segunda-feira, 21 de março de 2011

47 ANOS DO AUDITÓRIO ARAÚJO VIANNA - Porto Alegre Redenção











O maior parque da Capital Gaúcha O Parque Farroupilha, ou carinhosamente chamdo de REDENÇÃO. Quem nunca foi a Redenção não conhece Porto Alegre! Além do Brique e das manifestações : políticas estudantís, indigenas, músicais e teatrais, a Redenção sustenta uma camada de famílias de artesões e vendedores de artigos produzidos artesanalmente até mesmo em reçaõa a alimentação como a tenda Bahíana e insensos Hare krihnas!


Mas antigamente, lá pela década de 70/80 os famosos festivais da canção estudantil já migravam para acontecer na capital gaúcha. E com toda herança de etnias que temos no Brsil, o sul do país não seria menor ou maior, destacando-se não apenas no Rock in Roll americano ou inglês, mas na música Rock Brasil, misturado em um som milongueiro novidade trazida com a inclusão de novos instrumentos utilizados pela gurizada tracionalista em modificar um pouco a cultura e modernizar fazendo variadas versões de uma mesma música... 
A História:
O Auditório Araújo Viana é um espaço cultural de Porto Alegre, localizado no Parque Farroupilha. Seu nome é uma homenagem a José de Araújo Viana, compositor gaúcho que produziu na virada do século XIXséculo XX. Sua ópera mais famosa intitula-se Carmela, e segue o padrão difundido à época na Itália, onde o compositor obteve sua formação. para o
Inaugurado em 1927 no local onde hoje é se encontra o prédio da Assembléia Legislativa, o auditório teve grande projeção em sua sede original. Tratava-se de uma concha acústica em estilo neoclássico a céu aberto, que contava com vários bancos rodeados por caramanchões. Com os anos, foi aumentando a necessidade da construção de uma nova sede para a Assembléia, que deveria ser próxima às sedes do Executivo, Legislativo e Judiciário. Isto levou a demolição do antigo prédio, e uma nova sede foi projetada pelos arquitetos Moacir Moojen Marques e Carlos Maximiliano Fayet.
A nova sede teria a capacidade quatro vezes maior do que a original, e foi inaugurada em 1964. A partir dos anos 70, passou a abrigar grandes shows da MPB, mas nos anos 80 e a encenação de óperas, passou a ter sua utilização diminuída devido a falta de reformas.
Nos anos 90, foi construída a cobertura que o prédio possui hoje, que foi inaugurada em 1996 com um show de João Gilberto. Com o tombamento do Parque Farroupilha, o auditório teve sua preservação garantida. Atualmente, abriga a Coordenação de Música da Secretaria Municipal da Cultura, a qual está vinculada a Banda Municipal de Porto Alegre.
Encontra-se atualmente interditado para reformas por tempo indeterminado.




Espaço aberto a apresentações artístico-culturais, com capacidade para 3.000 pessoas.


No interior do Auditório, encontra-se a Sala Radamés Gnatalli, com capacidade para 120 pessoas, preparada acusticamente para shows, concertos, palestras e cursos. 









Mas para a comemoração dos 47 anos, com o Auditório em reformas, a secretaria da Cultura juntamente com o prefeitura de Porto Alegre, improvisaram um espaço já consagrado por outros grandes nomes do MPB, mas desta vez deixando bem intitulado que o espaço é uma extensão do nosso grande  e valororoso Auditório Araújo Vianna. E dois grandes Gaúchos de tradições gaudérias milongueiras, e que já de anos pisaram no palco do Auditório com seus shows e bandas, ou amigos em apresentações especiais para essa comemoração histórica de 47 anos O gaúcho Pelotense Vitor Ramil e o Gaúcho nascido em Uruguiana Bebeto Alves

Porto Alegre este mês, nesta semana está em festa 239 anos de capital gaúcha, mas báh tchê!!!

Nenhum comentário: