sábado, 24 de outubro de 2009

140 Anos de Mercado Público de Porto Alegre







Mercado Público de Porto Alegre 140 anos! Neste mês de Outubro. Eu estive lá e fiz umas fotos. E fui olhar de perto o que tem de tão fantástico neste lugar comercial que pode ser considerado o primeiro Shoppingcenter do Rio Grande do Sul! E por que não? Engana-se aqueles que acham que Shopping center tem que ser um local novo. Saibam os moderninhos, que o mercado público está na moda desde 1869. A cidade de Porto Alegre tem entrada por um canal de rio também, que se chama Guaíba. Esse que trouxe seus fundadores, colonias de portugueses. Logo coma facilitação da entrada de novos colonizadores pelo canal do Guaíba; Porto Alegre; reuniu e e reune várias etnias. E um dos locais mais importântes que mantém a cultura é o Mercado Público devido o fato de que artigos de gastronomia internacional você acha aqui muito mais barato que nas lojas e botiques de condimentos e assemelhados importados na metrópole. As bancas mais fosomas de visitação e também de procura para aquisição de produtos são as bancas do Holandês e a Banca 40; que serve o melhor sorvete com frutas da cidade. E é tradicional desde a sua fundação no ano de 1927. Os donos comercializavam frutas paralelamente ao sorvete. Em plena Segunda grande guerra a fama da Banca 40 deu-se a criação da sobremesa Bomba Royal. Colunistas; cheffs, e demais apreciadores de gastonomia indicam sempre a Banca 40 para premiações, com isto ela virou matéria de páginas em revistas de gastronomias nacional e internacional. em fim o mercado possuí no terreo um local de peixaria onde você encontra os melhores e mais variados artigos para sua alimentação, casas naturais e macrobióticas, açougues, casas de artigo de religiões, muito mais. São hoje 3 andares de compras restaurantes, cafés, confeitarias, padarias, tudo e mais um memorial tipo museu interno. aberto a visitações. Mais de 150 mil pessoas passam diáriamente pelo local. E isso é um dado impressionante! Mais de um milhão de pessoas consomem não apenas alimentos mas cultura estando por lá semanalmente. O local já passou por incêndios, e enchentes e as ameças no governo Telmo Thompson Flores ameaças de ser demolido.
tombado reconhecimento de; Bem Cultural. Tendo em 1990 e 1997 passado por um processo de restauração, trazendo maior qualidade a sua estrutura e recuperando a visão arquitetônica original. O Mercado também ampliou o seu número de estabelecimentos comerciais. Além de oferecer bons produtos, procurando praticar uma boa política de preços, o Mercado Público também atua como espaço para manifestações culturais e comunitárias, proporcionando mais qualidade de vida a população.
Curiosidades Permanentes: As duas grandes padarias do Mercado funcionam 24h por dia? O Mercado, após a reforma que finalizou em 1997, passou a contar com 2 escadas rolantes e 2 elevadores, para facilitar a circulação pelo seu interior? Que foi a primeira construção em alvenaria a ocupar um quarteirão inteiro em Porto Alegre? O Mercado possui uma central de refrigeração e uma central de gás localizados fora de seu prédio, na Praça Revolução Farroupilha? Oportão central do Mercado, no Largo Glênio Peres, possui uma placa mostrando a altura das águas durante a enchente de 1941, que alagou Porto Alegre? O Mercado Público é referência para as religiões afro-umbandistas, por possuir, enterrado no seu centro, o Bará do Mercado?
O projeto Vozes do Mercado, uma teatralização na visita [Vozes do Mercado] guiada por atores às bancas e caminhos do Mercado Público? O espetáculo é gratuito com duração de 50 minutos .
Eventos de aniversário: 140 Anos do Mercado - Exposições Fotográficas e Show; 140 anos do Mercado Público - Feira de Antiguidades
Estás ainda se vê o calendário foi enorme. Mas até o sábdo dia 17 de outubro foi o que eu pude observar e tirar fotos. As fotos antigas foram cedidas para divulgação.
Clara Schestatskyhttp://vitreinnedosvales.blogspot.com/

Nenhum comentário: