sábado, 22 de janeiro de 2011

VITRINNE 22 de Janeiro de 2011.

Olá amigos e leitores do Jornal Novo Tempo de Vera Cruz. Aqui na capital gaúcha, muito sol e chuvas estranhas como esse tempo louco que anda alterando o clima no mundo inteiro. E por falar em mundo, a gente aqui na VITRINNE, busca fazer o melhor contato com você leitor, pois não precisa muito para aprender bastante. Aqui na VITRIUNNE o que realmente importa é informar, comentar e deixar o leitor ao par das notícias que ninguém conta do Brasil e do mundo. O nosso querido gaúcho imortal Moacyr Scliar, foi  internado com AVC/Isquêmico, na idade dele complica, na minha foi fácil recuperação. Eu agradeci já em outra ocasião a confiança depositada em mim, pelos donos do N.T. que souberam que em maio de 2009 eu havia sofrido algo assim, e que graças a minha força de vontade não tenho seqüelas significativas, mas sou esquecida em algumas coisas devido ao AVC/Isquêmico, mas já recuperada. Desejo uma boa recuperação ao Dr. Scliar, e a muitos outros que estão nesta situação, ou passaram por isto. Não desistam, por que a gente luta e vence qualquer doença, quando há fé!
http://sobreviventesdoavc.blogspot.com/
Um abraço a todos. Clara Schestatsky



A Colunista Cultural: Ana Luíza Panyagua Etchalus: (foto ao Lado) Colunista da Vitrinne: advogada, escritora e mãe. Ana, esteve ao convite de parentes, amigos e autoridades de volta a Europa, nas terras do país Basco, o local onde ela já esteve por outras vezes e onde conseguir reunir material sobre o povo Basco, ao qual ela descende, para relatar no livro Alma basca, o qual lançou nesta última Feira do Livro de Porto Alegre, Já está de volta ao Brasil com grandes novidades.




CULTURA NA VITRINNE: DICAS DE VIAGEM
                                                                                  por: Ana Luiza Panyagua Etchalus



Estialescq. Onde fica? No Béarn, região que compõe,  juntamente com o País Basco, os Pirineus Atlânticos, ou região 64 no território francês. Estialescq é uma comuna rural com não mais que 300 habitantes, todos ligados a plantações de milho, criação de vacas leiteiras e gansos. Sim, os tais bichinhos que viram patê, ou fois gras.
Em meio a este universo rural chegamos à Maison Naba, propriedade do casal Jeanne e Jean Michel Pericou. Maison Naba não é somente a propriedade da família,  é uma construção de pedra que conta com mais de 200 anos e passa a nítida impressão de um cenário de filmes românticos. Dividida em duas partes,  uma delas abriga a residência da família, e outra uma Chambre d’hôtes, ou seja, uma pousada familiar dirigida pessoalmente pela proprietária. A Chambre d’hôtes Maison Naba está reconhecida pelo Gites de France, um guia oficial de hospedagem e turismo. Diferentemente de nossas pousadas, uma Chambre d’hôtes é praticamente uma extensão da casa dos proprietários, sendo atendida diretamente por eles e, em regra, sem a ajuda de empregados, visto que este custo na Europa impediria qualquer rentabilidade. E esta particularidade dá o tom de pessoalidade, de intimidade entre hóspedes e hospedeiros, de carinho e proximidade, de se estar em casa mesmo distante.
Maison Naba possui um espaço comum composto de comedor e cozinha, na qual os hóspedes ficam à vontade para preparar suas próprias refeições  e uma sala de estar onde a lareira é absolutamente acolhedora. Os quartos são em número de quatro, diversificados em cores e detalhes pessoais escolhidos pela sofisticada Jeanne.
Com certeza todo o carinho dos proprietários faz da Maison Naba uma opção inusitada para quem busca turismo fora dos grandes centros europeus. Estando em Estialesqc o viajante poderá caminhar por trilhas que vão à Compostela, como vários peregrinos que ali se hospedam; poderá visitar a linda cidade de Paux, capital do Béarn, distante cerca de 40 minutos de carro; ou andar mais um pouco adiante e seguir  à Lourdes, para  visitar a gruta sagrada e a basílica para onde diariamente acorrem milhares de fiéis; ou ainda, sair em direção ao leste retornando ao País Basco e suas praia, que estão há apenas uma hora distantes. Quem sabe ainda trilhas pelos Pirineus?
Mas se o hóspede quiser apenas sentar nos jardins e ler um bom livro, ou contemplar o milharal, se sentirá em casa e, quem sabe, poderá ter a sorte de ser convidado pelos donos da casa a beber um bom Jurançon que, segundo dizem, é o melhor vinho para acompanhar um frois gras caseiro, preparado na linda cozinha da hospedeira.
*Caso queiram agradar o casal Pericou, basta presenteá-los com uma boa garrafa de uma de nossas aguardentes: eles simplesmente adoram a nossa caipirinha. E não se surpreendam se forem recebidos com alguma manifestação alusiva à pátria, no caso, a nossa. Brasileiros são muito bem vindos a Maison Naba.




DICA DE SOM
Uma grande curiosidade assola a capital: Onde estão os antigos sons de agulha de cristal? Onde esconderam os velhos toca discos e 3 em 1 aparelhos de som? sabem quanto custa isso na capital e quem compra? Pois então, quem compra é a gurizada nova. Por que estão voltando a moda do «vinil», nos viadutos antigos e no brick muitos discos, semana que contarei sobre o assunto. E  quem tem som antigo, guarda se não quer da pra mim . Clara.Schestatsky ( C. S.)

 Vestibular da UFRGS 2011
Já está nas bancas o listão com o nome dos aprovados
Parabéns a todos e a minha filha: Daniela Schestatsky Christ, bixo da Biblioteconomia. 
Matrículas em fevereiro.

Nenhum comentário: