segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Responsábilidades Sociais

Clara Schestatsky
O FUTURO È AGORA; é um projeto social que vem sendo desenvolvido desde de 1998. Com isso as famílias de agricultores que cultivam o fumo são beneficiadas há onze anos, com este trabalho de responsabilidade social. O primeiro projeto, que encabeçou a nova concepção de responsabilidade social que foi feita através do SINDITABACO, com a AFUBRA. Aonde foi o desenvolvimento de combate ao trabalho infantil nas lavouras nas lavouras de fumo na região do país. Dando espaço a criança e ao adolescente de voltar ou começar a ter um ensino escolar de melhor qualidade nas escolas dos municípios do cultivo de fumo tabaco, e há 11 anos, estão sendo desenvolvidos muitos projetos que beneficiam milhares de crianças e adolescentes do meio rural, filhos de mais de 180 mil produtores nos 730 municípios do Sul do país.
Em. 2008, uma nova fase foi estabelecida, com a criação da REDE SOCIAL onde fazem parte: agentes públicos e privados, além de representantes das indústrias beneficiárias do fumo tabaco e entidades que representa o produtor rural, nos estados do sul do país. _ Com objetivo de fortalecer, mobilizar e integrar agentes em favor da proteção de crianças e adolescentes, buscamos apoio dessas entidades representativas para torná-los co responsáveis pelo programa, desta forma, ampliar as ações em favor da proteção de crianças e adolescentes no meio rural. Explica Shünke”. Essas reunião já estão sendo realizadas desde de maio de 2008. Inicialmente com instituição do Rio grande do Sul, com a OTI ( organização internacional do Trabalho), a intenção é estender esse projeto no estados de Santa Catarina e Paraná.
Ações:De 1998 à 2006, o projeto O Futuro é Agora, já ampliou essa caminhada há três novos projetos; Protetor da Criança e da terra, que tem o objetivo de garantir a conclusão da criança no Ensino Fundamental. Esclarecendo através do Estatuto da Criança e adolescente a necessidade que é primordial educação para o desenvolvimento sadio atreves da educação dando ampliação de conhecimento e cultura aos seus filhos no meio rural. “
Indústrias Parceiras da Escola, que tem como objetivo a freqüência de crianças e adolescentes na escola. Para o setor privado que vem trabalhando no seguimento a favor da educação, modo a viabilizar o acesso. Além de contribuir para melhoria da qualidade e atratividade do ensinoações voltadas principalmente as jornadas ampliadas.
Criança Feliz é Criança que Estuda, trata-se de campanhas de mídia em mais de 100 rádios dos três estados do sul. Nos meses de novembro e dezembro. Onde divulgam a importância da matrícula escolar dos filhos dos produtores de tabacos. _ O resultado é a melhoria na qualidade de vida não só de crianças e adolescentes, mas dos demais membros da família, que com uma melhor compreensão da questão se tornam protagonistas de uma efetiva transformação social, essencial para o futuro das próximas gerações. Explica Schünke.
Projetos: O Programa o Futuro é Agora, tem o objetivo de avançar no combate ao trabalho infanto-juvenil , por intermédio da sinergia entre a cadeia de negócios do tabaco e demais agentes que estão envolvidos nesta questão. A AFUBRA e as empresas associadas ao SINDITABACO, mantém cerca de 30 ações de melhoria de vida das comunidades conscientizando sobre a problemática do trabalho infantil nas lavouras. _ A educação está no centro do programa O Futuro é Agora, pois o acesso à escola é a maior forma de apoiar crianças e adolescentes local, gerar qualidade de vida e a garantir direitos fundamentais, destaca Shünke.
Emplantaram diversas iniciativas ao longo destes 11 anos, través das Ações de Educação; Apoio aos Conselhos da Criança e do Adolescente, Oficinas Lúdico-Pedagógicas, Caravana da Cidadania, Casas Familiares Rurais, Centro de Tecnologia da Informação e da Comunicação, Cooperativa Solidária, Dia da Criança Feliz, Doação de Equipamentos às Escolas e Materiais Escolares, Infância: Tempo de Brincar e Estudar, Jornada Escolar Ampliada, Nosso Futuro, Qualiescola, Ser Mais Feliz na Escola, e Ser Mais Feliz no Campo.

Ações de de Prevenções Ambientais são promovidas. Através de ativiidades concientização teoricas, preservação do meio ambiente requer ações de responssabilidades coletivas.
Ações de Esporte e Lazer, atuando no desenvolvimento psíquico e físico e moral e social infanto-juveníl.
Ações Culturais, que envolve educação, integração e foratalecimento dos laços familiar.

A AFUBRA E AS EMPRESAS QUE FAZEM PARTE E DESENVOLVEM SUAS PRÓPRIAS AÇÕES DENTRO DO PROGRAMA O FUTURO é AGORA ;ALLIENCE ONE, BRASFUMO, CIA CONTINENTAL, KANEMBERG & CIA, PHILIP MORRIS DO BRASIL, SOUZA CRUZ E UNIVERSAL LEAF
TABACOS.
Esta matéria foi realizada baseada nas informações solicitadas por essa reporter, e enviadas pela assessoria de imprensa( Márcia Bertoncello), do SINDITABACOS. no almoço do SINDI TABACO dia 27 de Janeiro..
Reunindo aempresa para divulgar projeção para a Safra deste ano. Que você encontra matéria no corpo do jornal.

Nenhum comentário: