sábado, 18 de setembro de 2010

VITRINNE 18 de setembro de 2010

Sábado 18 de setembro de 2010
pauta e diagramação por; Clara Schestatsky (C.S)
blogspot: http://vitreinnedosvales.blogspot.com/
www.@twitter/ClaraVitrinne.com
 

Olá amigos e leitores do N.T jornal de Vera Cruz, «Um país se faz de homens e livros» já dizia Monteiro Lobato!
Bom final de semana. 
Gaúchos Apresentaram projeto na 21ª Bienal  Internacional 
Do Livro 
 O MAIOR DESAFIO DO “SER HUMANO”  É  INSTRUIR OUTRO “SER HUMANO» , ATRAVÉS DA CULTURA! 
Dois jovens educadores, um com formação em Letras: Ana Paula Charão pós graduada em literatura e o mestrado no mesmo conteúdo, e o outro formado em Filósofia: Joel Didone. Ambos com um sonho ajudar seus alunos a serem pessoas melhores e mais capazes. E através da leitura e da dinâmica de um grupo fizeram um projeto denominado «Clube do Livro». Que concorreu em nome do Colégio Dom Bosco, com mais 800 outros projetos, ficou entre os cinco selecionados e apresentado em São Paulo na 21ª Bienal Internacional do Livro,  realizada de 12 a 22 de agosto, no Parque Anhembi. Além de ficar registrado no PNLL: Plano Nacional de Leitura. O projeto, é criação da prof .Ana Paula Charão, de uma das muitas idéias que havia sido projetada em outros anos, na escola Vicente Palotti em Porto Alegre, onde lecionava  e criou o projeto «Cancioneiros Literários», projeto onde: os alunos que não conseguiam se integrar aos assuntos de ensinos do colégio (gazeteiros, matões de aulas), começaram junto a ela e outros que amavam a leitura formar um grupo que apresentavam-se perante a turmas de alunos do colégio, expressando-se em forma de canção/contações de história. Os alunos começaram a fazer integração com os demais, e assim voltaram a freqüentar e se destacar em salas de aula. O grupo ficou tão famosos que se apresentou na feira do livro de Porto Alegre entre outros vejam maiores dados neste endereço eletrônico: http://cancioneiros.blog.terra.com.br/2008/07/.
 Em uma nova instituição de educação o Colégio Dom Bosco ( Católico Salesiano), Ana Charão, prestava a atenção de como criar uma turma boa com vontade de trocar conhecimentos. Como não conhecia muito os alunos desta instituição de ensino Ana rocurou junto a outros educadores qual o que mais se adequaria a sua forma de ensinar nesta busca encontrou o professor e filósofo Joel Didone, que já havia trabalhado com vários anos na biblioteca do colégio Dom Bosco, e que conhecia muitos destes alunos. E foi bem interessante criar um Clube de Leitura. Que funciona em uma sala à tarde nas segundas-feiras, e os encontros colocam cerca de 15 alunos ensino fundamental a trocar informações dar dicas de livros. Segundo Ana Paula e Didone, o projeto vai se expandir horizontes tanto para os dois criadores como para os alunos, o que ocorre no Brasil hoje é: a Câmara Brasileira do Livro quer transformar o Brasil num país de leitores. Por isso concebeu a 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo  a melhor dentre todas as edições feitas até agora. Terceira do mundo no setor, e significando o grande momento do livro no Brasil, a Feira ocupa 60 mil metros quadrados no Parque Anhembi, reúne 350 expositores do Brasil e do Exterior, representa mais de 900 selos editoriais e conta, ainda, com um consistente conteúdo cultural e programação diversificada para todos os públicos. 

“O Plano Nacional do Livro e Leitura  — PNLL — é um conjunto de projetos, programas, atividades e eventos na área do livro, leitura, literatura e bibliotecas em desenvolvimento no país, empreendidos pelo Estado (em âmbito federal, estadual e municipal) e pela sociedade. A prioridade do PNLL é transformar a qualidade da capacidade leitora do Brasil e trazer a leitura para o dia-a-dia do brasileiro.»
* FOTO AO LADO.
Alunos do Colégio Dom Bosco, compareceram no Clube do Livro, em plena tarde chuvosa de segunda-feira dia 13 de setembro, dia desta matéria/ entrevista exclusiva para o Novo Tempo Jornal, no Colégio Dom Bosco 

construindo leitor competente
É o tema das oficinas para educadores e professores, ministrado pela professora Regina Maria Braga, que é pós graduada e mestra em Literatura Portuguesa, e a responsável por toda a criação dos catálogos de livros para-didáticos da editora Global. Regina, esteve aqui em Porto Alegre ministrando a oficina de como utilizar os livros, boas referências de todos títulos direcionados ao público Infantil, Jovem e incluindo Eja e Cemeja. Durante duas semanas consecutivas, ela esteve ensinado a melhor maneira de aproveitamento da leitura, tanto para o professor que dará os exercícios em aula, como observando a vontade que há em ensinar e aprender de cada mestre. Emfin acompanhei uma destas oficinas em um colégio de Porto Alegre. Regina, diz: que o professor disperso a aprender em palestras, você nota o interesse em aprender, sem interesse será muitas vezes disperso em ensinar o gosto pela leitura do aluno em formação. Talvez, no próximo ano Regina Maria Braga, ministrará oficinas ai na Região do Vale aguardaremos a receptividade do divulgador da Global Editora R.S.,
 

Nenhum comentário: