sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

TRIOLOGIA DAS ARTES: SEGUNDA PARTE: A ORIGEM

 Parte da equipe organizadoresda Escola de Samba
Bandeira da Escola de Samba
1) Como começou a tua paixão por Carnaval?
Minha paixão pelo Carnaval começou em meados de 1997 quando fui procurado pelos diretores de uma ala da Escola de Samba Imperadores do Samba de Porto alegre que queriam ver se eu poderia fazer o chapéu da ala deles, pois sabiam que eu era neto do João Altair de Barros, que por varios anos foi carnavalesco da Escola de Samba Praiana, e que e acreditavam que eu poderia fazer o mesmo já que o mesmo sangue corre na minha veia. Dai em 1998 eu já vim a Santa Cruz trabalhar para a Escola de Samba 13 de Maio e dai por diante só foi, peguei a virose carnavalesca.
2) DE onde surgiu a idéia de fazer a escola de Samba em Santa Cruz do Sul, e o ano em que ela foi fundada?
Bom, como eu trabalhava para as Escolas de Samba daqui, eu queria fazer tudo aquilo que não conseguia fazer nas escolas eu trabalhava, e por isso um amigo meu de poa me sugeriu que eu fizesse a escola, o nome era para ser Estado Maior de Santa Cruz, porém por uma homenagem ao meu falecido sogro que foi sócio fundador da Imperadores do Samba de poa eu quis fazer essa homenagem a ele pondo Imperadores do Ritmo.
Fundação: 14/03/2005
3) O nome da Escola foi tirado de onde? E a questão do Tigrão que é o bordão da escola?
No nosso primeiro ano o símbolo era: A coroa imperial protegida por dois centauros, e como o desfile foi de muita garra ai trocamos os centauros pelos tigres, mas a coroa continua .
vitória no Carnaval da Santinha em 2007 Imperadores do Rítmo
 As maiores dificuldades que você encontrou para fundar e começar a atuação da escola de Samba Imperadores do Ritmo?
Grana, o nosso primeiro desfile não tivemos direito a verba da prefeitura, dai eu tirei 8 mil que tinha reservado para meu casamento e pus na escola para desfilarmos, mas mesmo assim não adiantou, pois saímos até com um carro alegórico sem rodas, ou seja, puxado a mão mesmo.
5) Na Avenida quantas pessoas participam no desfile, e com quantas começou o primeiro desfile?
No primeiro desfile foram 100, hoje a gte sai com algo em torno de 250
6) Que posição você e sua escola mantém em relação a fazer Carnaval o ano inteiro, tipo: arrecadação de verbas com comidas (jantares) e outras situações, que levem a angariar?
Essa é a minha meta, porém é dificultoso por que não temos sede, então a cada evento se sai gastando no minemo 500 reais para aluguel de sede, dai se torno inviável fazer um evento no mínimo por mês por causa dos custos.
7) Como você se sente em 2011, em relação a fazer um desfile, com a verba reduzida( e ou quase nem liberada), pela prefeitura de SCS?
Me sinto Nu
8) Carnaval no Rio de Janeiro as Escolas de Sambam empregam pessoas, é confecção de fantasias e os carros, para montagem, e então como isto é orçado e pago aos trabalhadores, ou ainda as pessoas por ser no interior fazem este trabalho de graça?
Não, todo mundo recebe, a despesa com pessoal toma conta de quase a totalidade da erba destinada, pois somente um soldador chega a se gastar em torno de 1.500,00 reais, e assim por diante.
9) a rádio da Escola de Samba, como foi feita a idéia?
A rádio é para ter um veículo de comunicação da escola para com seus adeptos, e também para ter como angariar verba para as despesas anuais da escola, como imposto de renda e etc...
10) Tu poderias dar a tua opinião de precisaria ser feito para que houvesse mais respeito ao Carnaval e mais reconhecimento aos trabalhos e toda essa estrutura para carnaval ficar mais flexível ao Carnavalesco que as vezes, devido a redução de horário imposta este ano de 2011, como fazem aqueles que soltam muito tarde de seus trabalhos?
Acho uma palhaçada,, acredito que muitas pessoas que aqui vivem não sabem que aqui é um pedaço do Brasil e não de outro país qualquer.
11) Que dia e há que horas está prevista a entrada de vocês na avenida?
12 de março as 23 horas
«Respeitem o Carnaval só isso que peço mais nada».  frase de: Edinei Martíns, entrevista dia 17 de fevereiro de 2011, será editada dia 19 no Jornal Novo Tempo de Vera Cruz!
André Beck(SCS), o atual Presidente do Congresso Nacional Marco Maia (PT), Edinei Martíns e Joca Assessor de Maia. Detalhe: O Jornal Novo Tempo foi o único veículo de comunicação presente e representei a imprensa perante o vice presidente do Congresso Nacional na època em que ele veio somente para este evento realizado por Edinei Martíns para a apresentação das fantasias de sua escola, o Carnaval, onde o tema foi 100 ANOS DE RIO PARDO, a cidade histórica! O restante da imprensa, não compareceu,  não por falta de convite aos veículos, mas pela falta de respeito e descaso ao Carnaval!
Foto: Clara Schestatsky - Jornal Novo Tempo.

Semana que vem: A Trilogia das Artes, Ensaiando Para Vida com Liko Badaró; Tio de Edinei Martíns, será a última página de 2011 falando de gente que tem no sangue o CARNAVAL BRASIL. Dia 26!

Nenhum comentário: