sábado, 21 de fevereiro de 2009

Lançamento da EXPOAGROAFUBRA 2009


À noite do dia 18 de fevereiro, foi marcada com um dos maiores acontecimentos da região do Vale do Rio Pardo; o jantar do lançamento oficial da Nona ExpoagroAfubra onde estiveram presentes: autoridades, convidados e imprensa. O evento ocorreu na sede da AFUBRA à rua Carlos Trein Filho em Santa Cruz do Sul. O presidente da AFUBRA: senhor; Benício Albano Werner, saudou os convidados e divulgou as datas estabelecidas desta exposição que se realizará nos dias 04, 05 e 06 de março deste ano de 2009. Para caracterizar melhor seu trabalho técnico a Afubra adquiriu uma propriedade agrícola no município de Rio Pardo/RS, hoje conhecida como Estação Experimental, que acolhe todos os anos a ExpoagrpAfubra, que acontece no Parque de Exposições Hainsi Gralow. Neste local a entidade cultiva lavouras experimentais e desenvolve outras atividades. Periodicamente os agricultores participam de dias de campo, visando repassar, de forma prática, técnicas de plantio e de acesso ao conhecimento sobre culturas diversas. É um espaço onde o produtor tem a oportunidade de aprender novas tecnologias e definir alternativas de acordo com sua preferência e compatível à estrutura física de sua propriedade.
O Deputado Federal Sérgio Ivan Moraes, em seu discurso relembrou o começo desta magnânima idéia, da criação de uma feira do pequeno produtor, que surgiu do senhor Hainsi Gralow (in memoram), na época presidente da AFUBRA, um homem visionário na busca da divulgação, comercialização, promoção de diversificação de produtos gerados da agricultura familiar. A AFUBRA deu iniciou as atividades do Parque de Exposição nos dias 05, 06 e 07 de março, com a abertura oficial da primeira ExpoagroAfubra 2002. Lembrou-se o Deputado Federal que um dia chegou a citar que a Expoagro na região teria a mesma extensão de qualidade e diversificação da famosa feira da Expoínter, que é realizada em Esteio. E realmente a cada ano o local vem melhorando os seus eventos e demonstrações de crescimento do homem do campo, com experimentos qualificados na apresentação do produto final. O Deputado Federal Moraes, ressalva; a expoagroAfubra é um grande acontecimento na região, mostrando ao público visitante e ao agricultor familiar que o trabalho do homem do campo está cada vez mais evoluindo e melhorando sua expectativa de crescimento em vários aspectos fundamentais para a economia da região.
A Prefeita Kelly Moraes, também citou em seu discurso a preciosidade da obra criada e idealizada pelo senhor Hainsi Gralow, nesta ocasião. E que estará apoiando a AFUBRA e a EXPOAGRÔ no que estiver ao seu alcance como presidente da AMVARP e como Prefeita eleita de Santa Cruz do Sul. Ainda citou nesta noite; o comparecimento nesta data do lançamento da Expoagro de sua vice-presidente da AMVARP, a Prefeita de Vera cruz senhora Margaret Pretry, e também a presença do prefeito de Rio Pardo senhor; Joni Lisboa da Rocha.
O Deputado Estadual Heitor Schuch representante da Assembléia legislativa de Porto Alegre, também citou a importância da ExpoagrôAfubra, e mais citando na ocasião o papel importante da entidade na ajuda a CPI dos insumos, do qual o deputado foi o vice-presidente. Foram apuradas as existências de cartel, e, oligopólio das empresas de fertizantes, além da venda de produtos adulterados.
A abertura oficial do evento para o público em geral ocorrerá às 09 horas da manhã do dia 04 de Fevereiro. Há 05 meses o Parque de Exposições Presidente Hainsi Gralow está sendo preparado para se transformar, novamente, em um grande centro de informações e de sugestões, visando fomentar a diversificação da propriedade rural. Durante três dias, mais de 270 empresas, entidades e instituições vão apresentar produtos e serviços voltados ao trabalho no campo.
Segundo o coordenador geral da feira, engenheiro agrônomo Marco Antonio Dornelles, a programação inclui palestras técnicas, apresentação de áreas demonstrativas, dinâmica de máquinas e equipamentos e encontros de lideranças rurais. Pesquisadores, estudiosos e especialistas também se farão presentes para compartilhar conhecimentos com os visitantes, que terão acesso gratuito a todas as atividades, das 8 às 18 horas.
Assim como ocorreu nas edições anteriores, a Expoagro Afubra vai dar ênfase às recentes novidades para o setor agropecuário. “A feira oportuniza o repasse de tecnologias avançadas, bem como a realização de negócios entre expositores e produtores”, diz Dornelles. O objetivo, segundo ele, é demonstrar, num só lugar, técnicas e metodologias que ofereçam propostas de diversificação viáveis para os produtores rurais.
O coordenador lembra que, em 2009, a feira vai, novamente, destacar a agroenergia. “O mercado mostra que há demanda e acreditamos que a região pode ocupar seu espaço”, explica. Para tanto, foi construído um pavilhão de 600m2 que abrigará uma microusina de álcool e uma usina de biodiesel, onde também serão apresentados resultados de projetos e trabalhos na área. Em torno do pavilhão da agroenergia estarão as lavouras de girassol, mandioca, cana-de-açúcar, batata doce, sorgo, soja, milho e mamona, matérias-prima na produção da agroenergia.
Outro aspecto é o das agroindústrias, cujos espaços foram melhorados e ampliados. Na Expoagro Afubra 2009, num pavilhão específico, haverá espaço para 62 agroindústrias. “Queremos oportunizar a força da agricultura familiar e da propriedade fumicultora”, acrescenta Dornelles, ao revelar que a organização do espaço tem a participação da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag).
A irrigação também recebe atenção maior, com apresentação de novidades em variados sistemas e as peculiaridades e vantagens de cada um deles. A Secretaria Extraordinária da Irrigação e Usos Múltiplos da Água, do Rio Grande do Sul, estará presente com tipos de irrigação para pastagem, associada à produção de leite. No pavilhão dos animais, cujo espaço físico foi ampliado em 2008, além dos bovinos de leite e de corte, ovinos e caprinos, em 2009 haverá a presença de avestruzes. Palestras sobre alimentação animal e padrão zootécnico fazem parte da programação do local.
Dornelles frisa ainda outras atividades que constituem diferenciais da Expoagro Afubra, como a dinâmica de máquinas, pelo segundo ano consecutivo com o apoio do curso de Engenharia Agrícola da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), e as lavouras demonstrativas. “Buscamos trazer sempre as novidades, fomentar a discussão sadia, através da apresentação de opções de novos investimentos, e disponibilizar linhas de crédito para produção e comercialização, buscando incrementar a produção familiar”, complementa o engenheiro agrônomo e coordenador geral da feira.
A nona edição da Expoagro Afubra tem como patrocinadores a Pioneer Sementes, Massey Ferguson, Banco do Brasil, Husqvarna, Banrisul, Yara Fertilizantes, Sicredi e Nortox, e como apoiadores a Emater/Ascar, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e a Brasil Telecom. A feira conta também com diversas parcerias com órgãos governamentais e entidades ligadas à pesquisa e ao desenvolvimento do setor rural.
Horário de visitação: das 8 às 18 horas.
- Entrada franca.
- Ônibus grátis, de hora em hora, trajeto ida e volta da matriz da Afubra (Rua Júlio de Castilhos, 1031, Santa Cruz do Sul) até o parque de exposições.
- Expositores: mais de 270, entre empresas, instituições e entidades voltadas ao meio rural
- Praças de alimentação, sanitários e estacionamento para mais de seis mil veículos.
- Sorteio de prêmios durante os três dias do evento. Texto baseado em informações da assessoria de imprensa da AFUBRA e discursos feitos ao vivo na ocasião. Clara Schestatsky.

Nenhum comentário: