sábado, 17 de abril de 2010

Mais uma vez o descaso com o povo gaúcho

Na quarta feira as 8 horas e 40 minutos, a repórter correspondente: Clara Schestatsky, representando o veículo Novo Tempo Jornal, de Vera Cruz, contatou Brasília e falou com as seguintes autoridades: deputado fed. Sérgio Ivan Moraes, a presidente da AMVARP e prefeita de SCS Sra. Kelly Moares e a sua vice-presidente da AMVARP e prefeita da cidade sede deste jornal:Sra Rosane Petry. Neste momento de tensão, sobre o assunto: cultivo do Fumo Tabaco no Brasil. Realizada pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, a audiência pública tinha como tema: medidas previstas na Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco. A reunião havia sido marcada pelo relator público para ter início às 14 horas e 30 minutos em Brasília. Esse debate foi sugerido à ser realizado antes de qualquer proclamação oficial de alguma coisa contra o tabaco que gera 74% de arrecadação a região do Vale do Rio Pardo. E que lidera a nossa maior fonte de renda, isto a população já tem consciência unanime de onde provém verda de sustentação da economia para gerar: emptregos, condição melhores na saúde e na educação.Os prefeitos que representaram a região do vale do Rio Pardo: Kelly Moraes (PTB Santa Cruz do Sul) Rosane Petry (PP/Vera Cruz), Mário Rabuske (PP/Sinimbu), Joni Lisboa da Rocha (PTB/Rio Pardo), Lauro Mainardi (PMDB/Candelária), Bruno Radtke (PDT/Cerro Branco) e Sérgio da Rosa (PMDB/Novo Cabrais).Vale do Sol, Clécio Halmenslager, que aos poucos voltaram na quarta-feira as seus municípios um tanto desapontados.

Segundo fep. Fed. Moraes: "Houve um desrespeito do relator público e sua comitiva contra a comitiva vinda do Sul, de autoridades das cidades que cultivam o Fumo Tabaco".,Que em primeiro lugar mobilizaram o pessoal do sul do país da região produtora  para uma reunião decisiva. A ponente comitiva vem manifestando-se em outras ocasiões, onde se pronunciaram contra a agricutura deste seguimento, sendo que a mesma seja proíbida em defenitivo, como lei. Mas, ao contrario do que se esperava de um debate entre às partes interessadas, não houve o comparecimento da comitiva contra e o relator ficou apenas para dara abertura e retirou-se. " Ou foi para comprir um protocolo. ou a decisão foi mera teatro para que nós podesemos recuar" . O que se fez e se faz: é para lutar contra esta lei que deverá fazer perdas de divisas enormes a região e ao país, é unirmos forças como: "Mobilizandos e fizemos questão de trazer à essa reunião representantes do SINDITABACOS e da AFUBRA do BRASIL, para que nossas lideranças obtivessem não só o respeito político por que levamos até Brasília os prefeitos de cada cidades que fazem parte desta região do vale do Rio Pardo, que vive da agricultura famíliar, cujo o principal produto  é o Fumo Tabaco"  Ou isso foi para comprir um protocolo,.Que no final poderá ser relato ainda contra a nossa espectativa. Por isso enquanto os prefeitos estão voltando na quarta feira e quinta feira, eu seguirei em Brasilía de olhos bem mais abertos, para qualquer atitude de aparecimentos de algum documento que diga que essa reunião ocorreu, e que a comitiva da região do Vale do Rio Pardo acatou algumas decisões e ou que seja, dita pela oponente. Sabe-se lá se à decisão já deve ter sido tomada por eles, e foi um mero teatro? "Houve aldiência pública, só com as partes favoravéis, onde ficamos um olhando para a face do outro!" dep. Fed. Sérgio Ivan Moraes.

Na opinião da presidente da AMVARP e prefeita de Santa Cruz do Sul:Kelly Moraes, teve dois lados o positivo e o negativo. Positivo por que nos mobilizamos para realizar essa viajem até Brasília, conseguimos levar todos os 12 prefeitos e os representantes do SINDITABACOS e AFUBRA do Brasil, para que podessemos juntos resolver essa questão que não está correta a imposição da proibição do cultivo do fumo tabaco. È lamentavél, ver que a comissão oponente nem se quer foi ao plenário debatera questão. E a conduta do relator público de abrir a sessão e deixar a sala 10 minutos, com a comitiva visitante,alí sem a miníma explicação. Mas o que importa neste momento é que temos argumentos para lutar contra esta suposta lei que iria nos dar tanto prejuízo na região.” O negativo é que tivemos um custo de deslocamento, não só pelo custo em sí, mas o desgaste e do desrespeito que sofreram as autoridades municipais e a comitiva que formamos com representantes de seguimentos:  Sinditabacos Presidente: Iro Sünke e da Afubra que foi representada por: Romeu Sneider. E que essa atitude da comitiva contra o Fumo nos surpreendeu, por que não tiveram atitude de vir se posicionar perante a essa reunião que os mesmos solicitaram.

A Vice-presidente da AMVARP e prefeita de Vera Cruz Rosane Petry tem essa posição.
Ficamos decepcionados com a atitude do relator no plenário e coma falta do comparecimento da comitiva contra o fumo. Estivemos presentes a reunião representando à  cada família da agricultura que provém sua fonte de sustentação de Fumo, as nossas cidades e preocupação, de o que falar na volta para cada um dos municípios que representamos. A decepção foi muito grande! O convite foi feito por eles, não por nós .Nós comparecemos, vejamos às respostas que virão daqui para frente,.mas acabamos falando apenas para nós mesmos. E com isso mostramos ao Brasil que temos muita união.

Nenhum comentário: