sábado, 26 de junho de 2010

VITRINNE BLOG ON LINE EDIÇÕES SEMANAIS

Nova Zelândia pondera levar Japão e caça à baleia a Tribunal Internacional de Justiça
O Governo neo-zelandês decidiu ponderar levar o Japão e a caça à baleia ao Tribunal Internacional de Justiça, depois do fracasso das negociações da Comissão Baleeira Internacional (CBI) esta semana em Agadir, Marrocos.
A Nova Zelândia pode, assim, juntar-se à Austrália, país que anunciou no final de Maio que iria levar o Japão ao Tribunal de Haia.

“Tendo em conta o fracasso das negociações em Marrocos, vamos agora ponderar apresentar um processo junto do Tribunal Internacional de Justiça”, declarou ontem em comunicado Murray McCully, ministro neo-zelandês dos Negócios Estrangeiros. “Prevejo que a decisão seja tomada muito em breve”, adiantou, sublinhado a sua “decepção” com o beco sem saída a que chegaram as negociações.

Um dos maiores objectivos da delegação neozelandesa era conseguir um “acordo sobre o fim da caça à baleia nas águas da Antárctida o mais depressa possível”, explicou. Ainda assim, acrescentou, mesmo que o processo a decorrer na CBI não avance este ano, a Nova Zelândia vai “continuar a usar todos os meios disponíveis para alcançar o nosso objectivo”.

A Austrália decidiu levar o Japão ao Tribunal de Haia porque, diz, está a caçar baleias na Antárctida em nome da investigação científica.

Todos os anos, o Japão caça centenas de baleias em nome da “investigação científica”, uma excepção prevista na moratória da CBI à caça comercial, em vigor desde 1986. Em 2008/2009, as embarcações japonesas mataram 1003 baleias, ou 52 por cento das 1929 caçadas em todo o mundo. O número para a época de caça de 2009/2010, é de 850 baleias-anãs e 50 baleias-comuns. A Austrália e a Nova Zelândia anunciaram em Janeiro uma expedição para demonstrar que é possível estudar baleias sem as matar.

Ecologista contra a caça à baleia colocado na lista da Interpol a pedido do Japão

A Interpol colocou o responsável pela organização Sea Shepherd numa lista internacional de homens procurados, a pedido do Japão, foi hoje revelado.

A Guarda Costeira japonesa afirma que a Interpol aceitou listar o canadiano Paul Watson por este, alegadamente, conspirar para danificar os navios baleeiros que fizeram parte da frota japonesa no início deste ano.

Outro ativista desta organização – que todos os anos tenta dificultar a caça à baleia, perseguindo a frota japonesa -, Peter Bethune, está a ser julgado em Tóquio por invadir propriedade alheia, neste caso, um navio baleeiro japonês.

 Notícia acima é pública, não é  minha . Minha é a obrigação é divulgar afinal de contas também assinei o que chegou em minha correspondência contra a Caça à Baleias.
Hoje é sábado o segundo que não edito minhas páginas... férias... Xô stresss
Então esse é um produto que também não para... Dias de férias, on line não existem há não ser que passemos à usar apenas tambores novamente.
Falando nisso, na mãe Africa, berço da humanidade,a Copa do Mundo 2010, segue os jogos.
E Chile vem com os jogadores afiados para enfrentar o Brasil nesta segunda.
Chile Grupo H
Jogadores da seleção do Chile convocados para a Copa do Mundo de 2010
Lista final dos 23 jogadores convocados treinador argentino Marcelo Bielsa para a seleção do Chile divulgada em 1º de junho de 2010.

1 - G - Claudio Bravo - Real Sociedad
2 - D - Ismael Fuentes - Universidad Católica
3 - D - Waldo Ponce - Universidad Católica
4 - D - Mauricio Isla - Udinese
5 - D - Pablo Contreras - PAOK
6 - M - Carlos Carmona - Reggina
7 - F - Alexis Sánchez - Udinese
8 - D - Arturo Vidal - Bayer Leverkusen
9 - F - Humberto Suazo - Zaragoza
10 - M - Jorge Valdivia - Al-Ain
11 - F - Mark González - CSKA
12 - G - Miguel Pinto - Universidad de Chile
13 - M - Marco Estrada - Universidad de Chile
14 - M - Matías Fernández - Sporting
15 - F - Jean Beausejour - América
16 - F - Fabián Orellana - Xerez
17 - D - Gary Medel - Boca Juniors
18 - D - Gonzalo Jara - West Bromwich Albion
19 - M - Gonzalo Fierro - Flamengo
20 - M - Rodrigo Millar - Colo-Colo
21 - M - Rodrigo Tello - Besiktas
22 - F - Esteban Paredes - Colo-Colo
23 - G - Luis Marín - Unión Española

Técnico - Marcelo Bielsa


Brasil  Jogadores da Seleção Brasileira convocados para a Copa do Mundo de 2010
Foi divulgada em 11 de maio a lista com os 23 jogadores que irão disputar a Copa do Mundo da África do Sul de 2010. Dunga descartou os clamores pela convocação de Neymar, Paulo Henrique Ganso e Ronaldinho Gaúcho. Além de deixar de fora medalhões como Ronaldo, Adriano e Roberto Carlos. Confira a lista oficial dos jogadores convocados pelo Brasil para disputar a Copa do Mundo de 2010. No dia 1º de junho foram divulgados os números dos jogadores da Seleção Brasileira que disputarão a Copa do Mundo de 2010.

1 - G - Júlio César - Internazionale
2 - D - Maicon - Internazionale
3 - D - Lúcio - Internazionale
4 - D - Juan - Roma
5 - M - Felipe Melo - Juventus
6 - D - Michel Bastos - Lyon
7 - M - Elano - Galatasaray
8 - M - Gilberto Silva - Panathinaikos
9 - F - Luís Fabiano - Sevilla
10 - M - Kaká - Real Madrid
11 - F - Robinho - Santos
12 - G - Gomes - Tottenham
13 - D - Daniel Alves - Barcelona
14 - D - Luisão - Benfica
15 - D - Thiago Silva - Milan
16 - D - Gilberto - Cruzeiro
17 - M - Josué - Wolfsburg
18 - M - Ramires - Benfica
19 - M - Júlio Baptista - Roma
20 - M - Kléberson - Flamengo
21 - F - Nilmar - Villarreal
22 - G - Doni - Roma
23 - F - Grafite - Wolfsburg

Técnico - Dunga

Saiba mais:
Jogadores da Seleção Brasileira convocados para a Copa do Mundo de 2010

Estatísticas da Seleção Brasileira
Primeiro jogo internacional: Argentina 3 x 0 Brasil (Buenos Aires, Argentina - 20.08.1914)
Maior vitória: Brasil 14 x 0 Nicarágua (México - 17.10.1975)
Maior derrota: Uruguai 6 x 0 Brasil (Viña del Mar, Chile - 18.11.1920)
Jogador com mais jogos: Cafu
Artilheiro: Pelé
Melhor posição no Ranking da FIFA: 1º (a partir de setembro de 1993)
Pior posição no Ranking da FIFA: 8º (agosto de 1993)
Participações em Copas do Mundo: 18
Melhor Resultado em Copas do Mundo: Campeão (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002)
Participações na Copa América: 32
Melhor Resultado na Copa América: Campeão (1919, 1922, 1949, 1989, 1997, 1999, 2004 e 2007)
Participações em Copas das Confederações: 6
Melhor Resultado em Copas das Confederações: Campeão (1997, 2005 e 2009)

Atual Seleção Brasileira
Treinador: Dunga
Capitão: Lúcio
Principal jogador: Kaká
Prós: experiência em Copas do Mundo, talento individual e últimas conquistas (Copa América e Copa das Confederações)
Contras: individualismo e excesso de estrelas
Ranking da FIFA: 1º
Brasil nas apostas da Copa do Mundo de 2010: /1 (Data)

O Brasil já sediou a Copa do Mundo?
Sim. O Brasil sediou a Copa do Mundo de 1950 e voltará a sediar a Copa do Mundo em 2014. O Brasil será sede dos Jogos Olímpicos de 2016, a cidade do Rio de Janeiro será a sede das Olimpíadas de 2016.

Seleção Brasileira nas Copas do Mundo
A seleção brasileira é a única que participou de todas as Copas do Mundo de futebol. Foram 5 títulos (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002), 2 vice-campeonatos (1950 e 1998), dois terceiros lugares (1938 e 1978) e um quarto lugar (1974) em 18 participações.




Tempestade Alex ameaça trabalhos de limpeza no Golfo do México
NOVA ORLEANS, EUA — Os intensos esforços de limpeza da enorme mancha de óleo no Golfo do México estão ameaçados, este sábado, pela tempestade tropical Alex, que pode se transformar em furacão.
Enquanto isso, a companhia petrolífera britânica BP informou progressos em seus esforços de recuperação do petróleo vertido no mar, que incluem a sucção do óleo para o petroleiro 'Discoverer Enterprise' e a queima do petróleo e gás coletado em outra plataforma.
Apesar de a tempestade tropical Alex, que se formou este sábado no oeste do Caribe, talvez passe distante da área do acidente, poderia gerar grandes ondulações, complicando os esforços de limpeza, advertiram especialistas.
"O clima é imprevisível e podemos ter uma mudança de última hora", disse o almirante Thad Allen, nomeado pelo presidente Barack Obama para tratar do maior desastre ambiental da história dos Estados Unidos, provocado pela explosão da plataforma da BP, em 20 de abril.
A tempestade Alex está posicionado na direção oeste-noroeste e espera-se que impacte o litoral de Belize e a Península de Yucatán, no México, nas últimas horas de sábado ou nas primeiras de domingo, embora isto possa mudar.
Às 12H00 de Brasília, o olho da tempestade, com ventos contínuos de 75 km por hora, foi localizado 225 km ao leste de Belice City, informou o Centro Nacional de Furacões, com sede em Miami.
Após provocar chuvas nos países da América Central, espera-se que a tempestade se dirija para o Golfo do México.
Uma tempestade - e nem falar em um furacão - na região do vazamento seria um duro golpe para a BP, cujos esforços de limpeza sofreram toda sorte de contratempo.
Allen disse que os navios que recuperam o petróleo derramado precisam de 120 horas para evacuar a região.
"Se tivermos um indício de que temos uma possibilidade de ventos com força de vendaval 120 horas antes, tomaremos a decisão", disse Allen, acrescentando que "neste momento, não chegamos a esse limite".
A BP informou que na sexta-feira havia conseguido recuperar 24.550 barris de petróleo, 3,5% a mais que na quinta-feira. Desde maio, foram recolhidos, aproximadamente, 413.000 barris.
O governo americano estima que o vazamento libere entre 30.000 e 60.000 barris diários (4,7 a 9,5 milhões de litros) de petróleo no Golfo do México.
Enquanto isso, a cotação dos papéis da BP despencaram esta sexta-feira na Bolsa de Londres, depois que o grupo petrolífero britânico revelou já ter gasto 2,35 bilhões de dólares no combate à maré negra.
Os papéis da BP caíram mais da metade desde a explosão de sua plataforma, em abril, que deixou 11 mortos.
A companhia britânica informou que seus planos de perfurar novos poços para reter o vazamento estavam a caminho. Mas não se espera uma solução permanente para o derramamento até que estes poços estejam concluídos, algo que se espera para agosto.
Enquanto isso, as praias turísticas de Pensacola, na Flórida, famosas pelas areias brancas, foram alcançadas finalmente pela maré negra e as autoridades proibiram os banhos de mar em plena temporada de verão.
A área afetada vai de Perdido Key até regiões da ilha Santa Rosa, em Pensacola Beach, região de maior atração turística na área, que inclui arrecifes de coral e uma importante indústria pesqueira.
Ativistas e moradores de Luisiana preparavam uma manifestação, este sábado, de mãos dadas, para declarar seu apoio à energia limpa e o repúdio à perfuração em alto-mar.
O protesto, batizado de "Mãos através da areia", será celebrado em todos os estados norte-americanos e em outros 30 países, disseram os organizadores.












 A VITRINNE DE VOLTA A PÁGINAS IMPRESAS ESSA SEMANA!

sexta-feira, 18 de junho de 2010

DILMA PT X SERRA PSDB, EM TERCEIRO LUGAR MARINA SILVA PV

A concorrência pelo cargo à presidente do Brasil, está cada dia mais próxima. Com uma diritriz muito focada em duas áreas muito importantes para o desenvolçvimento do país. A guerra ficará, entre a saúde e a alimentção. Os dois maiores problemas da atual disputa são as sacanagens divulgadas ontem a noite sobre espionagem política. Espíonagem política nada mais é do que aqueles "Puxa Sacos" de cabide que não sabem para que lado irão pender e ai começa a guerra que não é feita por candidatos e sim, muitas por cabos de cabos eleitorais. Mas a verdade aparecerá e trando-se de política na atualidade espera-se tudo.
E candidatos que tem 03 propóstas iniciais para defender, sendo elas:  Moradia e Alimentação PT, Saúde PSDB e Ecologia e Salvação da Espécie incluíndo à humana. Que são indispensavéis na atualidade se caso não ganhar um ou outro, que fosse dado um ministério para quem não chegasse ao topo, pois uma causa defendida depende da outra e isso seria sim um país democrátrico, o brasileiro deveria pensar em lutar pela melhoria de suas vidas, independente do candidato que será eleito em outubro de 2010.

A propósta da candidata a presidencia da república Dilma Russefe, é manter e crescer tudo o que foi feito e ainda está sendo feito pelo atual presidente Luís Inácio da Silva. A mesa do trabalhor Fome Zero e Minha Casa Minha Vida, onde ,milhares de brasileiros já assinaram contratos de compra pela Caixa Ecônomica Federal.  Outros milhares recebem o bolsa família e ainda outras tantos recursos na educação pública que o governo LULA fez. Com certeza ainda a senhora Dilma se eleita terá novos projetos que em 08 anos de governo PT, não estão totalmente votados e sancionados para execução. Vamos esperar as eleções de outubro, onde veremos a cotação de escandalos e tantas outras notícias que viraram pizza no decorrer destes 09 anos. Está na mão do povo a decisão desta eleção onde poderá fazer a candidata do PT entrar ou não, no cargo de presidente do Brasil!
PRA QUEM ACREDITA EM LIDERANÇA ATRAVÉS DA SIGNO REGENTE:  DILMA É SARGITÁRIANA


PERFÍL DE DILMA RUSSEF, SEGUNDO SITE DE PESQUISA ON LINE SOBRE HISTÓRIA E ARQUIVOS

Wikipédia


Dilma Vana Rousseff[2][3] (Belo Horizonte, 14 de dezembro de 1947) é uma economista e política brasileira, filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT). Foi ministra-chefe da Casa Civil durante o Governo Lula, e é a candidata do partido à Presidência da República, em 2010.[4]
Nascida em família de classe média alta e educada de modo tradicional, interessou-se pelos ideais socialistas durante a juventude, logo após o Golpe Militar de 1964. Iniciando na militância, passou para a luta armada contra o regime militar, integrando organizações como o Comando de Libertação Nacional (COLINA) e a Vanguarda Armada Revolucionária Palmares (VAR Palmares). Passou quase três anos presa, entre 1970 e 1972, onde passou por sessões de tortura.
Reconstruiu sua vida no Rio Grande do Sul, onde junto com o companheiro por mais de trinta anos, Carlos Araújo, ajudou na fundação do Partido Democrático Trabalhista (PDT) e participou ativamente de diversas campanhas eleitorais. Exerceu o cargo de secretária municipal da Fazenda de Porto Alegre no governo Alceu Collares e mais tarde foi secretária estadual de Minas e Energia, tanto no governo de Alceu Collares como no de Olívio Dutra, no meio do qual se filiou ao Partido dos Trabalhadores (PT) em 2001.
Participou da equipe que formulou o plano de governo na área energética na eleição de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República em 2002, onde se destacou e foi indicada para titular do Ministério de Minas e Energia. Novamente reconhecida por seus méritos técnicos e gerenciais, foi nomeada ministra-chefe da Casa Civil devido ao escândalo do mensalão, crise que levou à renúncia do então ministro José Dirceu. Foi considerada pela Revista Época uma dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009.[5]


A propósta do candidato a presidência da república  José Serra. Um dos poucos brasileiros doutorados, os quias tem o direito de ser chamado de doutor por coloção de grau e tese defendida. Um excelente economista, que ao longo de sua trajetória política vem conquistando mais e mais a população carente 80% dos brasileiros é dependente do Sistema Ùnico de Saúde no Brasil, na época de ministro da saúde Serra, no Governo Fernando Henrique Cardosos, implantou a farmácia genérica em âmbito nacional, onde muitos problemas na questão saúde foram solucionados. Implanto ainda em São Paulo o acompanhamento maternidade com 06 consultas datadas e a pré marcação de parto, tudo isso realizado pelo SUS. Sem dúvidas Serra fará muito mais, mas de contra partida é contra o cultivo do tabaco no BRasil, e milhares de brasileiros da agricultura famíliar, apesar de precisar de recursos na área da saúde, precisam implantar vagorosamente outros diferenciais no cultivo de suas terras, fazendo assim vagarosamente a transição do FUIMO TABACO  a outro produto, se não milhares de famílias serão prejudicas em estados onde se cultiva esse produto para exportação e consumo interno. Sabe-se que doenças pulmonares matam muito mais que doenças hereditárias, porém cortando incentivos produção básica das familias, faram muito mais o mal que saúde! Nas urnas veremos oque poderá ser o resultado, favoravél ou contraditório ao candidato Tucano.
PRA QUEM ACREDITA EM LIDERANÇA ATRAVÉS DA SIGNO REGENTE:  SERRA É ARIANO


PERFÍL DE JOSÉ SERRA, SEGUNDO SITE DE PESQUISA ON LINE SOBRE HISTÓRIA E ARQUIVOS

Wikipédia


José Serra (São Paulo, 19 de março de 1942) é um economista e político brasileiro filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Em 2006 foi eleito governador do estado de São Paulo, sendo até hoje o único eleito em primeiro turno.
Ocupou o cargo de governador do estado no período de 1 de janeiro de 2007 até 2 de abril de 2010, quando renunciou ao cargo para se candidatar pela segunda vez à Presidência da República. Serra já exerceu também os mandatos de deputado federal constituinte (1987-1991), deputado federal (1991-1995) e senador (1995-2003), os cargos de secretário de Planejamento de São Paulo (1983/1986), ministro do Planejamento e Orçamento (1995-1996), ministro da Saúde (1998-2002) e ainda prefeito de São Paulo (2005-2006). José Serra foi candidato à Presidência da República pela coligação PSDB-PMDB em 2002, tendo sido derrotado no segundo turno por Luís Inácio Lula da Silva.
Serra é o candidato do PSDB à Presidência da República nas eleições brasileiras de 2010,[1] depois de ter se tornado o único pré-candidato do partido diante da desistência oficial de Aécio Neves (PSDB-MG), anunciada em 17 de dezembro de 2009.[2][3]
Foi considerado pela Revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009.[4] 

A propósta da canditadata a presidencia da república Marina Silva defende economia sustentável, intolerância com a corrupção e luta contra todas as formas de discriminação: "étnica, racial, religiosa, homofobia, sexismo e outras", diz o documento. No programa, há uma constatação de que faltou investimento estratégico em educação, inovação, infraestrutura e na conservação dos recursos naturais. “Os avanços foram reais, mas insuficientes e geradores de significativos desequilíbrios”, destaca o programa de governo.

As propostas de terceira geração incluem a consolidação de “boas práticas” como o Bolsa Família, programa de distribuição de renda implantado no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, que Marina propõe institucionalizar.

As diretrizes do PV apontam também para uma reestruturação na política de segurança pública que inclua uma discussão com a sociedade sobre a política de drogas com foco no combate ao crime organizado, principalmente envolvendo agentes do Estado, como as “milícias”, exemplifica o programa.

O programa ainda cita o “compromisso” do partido de não assumir uma postura de denuncismo durante a campanha. “Vamos pautar o período de campanha pelo debate de idéias e propostas sobre o Brasil, evitando factóides, embates vazios e consensos ocos”, destaca o programa. 

Marina Silva é uma das 10 pessoas apontadas em pesquisas  no mundo, que poderiam salvar o planeta.

PERFÍL DE MARINA SILVA, SEGUNDO SITE DE PESQUISA ON LINE SOBRE HISTÓRIA E ARQUIVOS

Marina Silva nasceu em uma "colocação" (casas de seringueiros, geralmente construídas sobre palafitas) chamada Breu Velho, no seringal Bagaço, a 70 km do centro de Rio Branco, capital do estado do Acre.[3] Seus pais, Pedro Augusto e Maria Augusta da Silva, tiveram onze filhos, dos quais oito sobreviveram.[4]
Aos quinze anos, ela foi levada para a capital, com uma hepatite confundida com malária. Teve a proteção do então bispo do Acre, Dom Moacyr Grechi, que a acolheu na casa das irmãs Servas de Maria. Analfabeta, Silva foi matriculada no Mobral, projeto de alfabetização do regime militar. Seu primeiro trabalho foi de empregada doméstica.
Marina Silva é casada com o técnico agrícola Fábio Vaz de Lima e tem quatro filhos.[5] Apesar de ter sido educada no catolicismo, hoje ela professa o cristianismo evangélico.[6]

Em 1981 entrou na Universidade Federal do Acre, onde formou-se em História. Na universidade, Marina acabou por ter contato com obras marxistas, o que a levou, por influência da igreja católica, ao entrar para o Partido Revolucionário Comunista (PRC), que se abrigava no Partido dos Trabalhadores, sob o comando do deputado José Genoíno.[7]
Foi professora na rede de ensino de segundo grau e engajou-se no movimento sindical. Foi companheira de luta de Chico Mendes e com ele fundou a Central Única dos Trabalhadores (CUT) do Acre em 1985, da qual foi vice-coordenadora até 1986. Nesse ano, filiou-se ao Partido dos Trabalhadores (PT) e candidatou-se a deputada federal, porém não foi eleita.
Em 1988, foi a vereadora mais votada do município de Rio Branco, conquistando a única vaga da esquerda na câmara municipal. Como vereadora, causou polêmica por combater os privilégios dos vereadores e devolver benefícios financeiros que os demais vereadores também recebiam. Com isso passou a ter muitos adversários políticos, mas a admiração popular também cresceu.
Exerceu seu mandato de vereadora até 1990. Nesse ano candidatou-se a deputada estadual e obteve novamente a maior votação. Logo no primeiro ano do novo mandato descobriu-se doente: havia sido contaminada por metais pesados quando ainda vivia no seringal.
Em 1994 foi eleita senadora da República, pelo estado do Acre, com a maior votação, enfrentando uma tradição de vitória exclusiva de ex-governadores e grandes empresários do estado. Foi Secretária Nacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Partido dos Trabalhadores, de 1995 a 1997. Pode-se dizer que se tornou uma das principais vozes da Amazônia, tendo sido responsável por vários projetos, entre eles o de regulamentação do acesso aos recursos da biodiversidade.

 

PRESIDENTE LULA ASSINA LIBERAÇÃO DE 16 MILHÕES PARA A AGRICULTURA FAMÍLIAR


Superpreende a iníciativa do governo federal a desponibilização de 16 milhões destinados ao homem do campo, na agricultura famíliar.  Ao contrário do que estava sendo dito antes e a forma que a política estava se direcionando, Lula e seus assessores devem ter calculado que os 70% que fica para mesa do brasileiro, deveria ser também ajudada com novas formas de financiamentos. Ao ponto que alguns outros políticos ainda pensavam que a agricultura famíliar deveria ser extinta pois os 30% de exportação deveria subir, na opinião de muitos e que na realidade nunca pensaram que se o brasileiro ficasse sem a comida na mesa, importar o faltaria iria ser uma " vergonha"  . Pois além das terras improdutivas que ainda temos, e deveriamos dar um jeito nisso. Teriamos que pagar produtos vindos de fora ao preço que fosse, pois nem os países de todo mundo talvez podem suprir nossas carências na àrea. E quantia que foi liberada e vista, falada e escrita em cadeia nacional, ultrapassa cerca de 1 milhão, em relação ao ano de 2009

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou ontem o Plano Safra 2010/2011 da Agricultura Familiar, que disponibilizará R$ 16 bilhões em recursos para financiamento da produção, R$ 1 bilhão a mais do que no ano passado. Entre os destaques do plano está a redução dos juros para custeio, de 5,5% para 4,5% ao ano, e para investimentos, de 5% para 4% ao ano, nas operações do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Não havia especificação de quanto o governo iria gastar com essa classe de produtores rurais. Esta medida permite a Companhia de Abastecimento, faça leilões para compra de excedentes produções, na iniciativa de reduzir as oscilações de preços. Outra ação que terá mais recurso na próxima safra respeita a lei da Alimentação Escolar. A lei determina 30% do recurso repassados pelo Fundo Nascional do Desenvolvimento da Educação para a compra da merenda escolar, que sejam gastos com produtos da agricultura famíliar. Os recursos totais aumentam de R$ 2,6 bilhões no passado para R$ 3 bilhões este ano. Cumprido o percentual legal, R$ 1 bilhão deverão ser destinados à compra de produtos dos pequenos agricultores. O plano safra ainda consolida um programa que permite a compra direta de alimentos da agricultura familiar pelo governo.

Quanto ao crédito: o novo plano safra para a agricultura familiar muda os limites de financiamentos para linha de crédito do PRONAF Jovem, que tem o limite de R$7, mil para R$10 mil. Já o PRONAF Agroindústria passa de R$ 18 mil para 20 mil. 





segunda-feira, 14 de junho de 2010

.: DESASTRES NATURAIS X À MESA DE TODOS?

.: DESASTRES NATURAIS X À MESA DE TODOS?

DESASTRES NATURAIS X À MESA DE TODOS?

O título está forte, resta só no final se perguntar a culpa é de Deus?
Aqui na região todos conhecem bem a figura política de Heitor Schuch, deputado estadual pelo PSB, Que se faz presente e atuante no cargo que populares o fizeram chegar. Hoje a entrevista é mais séria para o amigo leitor, por que na região onde abrange a chegada deste veículo de comunicação, que devemos colocar o pessoal da Agricultura bem informado sobre mudanças. As quais não virão sem produzir perdas financeiras incalculáveis no atual momento para o nosso país no setor agrícola. E principalmente na Agricultura familiar.
C.S./N.T.- 1) De acordo com o seu trabalho, e os dos seus demais colegas estatuais, qual a situação = balanço em resultado positivo ou negativo de favorecidos nas votações até agora neste período, em questões de projetos e emendas de acordo com as solicitações de pedidos do povo junto aos deputados estaduais,?
SCHUCH: R) A pergunta infelizmente terá uma resposta bastante alarmante. Não estamos conseguindo fazer mais emendas de forma alguma, está suspensa por enquanto esta nossa parte de trabalho, e com certeza ao mesmo tempo nos deixando mais livres para ver melhor o que poderemos realizar no futuro, quando poderemos fazer emendas para leis não serem injustas. Mas o que o ocorre é que com a suspensão de colocação de emendas aos projetos e leis parlamentares (federais), não conseguiremos atingir objetivos aos quais nos solicitaram, a população que sofrerá como sempre. E a nós deputados estaduais o poder público reduziu nossa produção de trabalho. Pois criar emendas muitas por dia, mas sem poder aplicar é trabalho perdido. Mas mesmo assim está sendo aprovada muita coisa também e estamos fazendo o que realmente está sendo preciso fazer no momento, mas pedidos de verbas para municípios e projetos nas regiões, só através do governo federal, isso se atingir o valor de R$100.000,00 (cem mil reais), as pequenas quantias estão suspensas.
C.S./N.T.- 2) E o governo Federal? Como está a situação de subsidio aos atingidos pelas enchentes causadas pelas chuvas?
SCHUCH: R) Diferentemente do que fez o governo do estado, o governo federal não dará auxílio para reconstrução do que o agricultor perdeu na lavoura. Agricultores que perderam o plantio estão bem cientes.  Agora aquele criador de aves que perdeu estufas inteira e muitos frangos, porcos etc. Também não terá também nada de auxílio do governo federal para refazer suas perdas. Será um verdadeiro horror, não auxiliar o agricultor, e assim oprimir o desenvolvimento e colheita boa numa safra seja para fins que o produto, mas vai caber ao país se caso acontecer de não valorizar o que produz internamente, importar de outros que produzam. E ainda muita coisa poderá acontecer coma agricultura familíar, imagine que 70% da produção fica para consumo interno, se não tivermos mais apoio nem federal, por que hoje pensam somente em exportação, não comeremos mais nada saudável, por que aquele que produz parará de faze-lo e fara sim um grande exudo rural. Será um terror termos de importar alimentos cultivados na terra, se nós ainda temos áreas e áreas que não são utilizadas por ninguém para o plantio, que com certeza o Brasil tem áreas férteis. C.S./N.T.- 3) E a questão do fumo? Na semana passada o SINDITABACO enviou uma correspondência, que alertava a última série de recomendações da Convenção Quadro sobre o Controle do Tabaco (CQCT), organizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), aos produtores brasileiros. E o fim de cultivo do fumo Burley. O que poderá ocorrer?
SCHUCH: R) Recebo as notícias da situação do assunto tabaco, hoje nas negociações e emendas sugeridas por entidades e associações para melhorar e cumprir as leis novas de combate ao fumo tabaco e recomendações da Convenção Quadro, não posso afirmar que nós os deputados estaduais conseguiremos dar um retorno nesta situação, uma vez que estamos impedidos de criar emendas que poderiam amenizar tais soluções. Há poucos anos atrás: todos os estados brasileiros onde existe a cultura do fumo foram requisitados a produzir o Burley, com a proposta de produzir muito deste tipo de fumo e ganhar bem mais, por que havia muito mercado de compra e venda do Bourley. E isso agora? Já é uma forma de retaliação da cultura do fumo tabaco!
C.S./N.T.- 4)O que fará o agricultor que implantou em sua propriedade a construção de novos fornos e outros tantos materiais de utilização agrícola?
SCHUCH: R) Com certeza isso será a preocupação, além de parar a produção para a próxima safra, como irá o mesmo pagar os valores aos bancos? Como ficará sua situação até mesmo os riscos de perdas das suas propriedades, sua lavoura de sub existência poderá ainda resistir sem o cultivo do fumo? No momento atual é de se pensar, na próxima safra poderá não ter aumento para nenhuma categoria. Não se espantem, por que se 50 mil famílias brasileiras ficarão sem emprego devido corte deste cultivo, e da terra terá de sair o alimento, mas com certeza dificilmente pagará as contas do fumo restringido de ser cultivado. Uma das soluções seria implantar vários tipos de maquinários de secagens coletivos, para milho, aparelhos que são caros, e outros tantas formas para solucionar problemas que certamente estão avançando, e assim seriam beneficiados todos de uma região ou mais. Melhores condições de vida, e o benefício. O governo implantando juntamente com o homem do campo novas diversificações, conseguindo manter com o tempo um ritmo de produção boa, obtendo ganhos e benefícios a todos. Por que se não houver uma conscientização do que está acontecendo com a nossa agricultura, não teremos um crescimento e sim uma falência no estado. Mesmo que ganhe candidato X ou Y, no estadual, quem nos oprime hoje é o governo federal que poderá ainda mais oprimir, dependendo do resultado das eleições de quem ganhar para presidente nas urnas de 2010.
C.S/N.T, -5 )O governo Yeda  Crussius, como o senhor o avalia, em relação ao desenvolvimento e crescimento do estado nestes últimos 04 anos?
SCHUCH:  R)  O governo estadual atual, Yeda Crussíus, muito ela fez pelo crescimento do Rio Grande do Sul,  olhou de perto a situação de estragos provocados pelas inundações das chuvas à pouco tempo, auxiliando as prefeituras com o que foi possível, Governadora Yeda Crussius tem seus méritos.
C.S./N.T.- 6) Yeda Crussius disputará o mesmo cargo na reeleição de 2010, essa  notícia o deixou surpreso?
SCHUCH: R) Não, por que para mim ela não comentou que não iria disputar nesta eleição 2010. Dificilmente alguém que está em um cargo público que possa vir a dar direito a reeleição deixará de arriscara concorrer. E agora caberá aos cidadãos gaúchos, darem uma resposta se aprovaram o lema deste governo Yeda: Coragem Para Fazer!  Só nos resta esperar para ver no que dará no momento continuar trabalhando.
Entrevista concedida no dia 1° de junho de 2010, editada dia (12 de \JUnho Novo Tempo Jornal) na Assembléia Legislativa, no gabinete do próprio deputado estadual para jornalista Clara Schestatsky. http://vitreinnedosvales.blogspot.com/@ClarVitrinne no TWITTER,
Facebook e Orkut nome e sobrenome

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Xalingo, parceira na realização do projeto Brinquedoteca Pé de Pilão

E  as grandes novidades estão borbulhando na capital. Nesta semana que passou houveram dois grandes acontecimentos marcantes para tudo aquilo que chamamos de patrimônio cultural do desenvolvimento do RS. E isso, é o que todos cidadãos tem direito. Uma Vitrinne que acompanha a história através de seus grandes eventos.
Bom Final de Semana.
Clara Schestatsky.
@ClaraVitrinne no twitter
    A Biblioteca Lucília Minssen, especializada em obras de literatura infanto-juvenil, possui um acervo de 40 mil volumes, composto por livros, folhetos, periódicos, jogos e discos, entre outros. Divida em setores - Sala Neoleitores, Multimeios, Hemeroteca, Ludoteca, Sala de Braille e Audioteca, Oficina de Teatro Sala Lili Inventa o Mundo -, a biblioteca desenvolve atividades culturais e de lazer, como oficinas, hora do conto, jogos e teatro. O atendimento da instituição também é voltado aos portadores de deficiência física, mental, auditiva e visual, além de ser oferecida uma assessoria permanente a professores e estudantes de literatura infanto-juvenil.
    Na sexta-feira 28 de maio, foi inaugurado o espaço brinquedoteca PÉ DE PILÃO. O sr. Roque, que representa XALINGO, esteve na inauguração, onde recebeu um mimo em nome da empresa, pela participação na doação de brinquedos para mais uma criação de espaço cultural destinados a crianças de 01 à 07 anos. O local terá atividades com contadores de histórias, além de uma curiosidade em diversificados móveis, brinquedos e livros dirigidos aos pequenos, o local conta na sua decoração com mobilia e tapetes estrangeiros doados por uma exposição itinerante.  E é uma boa pedida para você que mora no interior quando vier a capital, com os filhos, sobrinhos e netos,  passear com todos de todas as idades.
    A brinquedoteca foi uma realização a mais de um pequeno espaço que faltava, para levar a cultura em forma de brincadeira desde a mais tenra idade. Houve um coquetel para os presentes, e a presença ilustre da ex diretora da biblioteca Lucília Minssen, no atual espaço a professora e bibliotecária aposentada Gládis Maria Ferrão Barcellos, que hoje é escritora infantil, ea figura mais importante naquele momento por que ela instalou a biblioteca neste espaço, gerou o crescimento cultural no 5° andar, e que fez um lindo trabalho até aposentadoria, deixando a biblioteca na direção de Marília Sauer Diehl, que está dando continuidade ao crescimento deste espaço para cultura, informação e formação de crianças e jovens a partir de 01ano.