sábado, 4 de dezembro de 2010

Moacyr Scliar Um Gaúcho Imortal

 Gaúcho, Judeu, Médico, Professor, Escritor e Membro da Academia  Brasileiras de Letras
 Sexta dia 03 de Dezembro m Porto Alegre
No Instituto Maria Auxiliadora (IMA), no Bairro Auxíliadora. Moacir Scliar, contou sobrea sua vida, a vinda de seus pais Imigrantes Poloneses que chegaram de navio no começo da 1ª guerra mundial,com mais de 400 famílias que refugiárram-se da Europa no Brasil, (um dos que recebeu milhares de Judeuse refugiados de guerra, durante os períodos mais sanguentos da história).
Em palestra: Falou da sua infância pobre e de sua família as conquistas duras para sobreviver no dia à dia, em um país estranho cheio de belezas naturais e frutas tropicaís exóticas. Conta ele que: " Seu pai ao chegar no Brasil, ganhou de um senhor italiano uma banana, pois era um menino muito magro de 10 anos na época, e não sabia como comer a fruta, então como todas as outras friutas a descacou e o parte branda fruta colocou no lixo pois poderia ser o caroço e comeu a casca toda. E seu pai sempre dizia: A Casca da Banana, Não`É Tão Ruim de Se Comer". E citando isso Moacyr começou a introduzir de onde começaram a brotar as suas boas Histórias. O Sonho No Caraço do Abacate, um livro que escreveu para literatura juvenil e de todas as idades, conta bem esssa história de uma imigrante, que contavam sempre causos em família, e essa senhora em questão, disse ao marido que assim que viesse ao Brasil iri comer muito abacate. Abacate na europa era fruta para ricos. E essa senhora nunca havia nem visto um abacate na vida. E dito e feito chegou ao Brasil e ganhou a fruta, e da mesma forma não sabia come-la, mas essa senhora comeu o abacate com casca e tudo e reza a lenda que até o caroço. Como é que ela conseguiu engolir ou mastigar o caroço é que não se sabe. E assim ele foi relatando fatos da sua vida, sua memória em relação a coisas que aconteciam na colonia judia do bairro Bom Fim de Porto Alegre. Um bairro de imigrantes pobres que chegaram e tinham um hábito de estarem sempre uns visitando aos outros e era ofensa trancar as portas, pois o bairro funcionava como uma grande família.. Os alunos do IMA, este ano leram cerca de 04 livros de Scliar, e ela como um dos "imortais da Academia Brasileira de Letras", é uma pessoa muito ocupada, porém muito ascessivél., e até o dia 20 de dezembro estará as voltas com viagens pelo estado em função das Feiras de Livros.
A Academia Brasileira de Letras, é um espaço maravilhoso, segundo Scliar, que convidou todos os presentes a palestra a visitar:
"Se estiveram no Rio de janeiro, não deixem de visitar a Academia Brasileira de Letras, sua sede é central, em uma casa antigua e bonita, e ao lado tem um prédio onde ocorrem vários eventos culturais, exposições, palestras, cursos, atividades literárias entre outras tantas coisas dentro da àrea cultural.A Academia Brasileira de Letras, fundada por Machado de Assis, que na realiadade foi um grande desbravador cultural, venceu o preconceito por ser um mulato nos anos de 1800.E ao longo desta palestra, citou que na próxima semana a Sra. Ana Maria machado será a nova presidenta da Academia Brasileira de Letras, devido a um falecimento ocorrido a poucos meses atrás.Inclusive imortais morrem também, segundo ele, as obras é que ficam.Moacyr vai ao Rio de Janeiro 1 vez ao mês.

E as perguntas da moçada, foram bem interessantes, esses alunos aprendem desde a 5ª série como se familiariz com a cultura,peças de teatro, oficinas literárias e redação. As perguntas foram as seguintes:
Aluno IMA: Esse movimento tecnológico internet e as possibilidades de conseguir obter livros e informação on line, fez com que o jovem perdesse o interesse pela leitura de livros em papel?
Resp. Moacyr Scliar: Pelo contrário, hoje vocês lêem mais e escrevem bem mais também.
Aluno IMA: Com o lançamento do iPad, o que poderá modificar na questão de perder-se o gosto pelo hábito de manusiar um livro?
Resp. Moacyr: Um lançamento muito bem vindo, que pelo contrário do pensem: auxiliára ainda mais o ascesso a literatura, talvez até com ilustrações animadas(animações), e possivelmente até a inclusão de um filme ou até entrevistas com o escritor. Não acredito em um final tão rápido para o livro impresso, aliás até poderá nunca se tornar obsoleto.
Aluno IMA: Você trata muito em seus livros coma situação de preconceito, você sofreu muito preconceitos em sua vida?
Resp. Moacyr: Não não sofri muitos, mas já briguei com outros meninos na rua, escola por sofrer preconceito. O Brasil melhorou e evoluiu muito na questão de preconceito, seja por raça,fé e outros tantos. O Brasil, foi o último país do mundo a executar a lei  a Abolição da  da Escravatura.
 Eu leio a biblía, o velho e Novo Testamento. Conheço bem o catolicísmo, sei as reverencias todas e rezas de missas, estudei no Colégio Rosário, respeito a todas as religiões. Só existe preconceito hoje no mundo, nesta religiões de fanáticos, onde que há um grande problema ainda.
Aluno IMA: Como você se sente em ser um Imortal da Academia Brasileira de Letras, e como é para ser um embro da academia?
Resp . Moacyr: Academia Brasileira de Letras, não é um lugar onde se fazem eleições todos os anos, são escolhidos e indicados os que formarão a banca de 40 membros. Onde só será  refeita uma nova escolha de membros, de acordo com o falecimento de um. Para ser membro, não é nescessáriamente que se sejam apenas os escritores, mas sim alguém ilustre dentro de sua àrea como: Professores, Políticos, entre tantos outros que se distacam e são bem falados para representar a cultura, educação e história de nosso país. E também escritores maravilhosos como: Mário Quintana e Érico Veríssimo, não foram membros da Academia e nem por isso deixam de ser excelentes escritores. No exterior quando fala-se em Academia Brasileira de Letras, muitos respondem que já leram todas as obras de Machado de Assis, que é uma referência de cultura do Brasil..
Encerrou o evento as 11horas e 10 minutos, com uma bonita sessão de autógrafos, Scliar doou 02 obras suas (livros),  para aBiblioteca do IMA.
Agradecimentos a Editora Global /São paulo, por esssa oportunidade onde pude participar e realizar o meu trabalho. Parabéns poi mais um evento fantástico com escritor brasileiro, gaúcho e imotal.
É um enorme prazer, ter também mais um autografo do Imortal  Escritor 
Clara Schestatsky, Matéria cultura, para o Blog Vitrinne
Complementado Matéria
Formado em medicina, trabalhou na área pública, pois sua especialização é Medicina Pública, Professor de Medicina, parou de atuar como médico aos 70 anos, idade a qual existe uma lei que não permite mais o profissional desta àrea atuar. Escritor desde de jovem adolescente, em uma época em que não era vista como uma profissão de rerspeito, mas sim respeitosos senhores advogados, médicos e outras profissionais de grande prestígio escreviam para seu bel prazer. Mas conta ele que o primeiro Escritor Profissional do Rs, foi: Èrico Veríssimo, que o mesmo não era bem visto no meio. Era considerado a margem do social, pois fez da sua vida profissional o ganha pão de cada dia. Com o tempo Moacyr começou a muitos convites e muitas atividades coma literatura, que lhe ofereceu um grande destaque nacional. E hoje que não pode atuar como médico atua como escritor. É recebido e respeitado como um IMORTAL, o representante Gaúcho do Rio Grande do Sul, para o mundo como membro da Academia Brasileira de Letras.
Moacyr viaja pelo mundo através de convites para palestrar, neste encontro com essa sua jornalista citou:
" Na Afríca do Sul, o ensino de Faculdade a distância é enorme, cerca de 35 mil pessoas de lá estão na nova onda da utilização a ferramenta da internet como aproximação com o resto do mundo." estive lá para palestrar  neste lugar, onde existe somente uma sede e nenhuma sala de aula, o contato todo com os alunos, é on line".
Episódio mercante na manhã de sexta: Com muito carinho na rua na rotúla da Carlos Gomes com a Dom PedroII, de vidros abertos por causa do calor, os trabalhadores que entregavam folhetos nas sinaleras, se aproximavam do carro meio que observando o ilustre passageiro.Até que uma senhora perguntou se poderia apertar-lhe a mão e o beijou na mão, citando que: trabalhou com o Dr. Moacyr Scliar na saúde pública, e que ele era uma pessoa maravilhosa. A emoção tomou-me em conta do momento, e da simplicidade da reciproca de simpatia do ILUSTRE IMORTAl, e que ao qual ví, minha parte como jornalista terminara ali. E virei novamente a Clarinha, a pequena Clarinha sensível. igualmente como o Imortal Acadêmico, pego de surpresa, aos comprimentos de uma senhora do povo. 
Uma curiosidade: Scliar:  recebeu o nome de Moacyr, devido ao personagem do livro do romance IRACEMA, a sua mãe que sentia grande admiração e apreciação à literatura brasileira, de quem Scliar herdou o dom de amar os livros e escrever para que outros os amem também. 

O livro os melhores contos foi autografado a nós, Cesar(Global) e Clara(Jornalista), e diz o seguinte:
Para  Clara e Cesar, que unem a inteligência à simpatia, abraço
Moacyr Scliar!


O Vocabulário da Língua Portuguesa Editado Pela Global (VOLP), incorpora as bases do acordo ortográfico da língua portuguesa, aprovado em Lisboa aos 12 de outubro de 1990 pela Academia das Ciências de Lisboa, pela Academia Brasileira de Letras e por delegações de Angola, cabo Verde, Guine-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe


Uma obra aprovada, pela Academia Brasileira de Letras, que só a Global produz, mediante aos direitos autorais adquiridos pela Editora há 35 anos fazendo parte da História Cultural do Brasil





Nenhum comentário: