sábado, 30 de outubro de 2010

NA VITRINNE: Porto Alegre, o que há de novo?



O retratado na história de um povo, que não existe apenas em um território demarcado pelo homem, mas sim no coração de seus descendentes.  A autora resgata sobrenomes das famílias Bascas, que hoje se encontram  espalhados no mundo todo., Seja por guerra ou tirania de antigos comandantes, ou se foram com o êxodo rural, onde vinhedos foram refeitos em vários lugares do mundo e com grande penetração e aceitação no mercado argentino, (chileno e uruguaio) como:  NAVARRO E CORREA , IRURTIA, ETCHART, VINÍCOLAS FAMOSAS NO MERCOSUL. E no Brasil existe um grande número de famílias descendentes do país Basco. Só lendo para saber, nomes e sobrenomes e o que o povo Basco trás até hoje de importante significado aos povos do mundo. Os Bascos são conhecidos, para quem não conhece, apesar de ter escutado ao longo das gerações que existe um povo Basco, que não é Espanhol, e nem Francês. Situado em lugar no mapa entre a França e a Espanha, onde grande parte do percurso do Caminho de Santiago de Compostelo (até a Galícia)  passa por este território. Os Bascos são conhecidos nas línguas locais como: Euskaldunak (falante de bascos), Euskotarrak (nativos do país Basco), neologismo pouco utilizado em Basco.  Vascos em Castelhanos (ou vascongados, aqueles que vivem nas províncias do país Basco. E Basques em francês, por último Basco em gasgão. A obra ainda retrata toda a história de pesquisas da autora em questões familiares e pessoais. O lançamento do Livro Alma Basca, está previsto para o dia 08 na feira do livro de Porto Alegre a partir das 20 horas e 30 minutos, e na cidade de Pelotas (cidade onde a autora nasceu), durante a feira do livro que ocorre também em novembro. Anos de pesquisa trazem a informação cultural de mais uma cultura antiga aos olhos do mundo novo.
Livro, Alma Basca, por: Ana Luíza Panayagua Etchalus, advogada atuante e colunista do jornal Sutiã de Porto Alegre. Que recebeu essa  repórter correspondente do Novo Tempo Jornal, na sua residência na Zona Sul, Porto Alegre.
PAPAS DA LÌNGUA
Em 1993, foi idealizada abanda Papas da Língua, por seu guitarrista Léo Henkin. Léo chamou seus amigos e levou o projeto adiante. Entre eles os fabulosos: Sérginho Moah (vocal e violões), Cau Neto (teclados), Zé Natálio (baixo), Fernado Pesão(bateria). Uma banda típica Rock de boas letras e arranjos músicais. Grande parte delas compostas por Léo, e algumas regravações do tempo dos anos 70. Esse ano de 2010, lançam em primeira mão um show, e gravação de DVD ao VIVO, que foram produzidos nos dias 26 e 27 de Outubro, no Opinião. E ainda estavam presentes e participativos no show, Tati do Chimarruts e Bochecha. Foi um grande evento.
Olá amigos e leitores. Um Novo Tempo está para começar dia 31 de outubro, amanhã. Hoje, todos preparados ou se preparando para ir as urna. Dia de churrasco, mas sem cerveja ou bebidas quaisquer, pois é crime, dia de votação é dia de praticar o patriotismo. Em quem votar? Votar naquele ou naquela, sabe-se lá quem irá entrar. Mas o nosso assunto é cultura, diversão e arte! Política só daqui há mais ou menos 1 ano e ½ , para que eu possa retornar a falar sobre. Gostaria de ver gente jovem no caminho das urnas para Prefeito e Vice, isso em Santa Cruz do Sul, em Vera Cruz a cidade é um tanto mais nova, e a juventude muito à quem ainda para fazer política, porém se realmente alguém está construindo um político em Vera Cruz, este está guardado a sete chaves. Enquanto não mudar a calhordice em sentarem -se  em uma cadeira que represente poder (não digo só para cargos de prefeituras mas de empresas usando o partidos, seja o que for oculto), e se acharem reis e rainhas, não importa é a viagem, que pode sofrer pôr um «impeachment», é se lê impitmam, é uma palavra originária do inglês. Ao poder maior, por haja cabide em partidos políticos que fazem a gente pensar que se, não se é político, não tem partido é escravo de todo sistema. Tendo por vezes que engolir sapos, mas que na realidade são tão pequenos de pensamentos que não servem pra nada,  e ganham aplausos através do trabalho do povo que os cerca, tanto os políticos, como os políticos camuflados sentados em mesas de grandes poderes e rindo da nossa cara, se não tiverem uma posição emprestada, não sabem trabalhar como qualquer outra pessoa. Hoje eu tenho uma posição política,.Hoje não posso abrir, pois não é através do jornal, que não está sendo pago para tal fim, que vou expôr minha visão ou farei campanha.  O jornal da família Rothmund, é honesto, sério, cheio de gente boa escrevendo. Não tem 30 ou 20 anos, mas tem competência garra, teve uma nascente de veia política, que foi embora, hoje ele tem colunistas politizamos e não é partido e nem ninguém o está bancando. É um jornal particular, de gente honesta, batalhadora que não teve apoio algúm monetário, nem mediante a licitação que deveria ter, pago ele poderia ser diário. Não acham? Eu faço um adendo complementar da visão, e querendo salientar, que todos os outros grandes jornais ou são S.A. e partidários ou não,  são gerados de muitos anos, como foi o Correio do Povo, que hoje é do Grupo Record, eu trabalhei na Tv Pampa de SCS, eu sei o que falo. Esse trabalho que faço aqui, nem um outro grande jornal de interior tem, esse diferencial de um colunista/jornalista/reporter, enviando página pronta. Pode ser um pequeno jornal, mas onde vou eu o levo comigo e ele é conhecido e lido, sinto muito, mas preciso dizer: Em muitos lugares do mundo, através do meu Blog. E muitas matérias e gente importante, é só aqui que você lê a Vitrinne.
Bom final de semana!

sábado, 23 de outubro de 2010

MATÉRIAS : BARRA DA LAGOA



A PRIMEIRA MATERIA É SOBRE O SURF.
PRIMEIRO O PERFÍL DA TRAGETÓRIA PROFISSIONAL DE JOSUÉ REZENDE
PERFÍL:
Josué Reszende, brasileiro,nasceu em Minas Gerais, os pais se transferiram para São Paulo, cresceu e estudou em Taubaté, formado na univesidade de Taubaté em Educação Física. Professor e tecnico de atletas esportivos nas modalidades: Natação, Apinéia, hidro-ginástica e surf, entre outras...
Aos 07 anos, a convite de uma tia, passou a frequentar a praia de PIRUÍBE,  litoral de São Paulo, onde começou a ensaíar as sdurfadas vem planondas, pranchas de isopôr, aliás foi um feliz proprietário de uma prancha GUARUJÁ, com quilha. E assim começou sua paixão pelo surf.
RESENDE, foi técnico de natação, contrato pelo: Líria Tênis Clube de Joiville, este clube ganhou por 3 anos consecutivos o título de campeão estadual em nado, nos anos 88/89/90. Ainda a convite do clube, sew instalou na Barra da Lagoa, onde ficou treinando novos atletas para torneios. Além de dar palestras em woorkshops e curso para mergulhadores, onde desenvolve a técnica da apnéia. Este ano a Escola Fit de Surf, de Josué Rezende completa 10 anos, e pensando nisto resolvi presentiar ao técnico resende com mais uma matérias, das muitas que já houve!
Só pra não deixar sem exclarecer fui atrás de informações sobre APINÉIA
 Apnéia no Surf, que não deve ser encarado como uma exclusividade dos praticantes de esportes aquáticos radicais, foi organizado de modo a suprir a perigosa lacuna que há entre a prática de esportes aquáticos, incluíndo aí a caça submarina e o mergulho livre, e o quase absoluto desconhecimento, de boa parte dos praticantes, acerca de metodologias que garantam não apenas performances superiores, mas seguras.
Surfe e apnéia: feitos um para o outro
Por Catarina Monnier em 18/02/04 21:14 GMT-03:00

Durante treino de apnéia no Hawaii, Romeu Bruno carrega pedras embaixo da água para aumentar sua tolerância à falta de oxigênio. Foto: Extreme TV.
Nos últimos tempos, desde que o surfe em ondas grandes passou a ganhar cada vez mais evidência, a prática da apnéia passou a fazer parte do treinamento de alguns dos principais big riders brasileiros.
 Em ondas grandes, quando o surfista pode ficar até dois minutos embaixo da água, sem poder respirar, ela se torna fundamental.
 "A apnéia é show e com certeza abre a mente de qualquer surfista", afirma Sylvio Mancusi, que tem motivos de sobra para garantir que a apnéia dá muita confiança na hora de encarar as situações mais adversas.
 Romeu Bruno, outro atleta que se destaca nas ondas grandes, testemunhou a façanha do companheiro e confirmou: "Para mim, o Sylvio teve a melhor performance no dia 10 de janeiro, em ondas que atingiram quase 30 metros. Ele estava muito seguro para enfrentar qualquer caldo e acabou enfrentando os dois maiores do dia, e continuou surfando. Isso para mim é prova da eficiência do curso de apnéia que fizemos juntos antes da temporada havaiana".
 Christian Dequeker, responsável pelo treinamento dado aos principais big riders brazucas, explica: "Levada à prática do surf, a apnéia é aplicada nos momentos em que o surfista menos gosta: ao passar a arrebentação ou ao cair da prancha em determinado momento, na quebra da cordinha e/ou da prancha", diz.


O big rider em ação em Jaws, onde aplica o resultado dos treinos que podem salvar sua vida. Foto: Redearthmedia.com.
Na verdade, qualquer surfista já passou por uma das situações acima descritas. Christian, um dos únicos especialistas no estudo da apnéia para surfistas no Brasil, lembra que estamos expostos e que, por estarmos lidando com o mar e com a nossa natureza (corpo), precisamos estar muito bem preparados.  "Todo surfista deve saber desenvolver e praticar, se possível diariamente, os exercícios de remada, natação, musculação e apnéia, tudo para estar pronto para as situações reais ocorridas no mar", ensina o especialista.
 Com um invejável currículo, que inclui um 5o lugar no Mundial em 2001, na Espanha (a melhor classificação de uma equipe brasileira), e com um diploma de bacharelado e licenciatura em Educação Física, Dequeker ministra cursos e treinamentos de apnéia para a comunidade do surf.
 "Todos podem e devem participar, seja um surfista iniciante, intermediário ou avançado; amador e profissional; homem e mulher", orienta Dequeker.
Essa matéria é só para dar uma amostra do que vem a ser técnica parea aprender a usar a Apnéia
LÁ NA SEDE DA  FIT
EDIÇÂO DE 23 DE OUTUBRO de 2010
lá amigos e leitores, eu estou de volta ao Rio Grande do Sul, após uns dias em Florianópolis. E lá, me surpreendeu o desenvolvimento que a cidade está entrando, um crescimento rápido e galopante devido ao enorme circular de pessoas de todos os lugares do mundo. A cultura está fazendo parte de Florípa, como aqui de Porto Alegre, de onde tenho escrito à vocês. E o melhor é saber que nosso estado e o deles está sempre em desenvolvimento.
Aqui em Porto Alegre tem uma gama de informações, começa a movimentação para a Feira do Livro da capital, a maior da américa latina. Um super evento, venha prestigiar! Bom final de semana.
E agora entra três edições sobre onde ir nas férias feriadões.
Clara Schestatsky

SURF, O ANO TODO
Antes de mais nada, essa matéria eu fiz para filhos e pais apaixonados por um esporte que tomou uma dimensão maior que ou igual ao Golfe, Hoquey, entre outros. Onde o homens precisam do auxílio da natureza e seus harmônicos conjuntos de auto sustentação ambiental. Clara Schestatsky
http://www.fitsurf.com.br
Escola de Surf: FIT SURF
Proprietário e Técnico com grau  de formação superior: Josué Resende.
Projetos:
Dedicação ao ensino do surf, já é nome na Barra Da Lagoa, há 10 anos Josué Rezende, vem ensinando o Surf para pessoas de 04 à 70 anos. Não há limite de idade, o que vale é a forma e o condicionamento físico, além da vontade de aprender.
WUELIGTON, VEIO CONHECVER O LITORAL CATARINENSE EM FÉRIASA DE UMA SEMANA, APROVEITOU E FEZ AULAS QUE DARÁ CONTINUÍDADE EM PRATRICAS, NO LITORAL PAULISTA

TROFÉUS DE CAMPEONATOS VENCIDOS POR ALUNOS DO PROJETO
OS ALUNOS: A FRANCESA  LÍDIA l lACHENAUD, JOSUÉ REZENDE E O PAULISTA  WUELINGTON REAIS
ESSE TROFÉU FOI DESENHADO POR ALUNO, TODO ANO HÁ UM CONCURSO INTERNO NO PROJETO

Objetivos:
 Difundir e ensinar a prática do surf no litoral de S.C. Ensinar para pessoas do todas as partes do mundo, formar atletas profissionais.
A Escola de Surf Fit Surf, de Josué Resende (paulista, formado em Educação Física: surfista, técnico e professor de Surf, Natação, Apnéia, Hidro ginástica entre outras modalidades), em 2010 completa 10 anos de atividades. Nestes 10 anos resolveu dividir conosco um pouco da sua história (perfíl completo de Josué e entrevista no Blog da Vitrinne endereço na página:), Vitrinne e Novo Tempo Jornal: «Há muito para falar sobre ensinar e treinar novos atletas para este esporte. Hoje em dia formar novos atletas ou descobrir talentos está sendo um novo motivo de alegrias, há 05 anos com a implantação do projeto de inclusão social dos alunos carentes de colégios públicos a prática do surf, E a escola, além de dar aulas de Surf é responsável por fornecer o empréstimo de todo material que o aluno precisar para aprender ou treinar. Está dando tudo certo até agora, que este ano de 2010 Rezende, resolveu: dedicar-se apenas a administração da Escola de Surf, e um ou lá que outro woorkshop, onde ministra palestras de educação física. Um dos bons projetos: " Todo ano no decorrer das aulas letivas, alguns alunos participam de campeonatos através do projeto criado por ele, participando de etapas das quais para chegar a ser um competidor a nivél estadual, o aluno deve ter sido bem classificado em circuitos das baterias realizadas na escola de sur.", afirma Rezende:  Que esse é o melhor jeito de se ensinar a competir, competindo. As aulas particulares, são cobradas por aula R$50,00, com direito, material, aluguel incluso de roupa e prancha, e a foto de pé na prancha. Com algumas aulas logo sai surfando como é o caso de quem vem a passeio, as vezes fazem 04 à 06 aulas em um feriado ou semana. Dependendo do aluno se leva a praia Mole também para surfar.
A pior batalha ainda pro Surf nacional é a verba em dinheiro ( patrocínio), mas se Deus quiser e parece estar querendo, profissionalizando o ensino, se profissionaliza o respeito por mais esta profissão. Que chega render milhões em doláres aos competidores mundiais, como Kelly Slayter, treinam e encaram o esporte como parte da sua vida no cotidiano, por isso ganham respeito e dinheiro. Muitos ainda acham que o Surf agrega, maconheiros, vadios e drogados, isso era um tempo onde as cavernas nem eram habitadas. O surfista infelizmente tem rótulos, se senta em frente há um pc, o povo fala: «Ta brincando o dia todo». , Mas a brincadeira é tão séria que Rezende tem 10 anos de sede e empresa formada. A sua filha mais velha também é atleta aprendeu desde cedo e continua competindo aos 17 anos. A menor começou a pouco a surfar.
E surf é o ano todo a barra além dos projetos e atender escolas públicas: as escolas particulares da Barra da Lagoa, hoje também já tem no seu currículo aulas de Surf, que serve para a matéria com nota de educação física. Aprendem as mesmas coisas porém o material quase sempre é do aluno. O futuro é implantar cada vez mais o esporte no dia a dia das pessoas, como mais uma opção saudável de lazer e prática de esportes.
BONÉ LARANJA REZENDE E O PERSONAL SURF MÁRCIO MOTTAASSISTINDO CAMPEONATO MUNDIAL



 A PESCA DA TAÍNHA
A opinião do sr .Zulmar A..F. da Colônia Barra da Lagoa: « A pesca hoje não atraí mais, como meio de vida. Hoje a pesca está se encaminhando para esporte de aposentados. Fato que se mostra cada dia mais, as leis e a profissão não se afinam muito. A pesca da Tainha, que iniciava em abril/maio, hoje fica liberada para pequenas embarcações como a nossa, lá no final de maio começo de junho. Já os grandes empresários que nem fazem a pesca, nos seus barcos esses podem ir mais longe de acordo com  o tamanho da embarcação. E levam toda a pesca de quem sobrevive dela. Fora quando não arrebentam as redes, cada rede vale cerca de R$ alguns mil reais. Remendar as redes é o que os senhores Jocí (irmão do sr. Zulmar), e Junior, estão à fazer na foto. «Quanto aos empréstimos, isso não é para pequenos pescadores. A associação faz, com papeis de um por um separado, mas se um não cumpre o trato todos tem que pagar, isso não é justo. Fora o preço do peixe pra nós pagam R$2,00 o kg e no armazém vendem por R$8,00 o kg, E isso é pior quando levam as toneladas (8T á 12 T),de caminhão não pagam à vista, pagam quando baixa o valor do peixe. Sou aposentado com R$500,00, pago os remédios e por conta de um marca passo, que dá para comprar... E o resto que ganho vem da pesca, aqui na Colônia da Barra da Lagoa, um hoje tem que ajudar ao outro. No futuro essa minha profissão não existirá, a profissão de político que prevalece no Brasil. Mas quem irá alimentar esse povo? As grandes empresas do processo industrial  O homem come mal sem saber. E nós, a gente vai vivendo».

.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

matéria enviada pronta do gabinete da prefeita de SCS para meu e-mail...

PREFEITA ACOMPANHA TRABALHO DE PREPARAÇÃO PARA RECEBER A STOCK CAR EM SANTA CRUZ DO SUL


    A Prefeita Kelly Moraes esteve na manhã desta quarta-feira, 20, no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul para vistoriar os trabalhos que estão sendo realizados para receber a décima etapa da Copa Caixa Stock Car 2010. A Prefeita esteve acompanhada da Secretária Municipal de Turismo, Esportes e Lazer, Marla Hansen e do Procurador Geral do Município, Luciano Almeida, além dos dirigentes da Vicar, que organiza a competição automobilística.
    “Mais uma vez Santa Cruz do Sul será palco de um grande show do automobilismo nacional e esperamos mais de 40 mil pessoas aqui prestigiando este evento, por isso precisamos estar bem preparados para que seja realmente um grande espetáculo”, frisou a Prefeita.
    As Secretarias Municipais de Obras e Viação, Transportes e Serviços Públicos, Meio Ambiente, Turismo, Esportes e Lazer e a Central de Seviços estão com suas equipes dando os últimos retoques para deixar tudo pronto até domingo. Equipes do 7º BIB e do Corpo de Bombeiros também estão auxiliando neste mutirão

sábado, 9 de outubro de 2010

VITRINNE 09 DE OUTUBRO DE 2010

Bom dia, amigos e leitores!
Esse final de semana, quem ainda não esteve
na Oktoberfest, que vá pois tem muitas atrações
 para todas às idades! Santa Cruz do Sul terá
shows inéditos este ano, muitas novidades na
 26ª Oktoberfest, não percam esta festa da Alegria.
E nós aqui no Novo Tempo, sempre com
 matérias e diversificação de informações.
A Vitrinne dará seqüência a matérias de saúde.
Bom Final de Semana, e muita alegria.
Dia da Criança um super abraço a todos!
Clara Schestatsky


PERFÍL :
José Eduardo K. Moreira, nascido em janeiro, dia 29  do ano de 1981. Signo de Aquário. 
Formadoem Educação Física na Ulbra Canoas, atleta de maratonas, personal 9 atualmente sem tempo parta treinar novos atletas), técnico de treinamentos e condicionamento físico, proprietário da academia, Pro Master, na av: Protásio Alves, próximo a av. Barão do Amazonas.





VITRINNE SAÙDE:
PARTE II 
EXERCÍCIOS
Está na hora de agitar o corpo e fazer com que a mente funcione melhor!
E completando a matéria saúde nas academias, puxar «ferros», se diz a quem faz exercícios com auxílio de pesos. E desta vez a minha conversa foi com o professor de Educação Física José Eduardo K. Moreira, corredor, tri atleta, professor/treinador e proprietário da academia Pro MASTER, em Porto Alegre. Nesta academia, tem um diferencial, chama a atenção das pessoas que passam na rua a quantidade de senhoras e senhores da terceira idade, com uma aparência muito saudável., entrando, lá dentro ou saindo da academia O turno da manhã é mais procurado por adultos mais maduros. A idade oscila entre 38 à 65 anos. Não estão ali apenas para obter milagres rejuvenescedores que a boa forma física proporciona, procuram por: disposição e condicionamento, equilíbrio em relação hipertensão arterial, baixar ou equilibrar a taxa de açúcar no sangue e principalmente todos já vem com a sua avaliação médica. Segredo de muitos que cuidam à sí próprios e procuram qualidade de vida, é um bom desempenho físico, acompanhado de dietas elaboradas por profissionais e alguns momentos na academia, para fazer com que o complexo aparelho anatômico (corpo humano), funcione da melhor maneira possível. Exercícios aeróbicos são os mais indicados nos casos determinados de saúde: esteira elétricas, bicicleta, aparelhos de ginástica e estações de musculações com orientação adequada, além dos alteres e outros tantos...  A faixa etária que muito freqüência a academia, são os executivos de 40 anos ou +, esta faixa de idade já está familiarizada com esportes desde a adolescência. Não quer perder o ritmo: uns jogam tênis, surfam, jogam futebol  além de exercícios de supervisão na academia. Mas outros também são maratonista de corridas, amadores e profissionais. Aos 40 quem nunca fez academia, acaba fazendo por orientação médica ou por que está em excesso de peso, dores musculares, que exijam fisioterapia e após a manutenção com exercício contínuo.

Todo mundo precisa de uma boa forma física. E dietas de acordo com o profissional que manterá a suas consultas de manutenções, após diminuir peso. O aluno de academia não deve vir praticar esportes de estômago vázio.

 Hernani Winckler, pratica esportes desde de adolescente, e não deixa de fazer os seus exercícios diariamente.
Os exercícios podem ser realizados de segundas a Sexta, a partir das 8h:30min não fecha meio-dia, segue aberta até às 22 horas.


a foto acima: Ana Nunes,
 uma das alunas de José Eduardo, fazendo seus exercícios diários., «Optei por fazer aulas na academia, com medo de assalto, por que é perigoso andar em determinados lugares ou praças públicas em Porto Alegre,( mofadora do bairro. Petrópolis/Bela Vista)».
   Ana, já está começando a fazer uma séries em exercícios em aparelhos de musculação.Segundo o prof Moreira, não existe idade para começara treinar ou se exercitar, existe sim cuidados com a saúde e com o desempenho do físico de cada um. Antigamente menores de 18 anos não deveriam fazer esportes com pesos, pois rezava a lenda que atrofiava os músculos ,fazendo assim, com que muitos pensassem que sua baixa estatura não era hereditária esim dos exercícios. E, que os esportes causavam este tipo de transformação corporal, mas só a genética para modificar moléculas de um corpo físico. Na Pro Master, passam cerca de 150 pessoas por dia, exercitando-se sempre! E sempre lembra o prof Moreira que: «_  Marcelo Martins, o campeão de Judô Brasileiro de 2007/2008, treina aqui».
Treinar é bom para qualquer idade, exercitar-se é fazer com que acorde cada parte do corpo adormecido e assim fazer melhorar o longevidade da máquina humana com uma boa qualidade de vida a cada dia que passa.

 Musculação é procura dos garotos na fase
jovem adulto.  Desenho dos músculo nas camisetas para mostrar que é forte, ter corpo atlético, mas quem ganha com isso é o corpo, a busca pela auto estima torna-se uma boa forma de ganhar mais saúde.
05 motivos atrativos na busca da prática de exercícios em academia.
!º Estética, 2ºreabilitação, 3ºdescontração,
4º terapia, 5º rejuvenescimento. Esses são os principais motivos que levam a procura de profissionais aptos a dar aulas e locais aptos a terem toda estrutura para melhor satisfação do aluno. E as mulheres  grávidas, também fazem atividades de baixo impacto e musculação.
A Pro MASTER, tem parceria com a Clínica Médica Carlos Chagas, para exames médicos dos seus alunos, antes de iniciarem suas aulas.


















 Giulia Lorenzine , é atleta, treina a pouco mais de 5 anos.

sábado, 2 de outubro de 2010

09 anos de VITRINNE

Porto Alegre, 02 de Outubro de 2010.
A Vitrinne é uma página que foi criada na intenção de realizar o social dos assinantes de uma maneira confesso muito comercial. Na realidade a Vitrinn ficou entre o trabalho e amor ao fotografar por trabalho e escrever de festas, agitos. Nestes 09 anos vários nomes de pessoas conhecidas e desconhecidas sairam em matérias, por que para mim o social não tem distinção à não ser se existem coisas à moral na vida das pessoas, mas que são ou foram colocados como uma forma muito horrenda. ou da cabeça muito doentia de um Ser Humana, então esses não sairão na Vitrinne.
A Vitrinne fez trabalhos muitos legais nos 03 primeiros anos no RIOVALE JORNAL, foram tempos muito proveitosos. Sempre achei que deveria ter mais atenção em determinados funcionamentos de setores do jornal, mas entrei para ser Diretora da Area comercial e chutei o balde com o tempo desta parte e me dediquei aquilo que realmente gosto comunicação, falar com as pessoas, trocar idéias, fazer amigos, fazer inimigos também, e a gente nem sabe por que. Não é uma inverdade que a vida me foi muito boa, por que a Vitrinne é um produto próprio "meu", criado para suprir uma página que havia saído junto uma colunista que entrou nesta nova fase da transformação do jornal de P&B, para: à cores.
. Passamos 01 ano quase trabalhando no projeto, não tinhamos muitas vezes sábado, nem domingos e nem feriados. Tinhamos que debater o funcionamento. Era "Eu", o Cesar Christ e André Dreher ( um dos propretários do Jornal, na época), e foi trabalhoso. E não acredito em reuniões de falação não se constroí muito, se constroí na ação. Dia 25 de julho deu-se a edição do Novo Jornal e nesta época eu era apenas comercial, mas saía para distribuir 2 mil jornais na terça e 8 mil na sexta de graça nas ruas da cidade junto com toda a minha equipe, eu chegava nos mais conhecidos e tal e os concorrentes e seus amigos também eram a minha àrea. O jornal ficou legal. A página era escrita no começo pela Lú Schmitd hoje :Ludika*, eventos e tudo ligadoa festas e notícias. E ela ficou até Outubro. A Lu  era ( eu sei que é), muito responsável, e isso bastava como carater.  E assumi o lugar que ficou vazio, trabalhar nas noites não festa é trabalho mesmo. Fiquei de 2001 até janeiro de 2005. E depois acreditei de cara na ferramenta on line e fui para os sites de festas e eventos: A foto preto e branca da ANA HICKMANN, no RIOVALE JORNAL
O Balada Jovem do Brojão,era meu parceiro até ir assumir a página do Marcelo que era na Gazeta do Sul e tinha o nome de Galera Jovem. Trabalhei com o Anderson no Festa Da Boa, bons tempos.O que aconteceu foi que na saída do Marcelo eu me uni a ele para trabalhar com a Vitrinne dentro do site Galera Jovem e não perder espaço na mídia., achei que o papel já iria acabar naquela época, e até hoje vem o lance dos caras não mais imprimir papel jornal no mundo, mas acreditem vai ser dificíl, também falamos em 2007 quando trabalhei no Jornal do Autodrómo, que pelo menos um almanaque anual, por que somos ainda assim, temos nós os humanos que fazer sujeira? Não é apenas portifólio.
E.  fizemos 10.000 exemplares para a Stock Car, cansados de tanto ter que lutar por um espaço e respeíto como jornilistas, reporter e gente O .JAMAL HARFOUSH E MARINÊS LOWE, responsavéis e proprietários do Jornal do Autodromo.
Mas a história toda um dia eu conto o importante que tinha que haver alguém para fazer isso modificações e pauta própria. Minha pauta amadureceu, social e facíl fazer, dificíl éfazer notícia decidir escrever e o que escrever. não falo só do que é belo ou de é caro, mas sim : do que fazem as pessoas em suas vidas e o que issso pode servir de informação e como eu imagina o quanto comercialmente ela daria, eu resolvi fazer as duas coisas, social e comercial.
Minha veia comercial é boa, mas ta amaciada hoje em dia. Minha veía de escrever tem idéis mas não estão prontas as minhas propóstas.
A Vitrinne foi muito bem concebida, para ser largada ao mundo. Por isso a tragetória dela também esteve presente em concursos de belezas na Região dos Vales, e isso me pós pôr em prática coordenação e desfile e aulas de etiqueta. E paralelamente retorno ao papel. No jornal on line: JORNAL DOS VALES, BLOG DO EVENTO LINK PARA O JORNAL DO AUTODRÓMO matérias sérias, no NOVO TEMPO, matéia social, e foi crescendo também tudo em passo mais tranquilo e maduro.
Atualmente a minha "visão de mundo", tem vindo me mostrar mais e mais como o fator viajar, conhecer e poder transmitir aos que de alguma forma, pessoas gostariam de estar em algum lugar neste momento em que não, ou lembrando de fatos e papos enquanto estarão lemdo estão lendo. Que me realiza hoje é poder fazer da minha maneira dar minhas próprias pautas.

PERGUNTE AO ORÁCULO

nome: Kleber Augusto Caramello (Santo André - SP, 26 de março de 1975) é personal trainer, levantador de peso (powerlifting), consultor técnico, colunista, árbitro de culturismo e powerlifting, apresentador, articulador esportivo, publicitário, empresário, brasileiro, também conhecido como Oráculo do Powerlifting. Apesar de ter praticado outros esportes quando jovem, como futebol, handebol, bicicross basquete e jiu jitsu, a sua historia está intimamente ligada à musculação e ao levantamento de peso básico no Brasil, onde ganhou notoriedade com o passar dos anos. 
Formado em Publicidade e Propaganda pela UNISC (Universidade de Santa Cruz do Sul/RS) em 1998 e Pós-graduado em Marketing em 2001, pela mesma instituição.
Caramello iniciou seus treinamentos de musculação em 1994 aos 18 anos (logo após ter sido dispensado do serviço militar), em uma pequena academia de musculação na cidade de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, onde residia com seus pais Bruno Raul Caramello e Mariene Andrade Caramello e seus irmãos, Fábio Leonardo Caramello e Érika Fernanda Caramello. Sua primeira competição oficial, foi no ano de 1998, sagrou-se Campeão gaúcho de supino pela WABDL (World Association of Benchers and Dead Lifters), depois disso, participou de mais de 150 competições nacionais e internacionais, em varias federações (AAU, IPF, WABDL, WNPF, CONBRAFA e outras) ganhando quase todas e nunca tendo ficado abaixo de terceiro lugar. Em 2008 fez o maior supino de sua carreira com 280,5 kg (618 pounds) pesando 138 kg (cerca de 300 pounds), o que na época foi a segunda maior marca já feita por um sul-americano. .Sua primeira competição amadora foi em 1997, na cidade Venâncio Aires no Rio Grande do Sul.
Foi Sócio-proprietário de uma academia em Santa Cruz do Sul, com o nome de Performance Gym , de 1999 a 2002 no bairro Arroio Grande e proprietário de uma academia no estilo Hard Core de 2002 a 2009 em Brasília, na quadra 707 da Asa norte.
Famoso no levantamento de peso, também por ser um grande articulador de competições no Brasil, Caramello é o responsável pela sertanização do levantamento de peso , quando se mudou para Brasília, no ano de 2002, ocasião da sua união com Lusane D’avila Rocha, e lá começou a organizar competições sobre a tutela da CONBRAFA (Confederação Brasileira de Atletas de Força) e WABDL, alem disso, foi o primeiro a divulgar o powerlifting pela internet no Brasil no ano 2000, com a criação do site www.supino.com.br que em pouco tempo, se tornou a web page sobre levantamento de peso, mais visitada da América latina. Por estas medidas, divulgando todas as federações, competições e colhendo resultados, dirigentes cariocas chegaram a brincar dizendo que o powerlifting no Brasil se dividia em dois períodos: Antes do Caramello e Depois do Caramello, fazendo uma alusão a historia da humanidade que é dividida em antes e depois de Cristo (AC/DC).
Por muitos anos foi denominado como o Bad Boy do powerlifting brasileiro, pelas inúmeras polêmicas federativas as quais se envolveu e dissertou, mas desde 2006, vem adotando uma postura menos critica e mais observativa e amistosa com as entidades do esporte no país.
No ano 2000, participou de sua primeira competição fora do Rio Grande do Sul , quando foi a Florianópolis e trouxe para casa o titulo de campeão Sul brasileiro, nesta mesma competição, percebeu a carência de material que os competidores de supino de todo o Brasil sentiam, pois entre os mais de 150 atletas, era o único que possuía uma camisa de força para supino (bench shirt), que curiosamente rasgou, demonstrando toda a fragilidade do que estava sendo produzido nos Estados Unidos. Dias depois começou a pesquisar possíveis tecidos que poderiam ser usados na confecção de uma camisa de força 100% nacional, e antes do final do ano, já estava comercializando a sua própria marca de camisa de força, com um corte parecido ao das importadas, mas com uma durabilidade superior, e um carry over nunca antes experimentado. Batizou a mesma com o nome de HADES (deus grego). Com isso o numero de praticantes de supino, aumentou, e também os pesos levantados, alem de tirar da aposentadoria um numero enorme de atletas que não competiam mais, em conseqüência das inúmeras lesões de anos de supino sem material de proteção. Com esta iniciativa, Caramello plantou a semente da indústria de equipamentos suportes para atletas de powerlifting no Brasil.
Em 2001, participou de sua primeira competição internacional na capital do Uruguai, Montevidéu, e alem de comercializar internacionalmente as suas camisas de força, também trouxe o titulo de campeão uruguaio de supino com uma quebra de recorde. Caramello exportou suas camisas para a Argentina, Uruguai, Portugal, Estados Unidos, Japão e Líbano.            
Em 2002, se mudou para Brasília, e começou todo o processo de crescimento e desenvolvimento do powerlifting no centro oeste. Já em 2004 organizou o primeiro campeonato mundial aberto de supino, realizado em terras brasileiras e no planalto central em especial, aonde em 2003 já havia organizado o primeiro campeonato brasiliense de supino, ligado a uma federação.
Em 2006 começou a escrever e ser articulador da revista JMF (Jornal da Musculação & Fitness), como o primeiro colunista a escrever exclusivamente sobre powerlifting e esportes de força no Brasil, fato que o fez ficar cada vez mais famoso no meio dos esportes de força, e levou os mesmos a ficarem cada vez mais perto do grande publico das academias e entusiastas. Depois disso, varias revistas e sites, abriram espaços para outros colunistas escreverem sobre powerlifting, e novas comunidades e fóruns surgiram, inclusive convidando o mesmo pra participar e dar suas consultorias sobre o assunto. Neste mesmo ano, inovou publicando um ranking nacional de powerlifting, denominado Top 10, aonde as dez maiores marcas do ano no agachamento, supino e terra, feminino e masculino, de todas as federações eram confrontadas, e isto em pouco tempo se tornou referencia e acirrou ainda mais as disputas entre atletas e federações, que antes só tinham por parâmetros seus próprios ranking.
Em 2007 teve o seu primeiro contato com uma nova técnica de treinamento de supino, denominada Metal Militia. Esta técnica entre outras coisas fez com que o atleta Gilberto da Silva, orientado por Caramello, ultrapassasse a barreira dos 300 kg (661 pounds) no supino, fato este nunca antes feito por nenhum levantador de peso latino americano. Já em 2008, começou a escrever na revista Muscle in form e ensinou outros atletas a treinar no estilo Metal Militia, entre eles, Alberi Ricardo da Costa, Leandro Sonneborn e outros que também ultrapassaram a marca dos 300 kg.
Em 2009 aceitou o desafio de treinar a ex-nadadora Rebeca Gusmão nas técnicas de supino, e em apenas seis semanas, a mesma levantou 140 kg (308 pounds) no campeonato mundial FPLBI, sendo o segundo maior supino feminino sul americano do ano.
Alem de competir nos levantamentos básicos e organizar competições do mesmo, Caramello também já se aventurou em luta de braço, em um campeonato sul brasileiro e se tornou campeão com o braço direito até 100 kg e organizou provas de luta de braço e strongman, alem de arbitrar as mesmas.
Continua residindo em Brasília, com a esposa e seus cães, e trabalhando como personal trainer na academia World Gym, A!Body Tech  e Runway, aonde treina alguns políticos e personalidades locais e nacionais. Presta também algumas consultorias na área de marketing esportivo e produção de eventos.
Ultimamente vem prestando acessória e fazendo a preparação física (coach sport) de alguns lutadores de MMA (mix martial arts), empregando seus conhecimentos de powerlifting, dietas e estratégias de pré contest, alem de apresentar e arbitrar, competições de culturismo e powerlifting.
Camisa de força para supino ou bench shirt é um material de suporte, para levantamento de supino, desenvolvido nos Estados Unidos, em meados dos anos de 1980, e só patenteado nos meados dos anos de 1990, e tem por função, a proteção da musculatura peitoral e tríceps do atleta, devido a grande constrição que provoca na área, e também o impulcionamento de mais carga.
Uma camisa de força pode impulsionar de 10 a mais de 100 kg no levantamento de supino, dependendo da adptação do atleta ao material.
O material usado na sua fabricação é normalmente uma mistura de poliéster, com algodão, ou brim de alta resistência.
As marcas mundiais mais conhecidas, de material de suporte para powerlifting são: Metal, Inzer, Titan e Hades.
Principais títulos como levantador de peso (supino):      

§                     Campeão Internacional (WABDL – 2001 e 2002).
§                     Campeão Internacional (IPF – 2001).
§                     Campeão Internacional (WNPF – 2002 e, 2006).
§                     Campeão Internacional (CONBRAFA – 2006 e 2007).
§                     Campeão Sul americano (WABDL – 2001).
§                     Campeão Sul americano (WNPF – 2001 e 2002).
§                     Campeão Sul americano (AAU – 2002).
§                     Campeão Sul americano (CONBRAFA – 2004 e 2005).
§                     Campeão Mercosul (WABDL - 2000 e 2001).
§                     Campeão Brasileiro (WABDL – 1998, 1999, 2000, 2001 e 2002).
§                     Campeão Brasileiro (WNPF – 2001, 2002 e 2006).
§                     Campeão Brasileiro (CONBRAFA – 2004, 2006 e 2007).
§                     Campeão Uruguaio (IPF – 2001).
§                     Campeão Uruguaio (WNPF – 2002).
§                     Campeão Sul-brasileiro (WNPF – 1999, 2001 e 2002).
§                     Campeão Sul-brasileiro (IPF – 2000).
§                     Campeão Sul-brasileiro (WABDL – 2001).
§                     Campeão Brasiliense (WABDL – 2003).
§                     Campeão Brasiliense (CONBRAFA – 2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2008 e 2009).
§                     Campeão Carioca (CONBRAFA – 2005 e 2007).
§                     Campeão Catarinense (IPF – 2001).
§                     Campeão Gaúcho (WABDL - 1998, 1999, 2000, 2001 e 2002).
§                     Campeão Gaúcho (IPF – 2000).
§                     Campeão Gaúcho (WNPF – 2000, 2001 e 2002).
§                     Campeão Goiano (CONBRAFA – 2004, 2005 e 2008).
INFORMAÇÕES PUBLICADAS NO BLOG, CONFORME RECEBIDA.
SEGUE ABAIXO O QUE FOI PUBLICAÇÃO IMPRESSA NO N.T., SABADO DIA 02 DE OUTUBRO DE 2010
) 1)Quantas medalhas você possuí, e ou quantos títulos você tem.
Como atleta de powerlifting, competi em cerca de 150 campeonatos de todos os níveis no Brasil e exterior.
2) Existe a diferença em dedicar-se a uma carreira no fisiculturismo ou apenas cuidar da saúde?
Um fisiculturista, é um atleta q leva os limites musculares ao extremo, e um malhador simplesmente cuida da sua saúde e estética, usando técnicas desenvolvidas por culturistas.
 3) Hoje você é mais treinador do que atleta, quais são os conselhos que daria a essa nova geração, que apenas curti ficar em forma, e no final se apaixonam por desenhos musculares bem definidos no próprio corpo.
 Existe ainda muito preconceito sobre cuidar do corpo acumulando músculos, principalmente na cabeça das pessoas mais velhas e de cachaceiros interioranos, mas nos grandes centros isso já está quase abolido, pois a mídia de 10 a 20 anos para cá vem introduzindo isso no nosso cotidiano. Quem um dia diria que em uma novela se falaria em academia e personal trainer, mas hoje eu pergunto qual ator, mesmo contra gosto não se utiliza destes meios para evitar o envelhecimento.
Quem gosta de se cuidar, deve fazer por onde, ao contrario de muitos que ao invés de fechar a boca preferem fazer uma terrível cirurgia bariátrica e muitas vezes voltam a engordar. Procurem uma boa academia, com bons profissionais, consultem nutricionistas esportivos e consumam alimentos e suplementos de qualidade.
4) Os músculos do corpo do Ser Humano, são muito mal trabalhados por isso com o tempo a pessoa não tem mais força física e nem disposição?
Não, na verdade as pessoas caem em um sedentarismo. Eu cansei de ver pessoas de mais de 70 anos fazendo musculação e mantendo a massa muscular, força e densidade óssea e vi muitos morrerem se acomodando no ócio, e acreditando que musculação é coisa pra jovem. Quem pensa dessa forma, praticamente desistiu da vida.
Por anos eu assisti médicos de família e cardiologistas indicando caminhadas aos idosos, com certeza é uma forma de manter o corpo em movimento, mas isso não faz com que um idoso num processo de sarcopenia,, fique forte ou mantenha a força que tinha ou pelo menos parte dela. As pessoas envelhecem e começam a ter problemas de coluna, pressão alta , artrites e outros males , na maioria das vezes por falta de atividade física que proporcione ganho de força.
 5)E ou se ambos os sexos fizessem levantamento de peso, seria menos maléfica a questão atrofio muscular na terceira idade?
Não existe exercício proibido, e sim pessoas com limitações de certos movimentos, mas isso não quer dizer que não possam arrumar ou se adaptar a outros movimentos musculares que evitem o mal estar do enfraquecimento muscular e ósseo.
Minha mãe, por exemplo, falou a vida toda sobre fazer atividade física e nunca fez, por sorte sempre foi magra, mas por causa de um problema no ombro, teve de arrumar um personal , por indicação de um medico.
6)Por que as pessoas esperam chegar a esta situação para procurarem ajuda e só dão ouvidos aos médicos e não aos outros profissionais da área da saúde?
Por que não diminuem o consumo de sal, de álcool, de gordura, tabaco, e só o fazem quando já se está com a saúde comprometida?
A maioria de nós, parecendo ou não leva o corpo a uma atitude destrutiva, talvez tentando enxergar o limite desta maquina!
Quem sabe não seja mais cômodo chegar à terceira idade, se lamentando por estar tomando tantos medicamentos e dependendo de outras pessoas para quase tudo.
Exercícios resistidos são à base de qualquer esporte, e de uma vida saudável.
 7)Qual a idade correta para se começara treinar para fisiocultura?
Não existe idade para musculação, existe vontade de fazer essa body modificacion.
 8)Questão anabolizante, ajuda a crescer os músculos, mas seriamente é muito perigosos para o desenvolvimento de um câncer? Verdades e Mentiras:
As pessoas tendem a sempre falar do que não conhecem com um ar de medo guiado por mentiras ou falsas verdades. Os esteróides anabólicos, nada mais são que aceleradores da síntese protéica, ou seja, vão fazer com que seu corpo absorva mais proteínas e forme mais músculos. No Brasil, maior pais católico do mundo, a venda de estrógeno é liberada para menores de idade que não querem engravidar , ou pior , pode ser conseguido gratuitamente nos postos de saúde , e eu pergunto: o uso indiscriminado de tanto hormônio feminino , não causará nenhum mal no futuro?
Qual a diferença entre o anti contraceptivo feminino e o esteróide que é um hormônio masculino? Somente o gênero , pois ambos são hormônios sexuais.
Então alguns dos que devem estar lendo isto estão pensando: Essa molecada vai ficar broxa se tomar isso! Eu respondo com outra pergunta: Mulheres que tomam progesterona ficam frígidas e sem tesão? ou melhor, homens bombados são casados com mulheres lindas que cuidam do corpo , mas não gostam de transar?
No documentário Bigger, Strongger Faster, é mostrada uma pesquisa aonde em 2008 cerca de 400 mil pessoas morreram por causa do tabaco nos Estados Unidos e 75 mil por causa de álcool, mas somente 3 por causa de esteróides, ou seja , morre no Brasil mais pessoas atingidas por raio e por picadas de cobras do que pessoas que usaram testosterona nos Estados Unidos , que tem o dobro de habitantes do Brasil.
A agressividade, a calvície, e até mesmo o câncer associado ao uso de testosterona, nada mais é que um processo acelerado do que já era eminente e não foi cuidado.
 9) de 01 à 10, qual a sua nota para este esporte no Brasil o por que?
Os esportes relacionados à força estão crescendo no Brasil, mas a minha nota é ZERO para o incentivo financeiro e 10 para o esforço dos atletas.
 10) Se você não fosse um treinador o que você acha que estaria fazendo hoje?
Não sei, pois gosto de ser personal, ficar circulando em varias academias durante o dia, vendo gente bonita, e transformando de forma remunerada os sonhos em realidade.
Olá amigos e leitores do Novo Tempo Jornal, de Vera Cruz. Começa hoje uma série de 03 edições da Vitrinne Saúde. Verdades e mitos sobre determinados assuntos. Tabús jamais falados muitas vezes ao leitor. Aqui escrito de uma forma mais comum, para todas as dúvidas serem sanadas. E nada melhor do que começar com aquele que muitos conhecem, o Caramello, com mais 150 títulos em competições de (ferro), pesos. Semana que vem é a vez do personal: Carlos Eduardo K. Moreira, competidor e campeão de Triaton aqui de Porto Alegre, que estará, fazendo a sua colocação para exclusiva para o Novo Tempo Jornal. Não percam.
Em Outubro, 09 anos de VITRINNE, como estarão nossos amigos de Florianópolis, a festa é lá, com mais matérias e novidades para um verão 2011 fantástico.
Bom Final de semana!
 Clara Schestatsky