sábado, 27 de novembro de 2010

NA VITRINNE: Saúde e Bem Estar

Olá Leitores e Amigos do Novo Tempo Jornal. Bom Dia! Esse final de ano dicas de: Saúde, Moda, Cultura e Gastronomia.
E hoje como sempre começaremos pela saúde quem vem primeiro lugar na vida de todos nós. A dica é Cuidado com a Saúde. Formado em Educação Física na ULBRA José Eduardo K. Moreira. Eduardo é Personal Treinner, Orientador Técnico e também proprietário da Pro Master Academia, em Porto Alegre. Um atleta competidor e ganhador de muitos troféus e medalhas de maratonas em todo RS. Esta coluna nova é divida em 02 profissionais: J.E.C.Moreira e Douglas Abel, que trabalhou no CREO Centro  de Recuperação e Estudos da Obesidade, virá com dicas incríveis para saúde. Além da matéria sobre a vida deste judoca que competiu por 20 anos e obrigado a largar o tatame em vista de um aneurisma cerebral, e a recuperação foi fantástica hoje também é um maratonista competitivo e ganhador de muitos troféus e medalhas.
Semana que vem assuntos diferentes. Hora de pensar no Natal! Um bom final de semana. Clara Schestatsky
   O Calçado Apropriado
O tênis é um calçado indispensável para todo mundo, pois é confortável.
Para as pessoas que praticam musculação e fazem esteira, em casa o uso de tênis com amortecedores é o ideal.
Um tênis inadequado ou falsificado, pode trazer danos a saúde, como problemas na pisada, onde o desgaste pode ocasionar em casos mais isolados problemas ósseos e musculares. Os tênis com amortecedores são os mais indicados, porque eles diminuem a o desgaste das articulações.
Devemos saber que para tipo de esporte, possui um tênis correto para isso
Academia – Os mais indicados são os cross training em nylon e couro, e com amortecimento e reforço nas áreas do tornozelo e laterais dos pés. Os tênis são mais robustos para serem usados nas mais diversas atividades dentro da academia.
Vôlei – Tênis em nylon com reforços em couro. Sistema de amortecimento é importante para dar maior impulsão e amenizar impacto na descida das cortadas.
Corrida – O tênis deve ser em nylon com grande ventilação, para não deixar os pés úmidos. Esse modelo é mais leve e deve ter bom sistema de amortecimento para absorver o impacto do pé no chão.
Futebol – Os calçados para futebol dividem-se em três categorias: campo, society e salão. Feitos em couro sintético (os top de linha são em couro de canguru), devem ter sistema de amortecimento. As variações estão na sola.
Basquete – O tênis deve ser em couro, ter cano alto para segurar a região dos tornozelos, evitando lesões, e amortecedor para absorver impacto dos pulos.
Em relação a modalidade de corrida, a recomendação é que não utilize o tênis que costuma correr, no dia a dia ou simplesmente numa caminhada, pois pode deformá-lo e consequentemente comprometer o sistema de absorção de impacto.
CUIDADOS COM A SAÚDE
Professor José Eduardo      
 Kozoroski Moreira,
CREF: 001021 -PJ/ RS
Pro Master / Porto Alegre
Colunista da Vitrinne no
Espaço desta página
«Saúde e Qualidade
de Vida«
TREINAMENTO PARA INICIANTES
Algumas  abordagens  são  necessárias  antes de iniciar a pratica de exercícios físicos  dentro da academia ou ate mesmo fora dela, alguns aspectos são relevantes para  a iniciação da atividade física.
1-REALIZAR UMA ANAMNESE
Anamnese (do grego ana, trazer de novo e mnesis, memória) é uma entrevista realizada pelo profissional de saúde ao seu paciente, que tem a intenção de ser um ponto inicial no diagnóstico de uma doença. Em outras palavras, é uma entrevista que busca relembrar todos os fatos que se relacionam com a doença e à pessoa doente.
Uma anamnese, como qualquer outro tipo de entrevista, possui formas ou técnicas corretas de serem aplicadas. Ao seguir as técnicas pode-se aproveitar ao máximo o tempo disponível para o atendimento, o que produz um diagnóstico seguro e um tratamento correto. Sabe-se hoje que a anamnese, quando bem conduzida, é responsável por 85% do diagnóstico na clínica médica, liberando 10% para o exame clínico (físico) e apenas 5% para os exames laboratoriais ou complementares.
2- Apôs  realizar a  anamnese o profissional da aérea da saúde (medico) ira recomendar ou não algum teste físico especifico referente a este indivíduo.
3- Apôs a liberação por parte do medico o indivíduo estará apto a procurar uma academia credenciada  juntamente com o educador físico, onde este montará um cronograma (treino) para a pessoa .
4- Recomendações referente a pratica de exercícios podemos citar o (ACMS) American College Sports Medicine (2000) que  indica que seja elaborado um programa de exercícios em cinco dias na semana, com três dia consecutivos, para obter uma melhora na exame clínico (físico) e apenas 5% para os exames laboratoriais ou complementares.
2- Apôs  realizar a  anamnese o profissional da aérea da saúde (medico) ira recomendar ou não algum teste físico especifico referente a este indivíduo.
3- Apôs a liberação por parte do medico o indivíduo estará apto a procurar uma academia credenciada  juntamente com o educador físico, onde este montará um cronograma (treino) para a pessoa .
4- Recomendações referente a pratica de exercícios podemos citar o (ACMS) American College Sports Medicine (2000) que  indica que seja elaborado um programa de exercícios em cinco dias na semana, com três dia consecutivos, para obter uma melhora na exame clínico (físico) e apenas 5% para os exames laboratoriais ou complementares.
resistência cardiorrespiratória. Sendo o educador físico responsável por esta elaboração. Antes de realizar qualquer tipo de atividade física, é importante executar alguns alongamentos. Esse trabalho com o corpo vai melhorar o seu condicionamento e evitar possíveis lesões que possam acontecer, principalmente quando se diz respeito a prática de esportes.
O alongamento visa desenvolver a flexibilidade cós músculos, resultando na agilidade, elasticidade e relaxamento muscular. Há diversos movimentos que podem ser executados, mas é importante contar com as orientações de um profissional em educação física para proceder de maneira correta.
Para conseguir realizar um bom alongamento, é preciso trabalhar a respiração, conseguindo assim dar um ritmo adequado a atividade. Além de prevenir lesões musculares, os exercícios ajudam a estimular a circulação sanguínea.
MODA ACADEMIA
A roupa adequada para a prática de atividades físicas é confortável e pode ajudá-la até a melhorar sua performance. Existem diferentes modelos de roupas, apropriados para cada ocasião. E não é só uma questão de escolher as cores ou padrões que estão na moda, mas especialmente de optar por modelos e tecidos adequados a cada atividade. Existem peças produzidas com os chamados tecidos inteligentes, feitos com fibras sintéticas, eles absorvem o suor e secam rapidamente, por isso são perfeitos para acompanhar quem faz exercícios físicos. As roupas para malhar ou praticar esportes precisam ser confortáveis e não devem, em hipótese alguma, impedir os movimentos. Por isso, não são recomendadas as peças com 100% de algodão que, apesar de fresquinhas, não têm elasticidade e, quando molhadas, ficam pesadas e grudadas ao corpo. Se o seu esporte favorito é a corrida ou o ciclismo, o melhor é usar roupas mais coladas ao corpo para deixar os movimentos livres. Mas não muito apertadas, para não interferir na circulação. Para pedalar você pode optar por bermudas especiais que vêm com um protetor de gel para a virilha.
 Marcas & Griffes Fashion:
Griffe Sul Moda Fitness - Griffe Sul, uma marca feita para as garotas de atitude que vão muito mais além. Site     www.griffesul.com.br
BrasilSul
A linha de roupas e acessórios esportivos foca no conforto para que a atividade física seja exercida de maneira correta. Dentre as peças estão calças, blusas, camisetas, top

Nenhum comentário: