terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

AFUBRA - Verde è Vida



No final dos anos 80, a Associação dos Fumicultores do Brasil (AFUBRA), estava começando uma jornada de luta para a conscientização e preservação do meio ambiente.
Essa jornada no ano de 1991 concretizou-se com mais força na criação do VERDE é VIDA. Em 1991 o Afubrinha foi criado nesta data é o símbolo (mascote), utilizado para que através de brincadeiras recreativas com a criança, a haja conscientização na seriedade de educar para um mundo melhor, visando assim fazer novos amigos adeptos do projeto Verde é Vida é Vida. Que faz diversificadas ações em mobilização de sensibilizar a grande preocupação de manter o meio ambiente saudável. Além de completar a educação diferenciada aos filhos dos produtores rurais. Esta turma infanto-juvenil que tem como base de aprendizado. O projeto viabiliza verba para aquisição de equipamentos de pesquisas experimentais e material didático. Foram criados também os volumes da série Ecologia. O primeiro foi feito em 1997, em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria. A enciclopédia, já conta com cinco volumes editados. Inclusive nas faculdades também são bastante aproveitados para pesquisas. O grande diferencial são as informações inéditas de pesquisas e estudos, que foram desenvolvidos através de muitos trabalhos por alunos nas escolas e universidades. Volumes onde os professores encontram as informações devidas para dar seqüência as suas programações didáticas na educação de seus alunos. As palestras são ministradas por técnicos florestais, biólogos, engenheiros agrônomos, que são desenvolvidas para os alunos e comunidades. Este conhecimento é feito com o apoio das escolas públicas em que os filhos dos produtores estudam e que são parceiras do Verde é Vida.
Projeto Verde é Vida é sub divido em 3 ações.
Essas ações vieram para complementar o projeto num todo, envolvendo não só a; comunidade, escolas, universidades, mas, também toda uma conscientização que com certeza não se desvinculam com o pilar do começo do Verde é Vida, que é a conscientização da preservação do meio ambiente, que vital para sobrevivência humana e com certeza de toda a vida que há no Planeta.
1°Programa de Ação: Sensibilizarão Ambiental (PSA)
Este programa está em desenvolvimento, nas escolas e municípios, nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A série ecologia faz parte deste programa.
2° Programa de ação sócio ambiental (PASA)
Criado em 2002, basea-se na lei da LDB e da Educação (lei n° 9394 de dezembro de 1996), leis que define nos parlamentos transversais, que a escola deve trabalhar a cidadania, a saúde. E a ética, o trabalho do meio ambiente.
3°Programa O Futuro é Agora. Um trabalho conjunto com a SINTABACO. O programa vem buscar soluções para exploração de mão de obra infantil e do trabalho irregular de adolescentes.
Novo PROJETO BIODIESEL
“Óleos saturados serão recolhidos e reciclados”
Na EXPOAGRO 2009, esse novo projeto está em demonstração. A AFUBRA já está adquirindo uma usina de produção de BIODIESEL de operação automática, comandada por uma programação eletrônica. E junto ao Parque da EXPOAGRÔ, já foi construído um pavilhão de 600m2 que irá abrigar a usina de produção da bioenergia.
Mas o ponto interessante disto tudo é enfoque nesta página sobre o Projeto Verde é Vida e as suas ações de responsabilidade social, bem como a preservação do meio ambiente. A pouco mais de meio ano está sendo montado pela AFUBRA um projeto que integrará equipes técnicas do Verde é Vida, e da pesquisa em BIODIESEL, irá tratar do recolhimento dos óleos saturados (frituras), dentro da estrutura de atuação da AFUBRA por meio do Verde é Vida;
“Vamos unir o trabalho de zelar pelo meio ambiente recolhendo os óleos que podem contaminá-lo ao estudo de produção de BIODIESEL que há tempos estamos desenvolvendo”, destaca, o presidente da AFUBRA; Benício Albano Werner.
A equipe da AFUBRA já vem a mais de dois anos fazendo esse trabalho no novo projeto que a partir do girassol que é utilizado na pesquisa e complementação de renda pela atividade de diversificação. E, já tem resultados satísfatórios em cinco tratores que operam com; B100 e 17 com B50. Para essa união do NOVO PROJETO e o VERDE é VIDA as equipes irão ter em treinar professores e alunos das escolas parceiras, instruções através de reuniões e material escrito. As equipes do Verde é Vida, serão responsáveis pelo recolhimento dos óleos saturados junto às escolas e também pelo processo de reciclagem.
Isso trará incentivo financeiro de 0,50 por litro. Com esse incentivo às escolas poderão adquirir material e equipamentos, já se tem exemplo no Programa Bolsa de Semente, há anos é destinado bônus financeiros às escolas que coletam sementes de plantas nativas.
O vice-presidente da AFUBRA e gerente de assuntos Coorporativos; Heytor álvaro Petry, revela que a entidade já adquiriu uma pick S10 , (usada), que já integra o Projeto Biodiesel e que há vários meses é movida a biodiesel. E a mesma será utilizada para o recolhimento dos óleos saturados.
Matéria desta página foi feita baseada em dados textos e fotos oferecidos pela jornalista Luciana Jost – assessoria de imprensa da AFUBRA.

Nenhum comentário: