terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Assinada o Termo de Parceria da AFUBRA e 06 Municípios do Vale do Rio Pardo


Na manhã de terça-feira dia 03 de fevereiro de 2009, O Verde é Vida, representado na pessoa do Senhor Benício Albano Werner, presidente da AFUBRA, assinou o termo de parceria com 06 municípios da região. Estas assinaturas firmando parceria terão validade por 04 anos e define os trabalhos. Isso acontece nestas datas pelo fato da transição dos cargos do poder público maior nos municípios.A Afubra Assina este mês também com mais 08 regiões dos 03 estados no sul do Brasil.
São elas e as datas:
09/02 RA de Tubarão e Braço do Norte
10/02 RA de Rio do Sul e Ituporanga
11/02 RA de Rio Negro e Mafra
12/02 RAs de Imbituva e de Irati
13/02 RAs de Herval d’Oeste e de São Miguel d’Oeste
18/02 RAs de Sobradinho e Arroio do Tigre e de Venâncio Aires.
17/02 RAs de São Lourenço do Sul e Camaquã
20/02 RA de Cachoeira do Sul
O biólogo, coordenador pedagógico do projeto Verde é Vida; José Leon Macedo Fernandes flou sobre a participação de 64 municípios no Programa de Ação Sócio-Ambiental do Projeto Verde é Vida. Para o ano de 2009, a previsão é de que esse número suba para 79 municípios parceiros. Nas regiões de atuação do projeto aumentam de 12 para 14. A atuação geral do projeto a partir de 2009, 181 municípios. Até o final de 2008 era de 166. “Estes números não são os números definitivos. Ao final da assinatura das parcerias é que saberemos concretamente a abrangência que o Projeto terá a partir deste ano”, informou Leon.
A continuidade aos trabalhos continuará, Bolsa Semente, Ação conjunta, reuniões Pedagógicas, palestras e outros.
E novos projetos estarão sendo implantados pela equipe do Verde é Vida. Uma nova proposta o Projeto Guarda-Chuva.
“A sugestão é que; as escolas parceiras desenvolvam seu projeto Guarda –Chuva tendo como referência o Verde é Vida”, diz Leon.
Outra proposta é a Pesquisa Científica. _ “Esta proposta é para incentivar os alunos a pensarem cientificamente os mais diversos temas relacionados ao meio ambiente”, destaca Leon.
Novo Projeto; ao longo de mais de 17 anos o Projeto Verde é Vida, a AFUBRA tem atuado na conscientização e preservação ambientais, onde participam. 250 escolas. Há mais de dois anos vem desenvolvendo em um projeto de pesquisas na produção de biodisel a partir do girassol como atividade complementar de renda e diversificação.
As escolas terão incentivo financeiro, de R$0,50, para cada litro de óleo saturado, podendo este ser acondicionado em litrão tipo pet. Essa verba que entrará para as escolas parceiras que poderá ser utilizado para compra de equipamentos. Assim como já vem sendo feito há muitos anos, exemplo da Bolsa Semente, destina bônus financeiros as escolas que coletam sementes de plantas nativas.
_”Vamos unir trabalho de zelar pelo meio ambiente recolhendo óleos que podem contaminá-lo, ao estudo de produção de biodisel que há tempos estamos desenvolvendo”, destaca Werner
O lançamento da Revista Verde é Vida: por ocasião da assinatura do termo de parceria, foi apresentada a Revista Verde é Vida, são 40 páginas, que retratam as ações, projetos e atividades desenvolvidas por alunos, professores e comunidades em geral. Os textos foram enviados pelas escolas e alguns textos produzidos pela AFUBRA.
Os 3.500 exemplares da revista serão distribuídos às escolas parceiras, gratuitamente.
Nesta manhã do dia 03 de fevereiro de 2099, esse projeto foi apresentado a: prefeitos, secretários de educação, professores e imprensa. Renovando as parcerias através de um termo de cooperação entre AFUBRA e municípios para o desenvolvimento do Verde é Vida.
_“Temos uma história e um compromisso com o trabalho ambiental. Estamos renovando parcerias e ampliando ações, “ cocluí; Benício Albano Werner- Presidente da AFUBRA.
Texto informativo baseado no informe da Assessoria de imprensa da AFUBRA

Nenhum comentário: