domingo, 1 de novembro de 2009

A diversificação uma forma de expansão para a economia de Vera Cruz.

Matéria da Reunião de quarta Feira na sala de Reuniões da Prefeitura de Vera Cruz com COSUEL Produtos: Dàlia
Por: Clara schestaky JORNALíSTA



A reunião que ocorreu na tarde de 28 de outubro às 14 horas, na sede da prefeitura de Vera Cruz. Trouxe da Cidade de Encantado uma nova expectativa para o projeto de desenvolvimento em Vera Cruz e todo o Vale do Rio Pardo. O presidente da Cosuel; Gilberto Piaccinini, e a sua comitiva de técnicos e supervisores e associados, vieram apresentar um relatório ao vice-prefeito de Vera Cruz, e alguns secretários e funcionários públicos e empresa. Esta reunião marcou uma nova visão de crescimento para a cidade; que tem capacidade de entrar na rota da produção de leite e a transformação para produtos final junto à cooperativa que mais cresce no país. A Cosuel, fábrica os produtos da marca Dália. Alimentos derivados de carne suína; da criação do gado leite e seus derivados e fabricação de ração. O investimento inicial para região do vale do Rio Pardo é de seis milhões. Porém o número de associados que havia na cidade de Vera Cruz, em parceria com a Cosuel teve uma baixa, devido à pessoa responsável pelo transporte desta região, e que se afastou da empresa cooperativa Cosuel e levou consigo alguns os produtores. A empresa, juntamente com as autoridades reunidas na sala de reuniões da prefeitura, esteve debatendo o implante deste novo momento de abertura para uma diversificação na vida profissional do produtor rural, e trazendo a ele uma nova chance de ganho real. Para esta situação tomar forma o presidente da Cosuel: Gilberto Piaccinini. Apresentou as fábricas da Cooperativa, e demais instalações que se localizam em um enorme complexo industrial na cidade de Encantado. Todo o balanço financeiro de quatro meses atrás, e as futuras projeções para ter como referencial, que os hectares daqui da região do VRP ainda não são tão bem aproveitados. Porém falta ainda muita coisa a ser feita na região, para que isso se torne uma realidade. Mas é uma realidade de pequeno e curto prazo, que dependerá única exclusivamente dos: produtores, principalmente os que saíram retornarem a cooperativa. E os outros criadores de animais, que tem uma visão maior de crescimento. Com isto também toda esta reunião que durou três horas na tarde de quarta –feira dia 28, terá um bom resultado se contar com o apoio da comunidade, administração do município em fazer a conscientização de diversificar o cultivo de alguns tipos de alimentos para criação dos animais tanto os suínos para o abate, quanto o gado leiteiro para o leite. E o mais importante na comitiva vinda de Encantado com vários membros de localidades diversificadas, o destaque do criador; Eusébio Morsh, morador atual do município de Vale do Sol, e hoje um dos participantes ativos da cooperativa. Que vem apresentando nas reuniões da comitiva; os resultados obtidos desde que se empenhou a fazer parte da Cosuel, na criação de gado para leite.

Aqui na região a família rural está acostumada com o funcionamento das grandes cooperativas de fumo. A Cooperativa Cosuel também tem vários cursos técnicos para formação de seus associados e dispõem ao alcance do mesmo com o custo zero. Além de outros tantos projetos de responsabilidades sociais. Funciona ainda como pólo universitário da gastronomia, onde se ministram aulas práticas com os produtos derivados de leite e do abate de suínos. A cooperativa é toda automatizada, com os mesmos sistemas de produção dos melhores países do mundo que atuam nesta área há muito tempo. E com isso também produz a ração utilizada tanto na criação de bovinos e suínos para que a matéria prima obtida seja de alto nível. E ainda a mesma suprindo associados e criadores, com uma grande parte saindo para a importação importa da ração.

Espera-se que num próximo momento; que esteja não tão longe divulgado através dos veículos de comunicação e através do Jornal Novo Tempo. Teremos o desenrolar desta proposta tão promissora ao homem do campo e o futuro crescimento para Vera Cruz, uma vez que retorna 50? Do ICMS para município para serem aplicados pela administração vigente em melhorias para a comunidade. Quanto a fazer uma fábrica por Vera ou próxima não é um projeto impossível, mas tudo dependerá do número de criadores nos municípios. Recursos são conseguidos na cooperativa para um projeto de grande porte. Basta que haja uma compreensão do valor da diversificação e aproveitamento das terras das famílias rurais. E as mesmas lembrem-se que podem ser feitos variados tipos de culturas e criações em uma propriedade rural, gerando recurso financeiros não só para o município, mas para o agricultor.

Nenhum comentário: