Em oraçlão dia 28 de Setembro começam as atividades de preparação para o Ano Novo Judeu: Rosh Hashaná esta sua jornalista de laranja... desejandoa todos uma boa entrade de ano. |
Na Sinagoga da SIBRA também foram homenagiadas as senhoras representantes da WITZO-RS pelos 65 anos de história. |
A WIZO, Women's International Zionist Organiza
WIZO: As letras Significam Woman Internacional Zionist Organizationtion, é uma organização
WIZO: As letras Significam Woman Internacional Zionist Organizationtion, é uma organização
A WIZO, Women's I
A HISTÓRIA DA WIZO
Rebecca Sieff e Vera Weizmann fez uma viagem de averiguação para a Palestina na época e ficaram chocados com as condições em que as mulheres e suas famílias viviam e trabalhavam. Eles voltaram despediu-se com planos para fornecer serviços de segurança social, de formação em agricultura e economia doméstica. Este foco em cuidar das pessoas e ajudá-los a conseguir uma vida melhor, ao invés de infra-estrutura do edifício, continua a ser um princípio orientador de nosso movimento hoje.
Rebecca Sieff e Vera Weizmann fez uma viagem de averiguação para a Palestina na época e ficaram chocados com as condições em que as mulheres e suas famílias viviam e trabalhavam. Eles voltaram despediu-se com planos para fornecer serviços de segurança social, de formação em agricultura e economia doméstica. Este foco em cuidar das pessoas e ajudá-los a conseguir uma vida melhor, ao invés de infra-estrutura do edifício, continua a ser um princípio orientador de nosso movimento hoje.
Em 1920 o mandato britânico da Palestina foi aprovada eo evento deixou uma impressão indelével na Rebecca Sieff. Ela sabia que era hora de acender, em toda a Diáspora, a chama do sionismo mulheres. Ela chamou as mulheres de todo o mundo judaico para formar Internacional da Mulher Organização Sionista de que o FWZ tornou-se parte integrante carinhosamente considerada como a "Mãe da Federação".
nternational Zionist Organization, é uma organização mundial de mulheres judias que fazem trabalho voluntário benemerente.
AWIZO trabalho de assistência social continua a se desenvolver de acordo com as necessidades daqueles que prevê e WIZO.uk sempre apoiou em cuidar do povo de Israel. WIZO é para sempre em dívida com a visão das mulheres que a concebeu. O instrumento eles forjaram tem dado, e continuará a dar, gerações de mulheres judias o poder de converter o seu amor de Israel em ações.
AWIZO trabalho de assistência social continua a se desenvolver de acordo com as necessidades daqueles que prevê e WIZO.uk sempre apoiou em cuidar do povo de Israel. WIZO é para sempre em dívida com a visão das mulheres que a concebeu. O instrumento eles forjaram tem dado, e continuará a dar, gerações de mulheres judias o poder de converter o seu amor de Israel em ações.
A história da WIZO.uk não é um memorial para as coisas do passado. Ela fala de um movimento que tem sido criativo a partir do dia em que foi fundada. Seus membros são como corredores de revezamento: enquanto aproveitam a tocha em execução; que passá-lo para outros que passo ao seu lado. Ainda estamos atraindo dinâmica, activa das mulheres jovens que estão se formando novos grupos e esperamos que eles e suas filhas nos levará para frente enquanto Israel e seu povo precisam de nós.
Grã-Bretanha
Escritório de Londres
central@wizouk.orgEuropa
França, Paris Escritório
wizo.france @ wanadoo.frÁmérica do Sul
Argentina - Buenos Aires Escritório
ivy@beyachad.co.za
FEIRA DA WIZO NO COLÉGIO ISRAELITA DOMINGO DIA 04 de Setembro de 2011
As entidades beneficiadas serão o Pão dos Pobres e o Programa Marcha da Vida. Festejando 65 anos de trabalho voluntário benemerente no Rio Grande do Sul, a Wizo RS - ONG feminina filiada à Federação Israelita, promove no próximo dia 4 de setembro a 38ª edição da sua Feira da Fraternidade, com o objetivo de arrecadar fundos para instituições de caridade. Este ano, as entidades beneficiadas serão o Pão dos Pobres e o Programa Marcha da Vida. Além de contribuir para uma causa nobre, os participantes terão um programa repleto de atividades culturais e gastronômicas, com o melhor da culinária judaica. No espaço de arte, a programação reserva atrações como teatro infantil, apresentação de talentos e musical, desfile e uma homenagem a Matilde Gus pelo alcance e relevância de seu trabalho comunitário. matéria: Jornal da Capital.
As entidades beneficiadas serão o Pão dos Pobres e o Programa Marcha da Vida. Festejando 65 anos de trabalho voluntário benemerente no Rio Grande do Sul, a Wizo RS - ONG feminina filiada à Federação Israelita, promove no próximo dia 4 de setembro a 38ª edição da sua Feira da Fraternidade, com o objetivo de arrecadar fundos para instituições de caridade. Este ano, as entidades beneficiadas serão o Pão dos Pobres e o Programa Marcha da Vida. Além de contribuir para uma causa nobre, os participantes terão um programa repleto de atividades culturais e gastronômicas, com o melhor da culinária judaica. No espaço de arte, a programação reserva atrações como teatro infantil, apresentação de talentos e musical, desfile e uma homenagem a Matilde Gus pelo alcance e relevância de seu trabalho comunitário. matéria: Jornal da Capital.
Evelise Jawet Kirjner, participando coma sua arte. Os fundos arrecadados pelas vendas do bazar serõ entregues as instituições já citadas no texto acima.. |
Judaísmo no RS - PORTO ALEGRE
PORTO ALEGRE, capital do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil; população: 1,416.363 (2004); estimada população judaica: 9.000 (2004). Depois de São Paulo e Rio de Janeiro, Porto Alegre tem a comunidade mais importante terceiro judaica no Brasil, com uma sólida rede institucional e uma vida social ativa e cultural.
A comunidade judaica foi criada em Porto Alegre na década de 1910, quando os imigrantes da Europa Oriental fundou a associação local União Israelita. Em 1915, o primeiro jornal judaico a aparecer no Brasil, Di Mentshhayt, escrito em iídiche, foi publicada em Porto Alegre. O Centro Israelita Porto-Alegrense (Centro Judaico de Porto Alegre) foi fundada em 1917, enquanto o Centro Hebraico Rio-Grandense (Centro Judaico do Rio Grande do Sul, 1922) e Sociedade Beneficente das Damas Israelitas Sefaradis (Sociedade Beneficente de judeus sefarditas Mulheres , 1931) foram fundadas por imigrantes sefarditas.
O padrão da comunidade judaica de Porto Alegre segue o padrão geral estabelecido nos centros urbanos mais importantes no Brasil: uma vida bem organizada institucional, integração económica, social e cultural bem sucedida, e uma identidade judaico-brasileira. A comunidade local criou uma escola e culturais diversas, desporto, e entidades de assistência social. Entre eles estão a Associação Israelita Damas de Caridade (1922), Cooperativa de Crédito Popular (1922, proporcionando aos seus 2.000 membros com crédito e serviços bancários), Colégio Israelita Brasileiro (1922), Grêmio Esportivo Israelita (1929), Círculo Israelita Sociais (1930) , Sociedade Beneficente de Socorros Mútuos Linath Hatzedek (1932), Sociedade Israelita Brasileira de Cultura e Beneficência - Sibra (1936), fundado por judeus alemães que chegaram durante a década de 1930, e os movimentos juvenis Yavne, Ha-Bonim Dror, Betar, Ha- Shomer ha-Za'ir e Chazit Ha-Noar.
Localizado em uma região com o desenvolvimento econômico considerável e grandes minorias étnicas (alemães, italianos, poloneses), a comunidade judaica de Porto Alegre floresceu e desenvolveu suas instituições. Em 1941, os judeus tinham um programa de rádio. A um segundo entrou em existência em 1968. Após a Segunda Guerra Mundial, novas instituições foram criadas: Organização Sionista (1945), WIZO (1947), Naamat Pioneiras (1948), Clube Campestre (1958), Federação Israelita do Rio Grande do Sul (1961), e um clube desportivo judaica ( inaugurado em 1966). Depois de 1956, dezenas de refugiados do Egito e Hungria, bem como imigrantes de Israel, entrou para a comunidade.
Em 1992, havia cerca de 3.300 famílias judias que vivem em Porto Alegre e 310 em outras pequenas cidades localizadas no Estado do Rio Grande do Sul. Na década de 1920 a maioria dos colonos da ICA colônias mudou-se para Porto Alegre e também criou pequenas comunidades no interior do Rio Grande do Sul: Santa Maria (1915), Pelotas (União Israelita Pelotense, 1920), Rio Grande (Sociedade Israelita Brasileira, 1920, muitos de Philipson), Passo Fundo (União Israelita Passo-Fundense de 1922), Erechim (Sociedade Cultural Beneficente Israelita e de 1934, com muitos colonos de Quatro Irmãos), e também Erebango, Cruz Alta e Uruguaiana.
Moacyr Scliar * (1937 -) o mais importante escritor judeu-brasileiro, nasceu e viveu Porto Alegre. Ele foi a voz principal literária da experiência judaica brasileira no século 20. Médico e membro da Academia Brasileira de Letras (Academia Brasileira de Letras), alguns de seus livros acontecem no bairro judeu do Bom Fim, onde o autor cria uma atmosfera de realismo fantástico. Alguns de seus livros mais famosos são A Guerra no Bom Fim ("A Guerra no Bom Fim", 1972), Balada do Falso Messias ("Balada do Falso Messias", 1976) e A Estranha Nação de Rafael Mendes ("The Strange nação de Rafael Mendes ", 1983).
Cintia Moscovich (1958 -), de Porto Alegre, é um escritor judeu-brasileiro importantes da nova geração e já publicou títulos como O Reino das Cebolas ("O Reino dos Onions", 1996) e Duas Iguais - Manual de amores eequívocos assemelhados ("As Duas idênticos - Manual de amores e erros similares", 1998). Carlos Scliar (1920-2001) foi um artista distinto, sendo um dos mais importantes gravadores brasileiros. A comunidade local também havia um ídolo jogador de futebol na década de 1950: David Russowsky, o "Russinho" (1917-1958), que jogou para "Internacional" e também era advogado.
Instituto Cultural Judaico Marc Chagall (1985) é uma instituição muito ativo judaico-cultural brasileiro, promovendo diferentes tipos de atividades. Marc Chagall tem um Departamento de Memórias com um arquivo bem organizado histórica sobre os imigrantes judeus no Rio Grande do Sul.
Anti-semitismo
Anti-semitismo era uma questão importante em Porto Alegre durante a década de 1990 devido à atividade dos locais Editora Revisão, uma editora que traduziu e editou alguns títulos anti-semitas como Os Protocolos dos Sábios de Sião; obras anti-semitas de Gustavo Barroso (líder fascista na 1930), tais como Brasil, colônia de banqueiros ("Brasil, Colônia de Banqueiros", publicado pela primeira vez na década de 1930), e negação do Holocausto livros como Holocausto Judeu alemão UO? N º s Bastidores da mentira do Século (escrito por SE Castan, pseudônimo do Siegfried editor Ellwanger "Holocausto judeu ou alemão Os autores da Mentira do Século, o?");? E Quem Escreveu o Diário de Anne Frank ("Quem Escreveu o Diário de Anne Frank? "). Em 1989, quando os livros alcançado distribuição comercial e repercussão política, um grupo de judeus e outros ativistas, incluindo os afro-brasileiros, lançado Movimento Popular Anti-Racismo - Mopar para responder à difusão do anti-semitismo. Editora Revisão participaram de eventos diversos livros no Brasil, e isso provocou discussões entre aqueles que eram a favor da liberdade "absoluta" de expressão e aqueles que denunciaram o racismo eo anti-semitismo. Depois de uma batalha legal de muitos anos, a editora SE Castan, dono de Revisão, foi condenado pelo crime de racismo e anti-semitismo em 2004. Foi a convicção de primeiro tribunal brasileiro para o anti-semitismo, estabelecendo um precedente importante na matéria.
Em 2005, três jovens judeus foram atacados em um bar em Porto Alegre por um grupo skinhead, em um episódio raro de anti-semitismo violento e aberta no país.
BIBLIOGRAFIA:
A. Brumer, Identidade los Mudança. Pesquisa Sociológica Sobre os judeus do Rio Grande do Sul (1994); E. Nicolaiewsky, não Israelitas do Rio Grande do Sul (1984);. I. Gutfreind A Imigração judaica no Rio Grande do Sul. Da Memória Pará a História (2004); JA Wainberg (ed.), 100 Anos de Amor. A Imigração judaica no Rio Grande do Sul (2004); JH Lesser, Peões dos poderosos. Imigração Judaica para o Brasil 1904-1945 (1989); JH Lesser, Jewish Colonization no Rio Grande do Sul, 1904-1925 (1991); JS Halpern, Contribuição par uma História da Imprensa Judaica no Rio Grande do Sul (1999); L. Milman (ed.), Ensaios Sobre o Anti-Semitismo Contemporâneo. Dos Mitos e Crítica da EAo Tribunais (2004).
[Roney Cytrynowicz (2 ª ed.)]
ieff, que se solidarizaram com suas irmãs judias na então Palestina, região que, na antigüidade foi a Judéia.
Sentindo a necessidade de ajudar essas mulheres que passavam extrema dificuldade, trabalhando longas jornadas e não tendo como cuidar dos filhos, começaram fundando creches.
Essa corrente espalhou-se pela Europa, Américas, Ãfrica, Ãsia e Oceania.
Chegou ao Brasil em 1926 e no Rio Grande do Sul, especificamente, em 1946.
Sentindo a necessidade de ajudar essas mulheres que passavam extrema dificuldade, trabalhando longas jornadas e não tendo como cuidar dos filhos, começaram fundando creches.
Essa corrente espalhou-se pela Europa, Américas, Ãfrica, Ãsia e Oceania.
Chegou ao Brasil em 1926 e no Rio Grande do Sul, especificamente, em 1946.
mulheres judias que fazem trabalho voluntário benemerente.
A WIZO foi fundada na Inglaterra por cinco mulheres, lideradas por Rebecca Sieff, que se solidarizaram com suas irmãs judias na então Palestina, região que, na antigüidade foi a Judéia.
Sentindo a necessidade de ajudar essas mulheres que passavam extrema dificuldade, trabalhando longas jornadas e não tendo como cuidar dos filhos, começaram fundando creches.
Essa corrente espalhou-se pela Europa, Américas, Ãfrica, Ãsia e Oceania.
Chegou ao Brasil em 1926 e no Rio Grande do Sul, especificamente, em 1946.
A WIZO foi fundada na Inglaterra por cinco mulheres, lideradas por Rebecca Sieff, que se solidarizaram com suas irmãs judias na então Palestina, região que, na antigüidade foi a Judéia.
Sentindo a necessidade de ajudar essas mulheres que passavam extrema dificuldade, trabalhando longas jornadas e não tendo como cuidar dos filhos, começaram fundando creches.
Essa corrente espalhou-se pela Europa, Américas, Ãfrica, Ãsia e Oceania.
Chegou ao Brasil em 1926 e no Rio Grande do Sul, especificamente, em 1946.
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