Agora, pois o acesso à escola é a maior forma de apoiar crianças e adolescentes local, gerar qualidade de vida e a garantir direitos fundamentais, destaca Shünke.
Emplantaram diversas iniciativas ao longo destes 11 anos, través das Ações de Educação; Apoio aos Conselhos da Criança e do Adolescente, Oficinas Lúdico-Pedagógicas, Caravana da Cidadania, Casas Familiares Rurais, Centro de Tecnologia da Informação e da Comunicação, Cooperativa Solidária, Dia da Criança Feliz, Doação de Equipamentos às Escolas e Materiais Escolares, Infância: Tempo de Brincar e Estudar, Jornada Escolar Ampliada, Nosso Futuro, Qualiescola, Ser Mais Feliz na Escola, e Ser Mais Feliz no Campo.

Ações de de Prevenções Ambientais são promovidas. Através de ativiidades concientização teoricas, preservação do meio ambiente requer ações de responssabilidades coletivas.
Ações de Esporte e Lazer, atuando no desenvolvimento psíquico e físico e moral e social infanto-juveníl.
Ações Culturais, que envolve educação, integração e foratalecimento dos laços familiar.

A AFUBRA E AS EMPRESAS QUE FAZEM PARTE E DESENVOLVEM SUAS PRÓPRIAS AÇÕES DENTRO DO PROGRAMA O FUTURO é AGORA ;ALLIENCE ONE, BRASFUMO, CIA CONTINENTAL, KANEMBERG & CIA, PHILIP MORRIS DO BRASIL, SOUZA CRUZ E UNIVERSAL LEAF
TABACOS.
Esta matéria foi realizada baseada nas informações solicitadas por essa reporter, e enviadas pela assessoria de imprensa( Márcia Bertoncello), do SINDITABACOS. no almoço do SINDI TABACO dia 27 de Janeiro..
Reunindo aempresa para divulgar projeção para a Safra deste ano. Que você encontra matéria no corpo do jornal.