sábado, 1 de outubro de 2011

101 ANOS A SINAGOGA UNIÃO ISRAELITA PORTO ALEGRE

A SINAGOGA da UNIÃO ISRAELITA PORTO ALEGRE, que é realmente a mais bonita da cidade, do estado e talvez do país. E como para os Judeus os dias começam ao Pôr- do- Sol, 30 de outubro ontem q amanhecer  a completou 101 anos. Gostei de fazer parte desta comemoração. E como deixo aqui meus sinceros votos de prosperidade na evolução espiritual do homem, com todo trabalho simples e maravilhoso que eles tem feito e um Super PARABÉNS ao amigo Paulo Kreitchmann, é difícil trazer de volta o rebanho, mas não é impossível...

A cerimonia o primeiro Shabat do ano de 5772, contou com a presença vindo da Argentina: Fernando Unikowisky; Chazan, (nome ao qual se dá ao cantor e SINAGOGA), que presentiu com sua voz a comemoração os 101 anos a UNIÂO ISRAELITA PORTO ALEGRE. Juntamente com Chazan da casa Henrique Sinovetz e a Chazant Milene Unikowski a primeira mulher que cantou no templo da UIPA após 100 anos de existência, e o Tecladista Jorge Dorfmann. No final de semana que estaremos em YOM KPUR, ( DIA DO PERDÃO), A UIPA TERÁ O ACRÉSCIMO DA CHAZANT ARGENTINA: Debora Kepel, que é muito conhecida no seu país, é uma das maiores cantoras e atua e músicais.Participou de Gresse em Buenos Aires2001 Los Miserables, entre outros..
http://youtu.be/mxkWN784WLg
http://youtu.be/eKg3eQWZdUE







Sobre O Primeiro Shabat Do Ano.
A leitura na Torá em Shabat Shuvá é na maior parte a porção de Haazinu, a penúltima Porção do último livro da Torá. Às vezes, entretanto, poderia ser a porção Vayelech, aquela que precede Haazinu. Ambas as porções contêm elementos que são bem apropriados à época, como a repreensão de Moshê aos Filhos de Israel em deixá-los, exortando para a obediência a D'us, arrependimento, e assim por diante. A porção Haazinu contém a famosa Canção de Moshê. Seus lindos versos contém o segredo da existência de Israel e o futuro de seu destino.
Matéria: Clara Schestatsky.

Nenhum comentário: