domingo, 18 de setembro de 2011

SEMANA FARROUPILHA

O Estado do Rio Grande do Sul é rico por seus valentes homens de bem e seus  valorosos feitos. Estamos há poucos dias de uma comemoração muito importante a Revolução Farroupilha/ Guerra dos Farrapos. Esta revolução mudou a história do nosso povo perante o povo brasileiro e os olhos do mundo. O Rio Grande do Sul: vasto, amplo e maravilhoso  fazendo parte deste enorme país chamado Brasil que tem um tamanho continental.Hoje já no século 21 fala-se do passado, até engraçado sabermos que muitas pessoas decoram o Hino do Rio Grande do Sul( Hino Rio-grandense), bem mais fácil do que o Hino Nacional. A história conta que a Revolução Farroupilha veio em meio a um caráter de visão separatista, mas neste caso pelo fato do Estado do RS na União Brasileira não existir e até 20 de setembro de 1845.  Como conta a história antigamente os estados eram  chamados de províncias e a união de Império. A Revolução Farroupilha veio instigando assim as outras províncias brasileiras a fazerem frente ao Governo Imperial, como São Paulo, Bahia e Santa Catarina, acontecendo dentro de período em que estendeu-se  a Revolução farroupilha, “De 1835 à 1845, uma avalanche de novas revoluções realizadas paralelamente: a Revolução Juliana em Santa Catarina, e mais outras revoluções que se estendiam das fronteiras do Rio da Prata e assim por diante”.  A batalha foi ganha, nomes que imortalizaram na história, filmes e minisséries de televisão retrataram quase que fielmente a verdade acontecida. O separatismo tinha origem  no fator econômico e político do partido liberal daquela época, que não teve distinção entre os “farrapos” e nada do que se compare hoje no mundo moderno com tentativas  irreais de separatismo. A  herança da valorização da terra e do trabalho do homem do campo que temos hoje são as conseqüências das causas  dos nossos antepassados. No decorrer dos anos as grandes influências da liberdade de expressão,  a cultura que se espalhou por todo povo Riograndense,  reconhecimento do Negro, índio e todas etnias que se uniram na luta Farroupilha, não esquecendo do italiano Giuseppe  Garibaldi. Cada cidade deste Rio Grande tem fortes influências farroupilhas, como: o respeito pela Chama Crioula, os trajes típicos facultativos usados na semana Farroupilha com os famosos lenços vermelhos no pescoço. Acampamentos são feitos em diversos lugares traçando novamente o que percorreram nossos heróicos antepassados. 

A cultura aqui no RS é rica na música, na trova, declamações, prosa e versos.Nossos "Gaúchos destaques de hoje, tem um grande diferencial as batalhas são por ocupações de cargos melhores por aptidão, estudo e cultura. Os destaques da nossa sociedade atual, já tem um "Imortal na Academia Brasileira de Letras: Moacyr Scliar", que além de escritor foi médico, trabalhando em órgão público, outro destaque imortalizado foi a voz da cantora Elis Regina, na corrida do petróleo aqui no RS tem o Engenheiro Francisco Bastos que ampliou o trabalho da IPIRANGA,  Rubem Berta o primeiro funcionário da Viação Aérea Riograndense, Osvaldo Aranha, advogado, professor estadista, aliado de Getúlio Vargas, Vitor Matheus Teixeira: 65 discos e teve 766 canções próprias registradas em vinil sucesso no Brasil e exterior. Muitos nomes muitas pessoas!
A cultura hoje é a melhor arma do gaúcho. E nela também destaca-se Caio Fernando Abreu que estaria de Aniversário nesta semana que passou no dia 12 de Setembro, O escritor falecido foi homenageado com o lançamento do livro 360º A Herança Astrológica de Caio Fernando Abreu de autoria da escritora Amanda Rocha, 

Taís de Oliveira nova geração que está leno obras e Caio Fernando Abreu, recebendo o autografo de Amanda na ocasião o lançamento dia 12/0/2011

 estiveram presentes, amigos e amigas, fãs leitores de sua obra e imprensa. Fotos Clara Schestatsky 

           CURIOSIDADE NA HISTÓRIA DO TERMO GAÚCHO

O termo Gaúcho que vem de Gauncho  genelitico dos habitantes das Ilhas Canárias na fundação de Montevidéu quando o  Rei da Espanha 1724 enviou casais de agricultores para povoar estas ilhas. Gaúcho foi o Gauncho que fugiu de Montevidéu . E houve uma pequena distorção na pronúncia. "Río Cebollatí "no Uruguai, foi formada uma espécie de republiqueta fortificada gaúcha de contrabandistas canários como uma forma de defesa das tropas de Portugal e Espanha. Os fugitivos da fronteira Portugual-Espanha não eram  Guanchos eram nômades, ciganos, brancos pobres moradores em barracas ou tendas. Esse termo Gaúcho foi aplicado por habitantes da Província do RS, na época do Brasil império por motivos políticos, que foram usados para identificá-los até o fim da Guerra Farroupilha, passando a ser adotado posteriormente pelos próprios habitantes desta terra do Rio Grane o Sul.

 

Nenhum comentário: