sexta-feira, 2 de outubro de 2009

EDUCAÇÃO MAIOR HERANÇA DE UM POVO


Regina Maria Braga, Assessora Pedagógica da Global Editora. Sua formação foi em Letras, mestra em Literatura Portuguesa e Brasileira. Experiência em salas de aula, elaboração de provas desde do ensino médio a vestibulares de universidades de São Paulo. Experiência na formação de profissionais de Educação na área de leitura, tanto na rede privada como na p Editora não ficará para trás. Terá de se adequar e talvez ser umas das pioneiras na nova linha.ública, participou na criação de projetos de educação para São Paulo e para o Brasil são eles: Museu da Língua Portuguesa; Teia do Saber; ADI/Magistério. Regina é autora do livro; Construindo leitor competente da editora Petrópolis. Assessora de Pedagógica da Global Editora. Foi também empresária; dona de livraria, e avisa para quem quer dar aulas e ter negócios, a dedicação terá de ser um casamento fiel apenas entre uma opção ou outra. Foi Assessora Pedagógica FTD Editora. E em 2005, foi convidada por um dos sócios da Global: A criar um catálogo de todos livros, “os melhores”; para ser lançado na BÍENAL de São Paulo; informando o melhor do conteúdo para o ensino didático no Brasil.
Na sua bagagem de profissional, Regina trás consigo projetos de oficinas ao qual ela vem apresentando a longos anos. Oficinas de Leitura; dirigidas a todos os profissionais formados na área da Educação além de que atualmente é custeada a apresentar esse tipo de trabalho em todo Brasil através da Global Editora, pois ela quem criou o catálogo dos melhores livros selecionou e ajudou até na criação de novos. São 05 oficinas diferenciadas.
Mas na mesma área, Regina conta que na juventude; Como todo bom paulistano trabalhei em vários colégios ministrando aulas tanto na rede pública, como na particular, não pela opção de ficar rica, mas o paulistano formado tem a concepção de que ele por estar num grande centro não deve acomodar-se e sim ser um “ser” adaptável. Hoje trabalho em uma só empresa dedicação, pois aqui reconhecem meu trabalho.
Como senhora vê a questão da reformulação da gramática que ocorreu a pouco nesta nova era? _ Foi maravilhosa a reformulação. Pois, atualmente no Brasil as editoras não precisam mais passar por uma situação de tradução de textos estrangeiros, que eram realizadas da seguinte maneira: Os passos dados eram: primeiro pela famosa chamada língua mãe que seria portuguesa de Portugal, e depois sim ai se faria à tradução na língua portuguesa Brasileira. Os portugueses não foram muito favoráveis mais essa libertação de Brasil Colônia. Mas foi muito bem aceita por todos, inclusive para o jovem. Porém já que estamos falando de linguagem, o jovem e todas pessoas deveriam aprender a gramática, todas as suas regras e demais formalidades, pois afinal de contas temos uma gramática própria hoje. A utilização de gírias e esse novo dialeto internauta, não é a realidade do bom profissional do dia a dia. É importante que isso fique bem claro. Afirma Regina.
E a era da informatização: Internet e entre outros novos livros digitalizados? _ Há cerca de 10 anos a Internet vem modificando num ritmo acelerado há uma criação de uma nova linguagem de comunicação, através; da utilização de desenhos e códigos inventados entre os jovens que lançam modas, que nós mesmos iremos utilizar no dia a dia. O papel (celulose), é importante, já se falou que muita coisa em papel não estaria mais sendo aproveitada e utilizada é uma inverdade. Claro que se for aderido mundialmente livros digitalizados a todas as classes de aprendizados no país e nas redes públicas, a Global será umas primeiras se não a pioneira na àrea dps livros digitalizados.

Nenhum comentário: