Nasceu na Espanha, filha de espanhóis, mudou-se para o Brasil ainda criança aos sete anos. Sempre falou o espanhol com sua família em casa. Sua primeira cidade brasileira a morar foi Santa Cruz do Sul, na adolescência mudou-se novamente com os pais para cidade de Bagé, onde na juventude cursou e concluiu a faculdade de biologia. Na faculdade Pilly, começou a sua carreira na substuindo uma colega em apresentação de trabalhos , textos que eram lidos ao público que apreciava cultura. Mas ela não só fazia leitura de texto, como sua expressão em cena chamou a atenção, de atores de Porto Alegre. Seu seu talentodoi descoberto desta maneira por um grupo de Porto alegre que casualmente estava assistindo-a bo local. Convidaram-na para peça Dom Quixote Mula Manca, trabalho que foi dirigido por: Naíra Helena Lopes, um dos grandes nomes do meio artístico de Porto Alegre, que ajudou Pilly a desenvolver bastante seu talento. Naira Helena Lopes, foi sua primeira escola de artes cênicas no mundo artístico, que hoje relembra a atriz que muita coisa boa aprendeu com essa diretora teatral. Morou 20 anos na capital gaúcha, retornou a Espanha, em 1984, atuando nos palcos de devesas cidades percorreu o país com a peça em cartaz, e sempre levando o seu filho Guilhermo que na época de sua estada na Espanha tinha 02 anos. Guilhermo foi criado no meio teatral e acompanhava a mãe desde de os 04 meses de idade, em Porto Alegre.
Retornou a Santa Cruz do Sul, para morar com seus pais que estavam com idade avançada e precisavam de cuidados (já facelecidos), haviam retornado, de Bagé a Santa Cruz do Sul. Tinham um sonho de viver aqui até seus últimos dias. E seu filho Guilhermo hoje ele tem 19 anos, é artista também, músico, toca na Banda Chá das Cinco, em Santa Cruz do Sul.
36 anos de carreira, peças teatrais mais de sessenta, nos palcos do Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de janeiro e Espanha, entre elas, Love, Love, Love; de Luis Arthur Nunes, (troféu Açorianos de Melhor Atriz), Os saltimbancos, de: Dilmar messias (prêmio Tibicuera de Melhor Atriz), Beija minha boca amor, de Roberto Camargo, A verdadeira História de Édipo Rei, de Oscar Simch.
Pilly anda em sua carreira em |Porto Alegre, também recebeu um prêmio Quero-Quero de melhor atriz. Pilly morou 20 anos em Porto Alegre.
Na Espanha Yerma, em Zaragoza , com Santiago Mendelez. Ela retornou a sua terá natal, para resgatar as suas raízes, nasceu, Valência na Espanha. Mas percorreu o país com a peça em cartaz, e sempre levando o seu filho Guilhermo que na época de sua estada na Espanha tinha 02 anos. Guilhermo foi criado no meio teatral e acompanhava a mãe desde de os 04 meses de idade, em Porto Alegre, hoje ele tem 19 anos, é artista também, músico, toca na Banda Chá das Cinco, em Santa Cruz do Sul.
No cinema; O Mentiroso, de Werner Shúnemann, Quadrilha, de Mariângela Grando, Lua de Outubro, de Henrique Freitas de Lima, Overdose de Beijo Ardente, de Flávia Moraes...Entre outros.
Na televisão Os Teatreiros, na RBS tv. Rabo de Saía, novela de Walter Avancini, onde contracenou com Ney Latorraca, na rede Globe de Televisão...Entre outros. Há quinze anos dedica-se a ensinar a arte de atuar, já trabalhou na Escola de ensino Fundamental e Ensino Médio Educar-se (UNISC- Santa Cruz do Sul). Também deu aulas para a melhor idade, experiência que exerce até hoje na sua própria escola, criada por elas e outros atores aqui em santa Cruz do Sul, para projetos educacionais de cultura e ensino da arte de atuar. Muitos projetos tiveram e ainda tem a participação da empresa Souza Cruz, uma das grandes parceiras, que tornou o sonho de montar um espaço apropriado, um teatro, com sede na rua Borges de Medeiros esquina Marechal Floriano, 332 no prédio do antigo Colégio Mauá.
Umas criadoras e realizadoras de um projeto impar aqui no Sul do Brasil, teatro Empresarial, onde os atores apresentam peças direcionadas aos funcionários de empresas, com atos onde são demonstrados, como devem executar seus trabalhos. Interagindo diretamente com o público assistente e também levando a cultura até eles, como ela mesma diz educação do povo para ter o gosto pelo teatro. E, com isso perceber que fazer arte não é brinquedo passa tempo, é trabalho e trabalho sério. O Teatro Empresarial foi apresentado em grandes empresas como fumageiras locais e outras empresas de grande porte pela região e um exemplo fora da região, mas ainda no estado, a Pena Branca uma das maiores empresas no ramo de comércio alimentício também requisitou esse serviço.
De várias feiras que acontecem nas cidades da região dos Vales. Grupo Teatral Espaço Camarim.
O Trabalho do ano de 2008 com base na obra Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes, O Grupo Teatral Espaço Camarim iniciou temporada estreou no Dia do Teatro deste ano 27 de março no Parque da Oktoberfest. Apresentaram-se; nas feiras do livro de Santa Cruz do Sul e Vera Cruz, e o Seminário de Educação Infantil e Literatura da Unisc.
“As atrizes Simone Bencke e Pilly Calvin, que estão no elenco, ao lado de Duka Spall e Renata Salvi. trilha sonora exclusiva e executada ao vivo, do e pelo guitarrista Killy Freitas, da banda Íris Ativa. E ainda contaram com a ajuda da artista plástica Eliana Baumhardt, na cenografia, e de Fernando Garibaldi e do Mágico Jardel, nos adereços. Apoio Modal Transportes”.
Mas o projeto durante o ano se estendeu às escolas carentes também, que com a ajuda a princípio da prefeitura municipal conseguiu transporte para poder deslocar as crianças das escolas ao Teatro do Espaço Camarim. Quase deixou de ser finalizado, mas pela própria decisão dos atores, o projeto não estagnou, eles bancaram o transporte de seus próprios bolsos para conseguir fazer com que todos os colégios contatados, não ficassem de fora para a apresentação, contratando van para fazer os percursos e indas e vindas de alunos e professores.
A uma grande necessidade de fazer brotar cultura na cidade e o sonho do espaço para o teatro já está realizado agora é educar para poder manter o que já obtiveram nesta grande caminhada para informação e formação de novos talentos e apreciadores de arte. O patrocínio é da Souza Cruz, que é a empresa que ajuda no aluguel do local. O apoio é da Refeições Ao Ponto, Instituto Humanitas
O Espaço Camarim é uma empresa registrada como qualquer outra que funciona na cidade, a finalidade é trabalho, e gerar verba para manter-se poder pagar uma verba digna para os atores professores que lá disponibilizam suas horas ensinado arte e cultura. Sempre falo a você leitor que arte, e artista profissão tem que haver estudo. È uma grande verdade, podem ver como tenho razão, Pilar Nunes Calvin, A Pilly Calvin é bióloga formada na faculdade de Bagé. O artista seja ele ator, músico, pintor, escultor, tem que ter formação para poder ensinar. Como disse Pilly a formação de Bióloga deu a aula à parte pedagógica que sempre carregou para poder fazer o melhor em suas turmas de ensino. Trabalhar com pequenos e adolescentes é uma dádiva. Mas tem que se ter preparo.
Finalizo com a certeza que irão ser realizados mais projetos novos do Grupo Teatral Espaço Camarim, que para o ano de 2009, pretende reativar a oficina a terceira idade. E, também uma peça, com direção de outros , digo com diretor teatral contratado, para que esses nossos grandes atores possam mais uma vez voltar aos palcos de Santa Cruz do Sul, interpretando grandes personagens.
E outra coisa que vale a pena contar é que o pessoal do teatro, aceita doações de roupas adereços como bengalas, que sejam apropriadas para criação de figurinos. O que eles não estarão utilizando mais, serão sempre doados a entidades carentes.
O Espaço Camarim também sub-loca seu espaço a fins de arrecadar verba para manutenção do próprio local. Fone: 3713-1180. www.espaçocamarim@yahoo.com.br
E pesquisando pela www.google.com.br você achará mais dados sobre o espaço camarim, sobre atragetória de Pilly Calvin, e todos os outros componentes do Grupo Teatral Espaço Camarim.
Clara Schestatsky
Editada a matéria no Jornal Novo Tempo de Vera Cruz, dia 13 de Dezembro de 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário