segunda-feira, 29 de agosto de 2011

 
Bom Dia! E a  Página POLÍTICA destinado a todo Povo brasileiro. É para informar a população.
Eu não resisti as loucurinhas da  metrópole e fui até a praça da Matriz em Porto Alegre atrás de uma matéria diferente. O músico Toninho Crocco e o manifesto em seu favor. Mas não fiquei na rua. “ Em fim Deus dá a gente pega!” Fui entrando no Palácio Piratini, havia um lançamento de uns projetos imperdíveis. Para variar era eu de imprensa , e a imprensa do Palácio Piratini lógico, ao qual agradeço ao Jornalista e Fotógrafo: Eduardo Seidl e toda a equipe do Piratini para este memoriável evento. Pessoal da comitiva das   regiões dos Vales eu não vi: NIENTE” de certo enviaram seus representantes.
Bom Final de Semana! 
Foto Clara Schestatsky
E quem sabe 15 de março muitos cidadãos dos Vales venham participar ativamente
E lutar pelas propostas que mais lhes agradarem e discutir aquilo que não é viável também! Este é meu papel de informar, nem aumentar e nem diminuir, mas salientar a você leitor o seguinte pensamento” AÇÃO, não adianta política de transparência se ninguém cobrar e pedir para saber como estará a movimentação nas contas do município. Não adianta ficarem em casa e reclamar que está ruim, lutem pelo que querem!  Ou poderá ficar pior! Por isso se faz uma convocação e que seja boa para todos.
AOS GAÚCHOS E GAÚCHAS


A tarde de segunda feira 22 de Agosto as 15 horas no Palácio Piratini, no Galpão Críoulo da sede do Governo Estadual na ocasião a presença de prefeitos, entidades, delegados eleitos, fundações e representantes dos municípios para a colocação do projeto “CONSOCIAL”. Esta nova  maneira do governo fazer com que a população comece a participar dos novos investimentos em projetos que estarão sendo executados em breve para crescimento do Brasil
Projetos que serão implantados por todo país, com a utilização do dinheiro arrecadado em impostos. A população de cada município deve formar ou já ter formado sua comitiva para o dia 15 março de 2012 onde teremos a primeira grande etapa Estadual. E após em maio, no dia 12 a etapa Nacional. AS inscrições devem ocorrer até o dia 02 de setembro. Os projetos visa trazer melhoras das iniciativas já a algum tempo implantada e novos e fortes projetos para serem analisados. Os eixos temáticos, (as pautas), da 1ª Consocial: 1- Promoção da Transparência Pública e acesso a informações e dados públicos.
II- Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle de gestão pública.
III- Atuação de conselhos de políticas públicas.
IV- Diretrizes para a preservação e combate a corrupção.
Componentes da mesa de apresentação do Lançamento do Projeto CONSOCIAL.

O Chefe da Casa Civil: Carlos Pestana participou deste lançamento abertura, falando sobre a importância do desenvolvimento de muitos projetos, principalmente naquele que visa educação: O ESCOLA GOVERNO, do fundamental a pós graduação, já diversas universidades assinaram documento como parceiras, incluindo as não governamentais, que estarão  Governador Tarso Genro. Escola Governo, vai ampliar uma série de aprendizado a jovem e a população brasileira. Pestana, ainda eu seu discurso citou a questão do FUMO, discutir com os agricultores a conversão do plantio para o mais breve possível cultivar outro produto, solucionando assim um problema de médio e longo prazo. A criação de consórcios municipais para as ações de levantamento de áreas a serem visitadas por uma equipe especializada e formada para cada região na atuação adequando o estado dentro do novo código florestal e preservação do meio ambiente.
O Diretor-Presidente da Fundação de Desenvolvimento dos Recursos Humanos Jorge Branco, citou a importância deste projeto que abrange até a colocação e preparação de brasileiros para o mercado de trabalho, a política da transparência de governo e a atuação da população e seus representantes interagindo e ajudando cada vez mais no crescimento e desenvolvimento do RS.
O Gabinete dos prefeitos, representado pelo secretário adjunto: De Brum, apóia a idéia da formação de um consorcio regional entre os municípios para que se cumpram os referentes objetivos. Já coordenadora Adjunta do RS Mais Igual Paola Carvalho, apresentou o seguimento dos projetos que já estão sendo realizados como Bolsa Família e Bolsa escola, neste segundo momento destes objetivos foi criado o MAIS igual - Programa de Erradicação da Pobreza Extrema no RS.
"O fim das bolsas Famílias aos que já tem condições de ser capacitados a uma profissão  entrando no mercado de trabalho, passando o recurso do bolsa família aqueles que ainda não obtiveram chances de recebê-las. Em outros casos completando o que falta para estas famílias com ajudas e recursos do compromisso com os municípios, isto tanto para área Urbana como Rural, fazendo com que o homem do campo consiga ter alimentação, moradia, saúde e educação digna obtendo recursos de ajuda do Mais Igual. E citou que a presidenta Dilma Roussef estará em Porto Alegre no dia 1º de Setembro, para o lançamento deste programa na região sul.
E a Sub-chefe da Casa Civil Juliana Botelho, que explicou modalidade por modalidade do funcionamento do Projeto Consocial, citando que "A imprensa fala que há muita corrupção, mas queremos mostrar que não há apenas políticos corruptos trabalhando com o governo, mas sim transparência de política e principalmente o combate a corrupção.também
A mesa foi composta por membros representantes dos municípios que neste lançamento estão mais uma vez lutando interesses do RS.
Estiveram presentes:cerca de 47 prefeitos e alguns representantes de prefeituras e fundações.
Importante frisar que o RS é dividido em 05 regiões: Noroeste Colonial com 34municípios, Central com 34municipios, Médio Alto Uruguai com 33 municípios, Porto Alegre e região metropolitana com 32 municípios e região Sul com 26 municípios.


                                                                                                                                                                                                                          

Nenhum comentário: