sábado, 15 de maio de 2010

SANTA CRUZENSE, ESTUDA NA ESPANHA AS NOVAS TECNOLOGIAS PARA A TERCEIRA IDADE

C.S./N.TJ - 1) Gostaria que você  fizesse um pequeno auto- retrato pessoal/profissional, e contar como passou a fazer parte deste projeto.
R: Uma profissional, que saiu da área da comunicação e se emprenhou pelo lado do empreendedorismo social ao participar de um projeto chamado Premio Ashoka-McKinsey em 2002 e desde lá trabalha com esta visão de empreendedorismo. Desde 2006 mais fixada em trabalhos voltados ao atendimento a terceira idade, e, detalhe, este prêmio que cheguei na final entre mais de 200 projetos inicialmente selecionados, voltado a terceira idade. Os conhecimentos de responsabilidade social pessoal e empresarial reforçaram minha caminhada. Uma consciência de que se deve trabalhar para a construção, com visão de futuro e não resolver só o presente. Meu nome Miriam Etges. Tenho 45 anos, faço 46 dia 19 e vou comemorar em Barcelona, 03 filhos e totalmente pró ativa.
O governo do estado, através da Secretaria de Justiça e Desenvolvimento Social abriu um edital pra quem quisesse fazer um projeto visando intercambio internacional na busca de novas tecnologias sociais. Editais são fechados em temas e havia o tema idosos. Com isso e com o incentivo das pessoas que conheço na Espanha, fiz um projeto em janeiro 2010. Em final de fevereiro a resposta positiva de aprovação do meu projeto. Estou na Espanha, só, foram aprovadas 09 bolsas e cada um foi para um lugar. Eu vim para a Espanha. Todos os contatos aqui foram pre realizados por mim antes, por que tem que constar no projeto.
C.S./N.T.J  - 2) E que tipo de pessoas são enviadas para fora do BRASIL, e como  deverão implantar  através do GOVERNO DO ESTADO  novas tecnologias sociais no cuidado do idoso, a partir de qual momento (data)?
R: O compromisso que temos é depois repassar tudo o que aprendemos aqui. Cada um na sua área. Haverá uma grande reunião onde serão convidadas entidades, todas voltadas aos vários assuntos de cada um dos 9 bolsistas e se tornará público tudo o que aprendemos. Tem uma data marcada, mas não tenho aqui. Se entidades solicitarem, minha responsabilidade será repassar os conhecimentos adquiridos, mesmo que de forma mais pessoal, diretamente para uma entidade, não necessariamente em público.
C.S/N.TJ - 3) Composto por quantas pessoas o grupo que você está participando?
R: Como já coloquei, estou so eu na espanha para buscar este tipo de informação. As outra 9 pessoas que tiveram seus projetos aprovados foram cada uma pra um país diferente ou para vários países. Todos devem estar viajando ou saindo do Brasil porque há tempo para executar o projeto.
 C.S/N.TJ - 4) E o turismo, as paisagens, a vida deste povo é semelhante a nossa?  Qualidade de vida deles pode nos ser útil como aprendizado?
R: Bem a qualidade de vida é bem mais alta. O euro vale bem mais, né?! Apesar da crise enfrentada, e de existir pobreza, não é como no Brasil. As pessoas são todas gentis, e pelo que andei conversando tem um apreço pelos brasileiros, são bem vindos aqui. Quando se diz, "soy brasileña" todo es más fácile.....  Tudo pode ser aprendizado. Principalmente o sistema de transporte coletivo é muito organizado e bem traçado. Os metros e os autobuses te levam para toda a Madrid.... e você pode comprar um ticket e andar em ambos.... quando há estações de metro interligadas que você sai de uma linha e pode ir pra outra não paga nova passagem, os carros respeitam muito os semáforos e os pedestres também: há um sonido quando está verde parar que os cegos possam cruzar as ruas em segurança...
C.S/N.TJ - 5) Como foi para você fazer parte deste grupo, que saíu atrás de estudos em um dos países que foi um dos nossos descobridores,  que hoje ensina muito além de conhecimentos: literários, geográficos e  gastronomicos?
R: Espanha é muito bonita por que convive perfeitamente há dois lados bem distintos... o antigo e o moderno. O antigo é muito respeitado, conservado e há leis de proteção. O moderno é muito lindo também, os prédios são muito bonitos, há um planejamento urbano muito interessante, há poucos prédios altos, e há um respeito de espaço entre os prédios... há muito verde, muitos espaços abertos, para controle da qualidade do ar Um termômetro que vi de controle da qualidade do ar. Os parques são lindos, as arvores muito grandes e conservados os parques...

Entrevista exclusiva, cedida à jornalista Clara, diretamente de Madrid. para o N.T

Nenhum comentário: