quinta-feira, 15 de abril de 2010

SindiTabaco participa de audiência pública em Brasília

                                                                                Noticias da assessoria de imprensa do Sinditabaco
O presidente do SindiTabaco  - Sindicato da Indústria do Tabaco, Iro Schünke, participou nesta terça-feira, 13 de abril, de audiência pública em Brasília com o objetivo de debater a implementação, no Brasil, das medidas previstas na Convenção Quadro para o Controle do Tabaco. A audiência reuniu dirigentes de entidades, prefeitos, deputados, Ministérios e representantes de outros órgãos.
Foram ouvidas posições do Ministro Sílvio Albuquerque, chefe da divisão de Temas Sociais, Adriana Gregolin, assessora da Secretaria de Agricultura Familiar, Rita de Cássia Milagres Vieira, coordenadora geral de Agronegócios, Rogério Fabrício Glass, analista de Comércio Exterior, Sávio Rafael Pereira, coordenador-geral da Secretaria de Política Agrícola, Humberto José Coelho Martins, gerente geral de produtos derivado de tabaco, Luiz Antônio Rodrigues da Silva, diretor do Instituto Nacional do Câncer (INCA), Paula Johns, diretora executiva da Aliança de Controle do Tabagismo (ACT), Iro Schünke, presidente do SindiTabaco, Altemir Antônio Tortelli, presidente da FetrafSul e Romeu Schneider, da Afubra.

Ao final das apresentações, manifestaram-se os deputados Luiz Carlos Heinze, Pompeo de Mattos, Sérgio Moraes e Vilson Covatti, que demonstraram preocupação com possíveis atitudes que possam afetar o setor, pois são grandes conhecedores da importância social e econômica do mesmo. Também estiveram presentes os prefeitos Bruno Radtke (Cerro Branco), Clécio Halmenschlager (Vale do Sol), Joni Lisboa da Rocha (Rio Pardo), Kelly Moraes (Santa Cruz do Sul), Lauro Mainardi (Candelária), Mário Rabuske (Sinimbu), Rosane Petry (Vera Cruz), e Sérgio da Rosa (Novo Cabrais). Os prefeitos saíram decepcionados, pois não puderam participar efetivamente do debate.

Para o presidente do SindiTabaco, Iro Schünke, surpreendeu negativamente que o proponente da audiência, o deputado federal Luiz Carlos Hauly, participou apenas em parte do encontro. O mesmo aconteceu com o próprio presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados; os demais integrantes da Comissão, que ajudaram a aprovar a audiência, não compareceram. Em contrapartida, o lado positivo do encontro foi a grande presença de autoridades e representantes ligados à cadeia produtiva do tabaco. “A audiência demonstrou o engajamento e a preocupação de entidades privadas e órgãos públicos relacionados ao setor”, avaliou Schünke.
        

Nenhum comentário: