sexta-feira, 15 de abril de 2011

Notícias do SINDITABACO - SANTA CRUS DO SUL - CAPITAL MUNDIAL DO FUMO


Mercado mundial de tabaco e Convenção-Quadro são debatidos na Câmara Setorial
Abril 2011 – O SindiTabaco (Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco) participou nos dias 13 e 14 de abril, em Salvador, de encontros da Câmara Setorial e respectivos grupos de trabalho. O presidente do sindicato, Iro Schünke, e o assessor de Relações Institucionais, Sérgio Rauber, representaram a entidade.
Na quarta-feira, pela manhã, o grupo de trabalho Convenção-Quadro e Mercado Ilegal iniciou a discussão sobre a COP 5 (5ª Conferência das Partes), programada para 2012. O assunto continuará repercutindo nos próximos encontros. Representantes da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Charuto Baiano se reuniu à tarde, tendo como assunto principal o andamento das negociações para assinatura do Protocolo Brasil-China, que visa a exportação de tabaco (charutos e cigarrilhas).
Já na quinta-feira, a 31ª Reunião Ordinária da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Tabaco avaliou as ações do setor relacionadas às propostas das consultas públicas nº 112 e 117, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). “Estamos atentos quanto aos próximos passos sobre o assunto. O setor continua mobilizado e alerta”, afirma Schünke.
O presidente do SindiTabaco também apresentou ao grupo os números do mercado mundial, evidenciando os problemas de competitividade que o produto brasileiro tem enfrentado, principalmente em função da taxa cambial desfavorável ao setor exportador e do aumento da produção em países concorrentes. “A elevada valorização do Real tem sido muito prejudicial à competitividade do tabaco brasileiro e vem impulsionando o aumento na produção em outros países. Zimbabwe e Tanzânia produziram 110 mil toneladas de tabaco em 2008. Este ano o número subiu para 280 mil tons”, alertou.
CERTIFICAÇÃO – O SindiTabaco formalizou pedido junto à Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Tabaco para que se posicione e acompanhe o projeto de Produção Integrada do Tabaco (PITAB) que tramita junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento desde julho de 2010. “As normas estão sob avaliação do MAPA, mas contamos com este apoio para somar-se ao esforço de um resultado positivo no processo de certificação, inédito no mercado mundial de tabaco”, frisa Schünke.
Saiba mais sobre a certificação do tabaco brasileiro
Andreoli MSL Brasil
Eliana Stülp – eliana.stulp@br.mslworldwide.com.br – (51) 3713-1777
Talita Melo – talita.melo@br.mslworldwide.com – (11) 3169-9316
www.andreolimsl.

Nenhum comentário: