sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

GASTRONOMIA NA VITRINNE, página edição do dia 05 de fevereiro impressa e blog


           Diretamente do Iberostar Bahia  Sul



  
      ENSOPADO DE CORDEIRO À SICILIANA

                                      Receita do Chef Thiago Henrique Blesz




    
Esta é uma receita incomum que combina os sabores robustos do cordeiro e do vinho tinto com um toque inesperado de dois dos mais apreciados queijos sicilianos. Se não conseguir o caciocavallo, dobre a quantidade.




Ingredientes:
2 colheres de sopa de azeite de oliva
2 cebolinhas cortadas em quartos e 
Finamente fatiadas
2 colheres de banha ou gordura de
toucinho
1 Kg de perna de cordeiro sem osso,
Cortada em cubos
2 dentes de alho bem picado
240 ml de vinho tinto
450 g de batata bolinha, com casca
escovadas e lavadas:se não forem 
muito pequenas, corte ao meio ou 
em quatro
250 ml de caldo de vitela ou galinha
ou água
55g de queijo pecorino novo, de 
preferência siciliano, picado
55g de queijo caciocavalo relado
2 colheres de salsa picada


Aqueça o azeite numa panela grande ou caçarola ou refratária de tamanho suficiente para conter toda a carne.Junte a cebola e refogue em fogo alto por 8 – 10 min, ou até amolecer e dourar levemente.Adicione a banha ou gordura de toucinho e deixe derreter, misturando com a cebola.
Tempere a carne com sal e bastante pimenta – do – reino preta.Leve a panela e deixe cozinhar, mexendo sempre, por 5-6minutos, dourando os cubos de carne por igual.
Acrescente o alho e deixe cozinhar por 1 min, então junte o vinho tinto.Quando o vinho reduzir a metade, adicione as batatas. Junte o caldo ou a água e deixe ferver.Cubra, sem tampar completamente, deixe em fogo brando ou forno pré aquecido a 160ºC por 45 m.
Destampe e incline a panela para reunir a gordura acumulada e retire-a com uma concha pequena.Verifique se a carne esta cozida; se não estiver cozinhe com a panela destampada.
Quando o cordeiro estiver macio, espalhe os pedaços de pecorino e deixe cozinhar, mexendo até o queijo derreter. Junte o caciocavallo ralado e a salsa picada.A esta altura seu Vinho já estará na sua temperatura ideal! Tenha um Bom Apetite.!!




                                                 MUQUÉCA DE PEIXE
                                           chef.Thiago Henrique Blesz




Tempo 1h 10min
Rende - 4 porções


ingredientes:
4 postas de cação ou garoupa (700 gramas)
Suco de 1 limão
1 cebola grande cortada em rodelas
1 pimentão vermelho cortado em rodelas
1 pimentão verde cortado em rodelas
2 tomates maduros cortados em rodelas
2 colheres (sopa) de coentro picado
200 ml de leite de coco
1 colher (sopa) de azeite-de-dendê
2 tabletes de caldo de camarão


MODO DE PREPARO

Lave bem o peixe, regue-o com o suco de limão e deixe tomar gosto por cerca de 1 hora
Numa panela grande arrume o peixe, a cebola, os pimentões e os tomates
Polvilhe o coentro
Esfarele os tabletes de caldo de camarão, misture-os ao leite de coco e regue o peixe
Leve ao fogo baixo, com a panela parcialmente tampada, por 20 minutos
De vez em quando mexa com cuidado (para não quebrar o peixe)
Junte o azeite-de-dendê, prove os temperos e adicione sal, se preciso
Retire do fogo e sirva

(Dica) Não use água apenas Leite de Coco se precisar adicione um pouco mais na medida de como você quer a muquéca, molhada ou mais seca.
ESTA RECEITA É TÍPICA BAHIANA.


Editorial de Página:
Bom dia,  leitores e amigos do jornal Novo Tempo de Vera Cruz, hoje uma nova etapa começa nesta página. O leitor está cada dia mais exigente e querendo sempre novidades. É o propósito deste espaço que vem sempre fazendo inovações. Buscamos trazer a você leitor, informação, cultura e variedades. No ano de 2010, comecei a introduzir nesta página uma parte de Gastronomia. Muita gente solicitava receitas em Vera Cruz e Santa Cruz do Sul. Mas a grande novidade é  que o Chef responsável pela página Vitrinne Gastronomia, é nascido e criado em Vera Cruz. Atualmente está trabalhando em outro estado, férias de verão sempre aquele calor e muitos turistas o chefe Thiago H. Blesz é o responsabilidade a partir desta edição de colocar dicas e receitas fantásticas da Gastronomia. Thiago, como todos já devem estar sabendo ficará no Rissort até março, e de lá enviou estas receitas e acompanhou a diagramação da página VITRINNE GASTRONOMIA, que lhe foi enviada em prova antes da impressão e para quaisquer alteração, em fotos e localização de espaço. Não quer dizer com isso não não escreverei mais, apenas existem assuntos novos, nem tudo eu sei, e certas coisas realmente tem que se ter estudo e conhecimento para realizar.
Um bom final de semana à todos!
Clara Schestatsky




*Então a página em JPG acima contém erros,. Esta é só a prova solicitarei da gráfica a página corrida e postarei na segunda. Mas deixo sempre aqui que representa a impressão de fato editada.








 Semana que vem dia 12 de fevereiro, matéria sobre música, com brasileiro, porto alegrense , residente na Itália, e até já tocou e cantou ao lado de Laura Pausine, aguardem! As outras páginas 19 de fevereiro e 25 de fevereiro, mais história de arte música e Carnaval. 

Nenhum comentário: