sexta-feira, 5 de março de 2010

MODA: A profissão do presente!


Juliana Scholante - Estílista formada / Faculdade de Caxias do Sul
A moda é um segmento que cresce cada dia. E, a demanda por produtos relacionados ao mundo da moda acompanha este ritmo acelerado, assim como a tecnologia dos tecidos, moldes e modelos. Por isso criou-se uma necessidade de diferenciar-se não só pela beleza das roupas, mas também por sua versatilidade e funcionalidade, aumentando, conseqüentemente, a procura por profissionais capacitados.
O designer de moda não apenas cria, desenha, costura e molda. O processo de criação inclui constantes pesquisas, de maneira que a moda feita aqui no Brasil tem influência de culturas de todo o mundo, aliado a noções de arte e estética, a máxima “no mundo nada se cria, tudo se copia e se transforma” caiu por terra, e este profissional a cada estação surpreende, inova e fascina a todos.
Um estilista para se destacar cria mais que alguns modelos de roupas, ele cria conceitos, se utiliza de linguagens visuais para incentivar o consumo, e assim faz com que o consumidor sempre busque novas imagens, um novo produto para manter-se atualizado e na moda.
No entanto, um estudante de moda não precisa necessariamente criar roupas, sapatos ou jóias, ele pode optar por trabalhar no desenvolvimento de catálogos de moda, vídeos, sites, na organização de desfiles. Pode criar e desenvolver produtos em vários segmentos do setor têxtil, como indústrias de tecidos, aviamentos, ateliês e confecções.
Pode trabalhar também em empresas de assessoria, marketing visual, merchandising, pesquisa e consultoria, criação de figurinos, meios de comunicação e produção na área de moda, enfim, o leque de possibilidades que se abre é imenso, é só querer, estudar, arregaçar as mangas e trabalhar!

Nenhum comentário: