segunda-feira, 13 de junho de 2011

NA VITRINNE ESPECIAL- MESTRA LILY LAU

.
G randmaster Lily Lau is the eldest daughter of the 7th Generation Eagle Claw Late Grandmaster Lau Fat Mang. randmaster G Lily Lau é a filha mais velha da 7 ª Geração


2335773A história do estilo Garra de Águia começa com um menino órfão de pai, criado pela mãe viúva. Seu nome era Ó Fei.
Quando pequeno Ó Fei tinha um padrinho e professor chamado Chow, com o qual estudava caligrafia, literatura, matemática, desenho, enfim, fazia seus estudos em geral. Este professor (Chow), foi aluno dos monges do TEMPLO DE SHAO LIN e, além de outras coisas, aprendeu com eles diversas técnicas diferentes de WUSHU e, dentre elas, os movimentos de Águia. Naquela época, na China, não havia escolas primárias. As crianças aprendiam as primeiras coisas básicas com seus pais. Depois era contratado um professor particular, que lhes ensinaria todas as matérias em geral. Ó Fei, começou seus estudos com a mãe e terminou-os com Chow. Além das diversas disciplinas que aprendeu, Chow ensinou-lhe também a mesma técnica de Águia que havia aprendido dos monges de SHAO LIN. Por este motivo podemos afirmar que o estilo de Garra de Águia, veio de, embora indiretamente, do TEMPLO DE SHAO LIN. Dizemos, indiretamente, porque quem criou e fundou oficialmente o estilo que hoje praticamos, foi Ó Fei. Poderíamos dizer, portanto, que Ó Fei “aperfeiçoou” o estilo da Garra de Águia.
Já adulto, no ano de 1.123 d.C., Ó Fei tornou-se um general do exército chinês e treinava seus oficiais na prática do Wushu, para que estes, por sua vez, ensinassem a seus soldados.
Nas batalhas que Ó Fei participou, sempre foi bem sucedido, vencendo todas. Era um excelente guerreiro, muito inteligente, disciplinado e justo.
Um homem, que hoje chamaríamos de “traidor”, de nome Tchan Kui era Conselheiro da corte. Estes, não suportando a fama de Ó Fei, resolveu prejudicá-lo com calúnias perante o Rei Sung. E Sung, por sua vez, era um soberano jovem, inseguro e fraco, que acreditava em tudo que os outros diziam. Sem procurar saber se o que ouvira era verdade ou não, mandou chamar Ó Fei nos campos de batalha. Como estavam em plena guerra (o que, naquela época era comum) Rei Sung precisou chamar Ó Fei doze vezes, porque o general estava lutando. Quando este chegou no palácio, com seu filho Ó Wan (que o acompanhava nos campos de batalha) e seus soldados, de nada desconfiou. Sem saber porque, foram aprisionados pelos guardas do Rei. Levados à presença de Sung, ficaram sabendo dos acontecimentos e Ó Fei disse que tudo aquilo não passava de calúnias criadas por Tchan Kui. Sung, influenciado pelas más intenções de Tchan Kui sentenciou todos à morte. Isso revoltou os soldados de Ó Fei, que lhe propuseram acabar com as tropas do Rei, para se livrarem. Realmente utilizando-se das técnicas de Wushu Garra de Águia que conheciam, seria fácil fazê-lo. Mas Ó Fei acalmou os soldados e disse que mesmo se o Rei estivesse errado, eles pertenciam ao exército e deveriam dar um bom exemplo. Pediu aos soldados que respeitassem a vontade e as ordens do Rei. Desta forma, foi assassinado, aproximadamente em 1.143 d.C., junto com sua família, injustamente.
Ó fei dava aulas apenas no exército. Após sua morte, seus alunos passaram a ser perseguido pelo exército do Rei, (influenciados por Tchan Kui) e eram obrigados a esconder-se, para não serem pegos. Sendo assim, o estilo Garra de Águia desapareceu por algum tempo. Todos os que conheciam o estilo, nada podiam falar, para não serem mortos.
Alguns anos depois, apareceu um monge de nome Lai Tchin (não temos registro de onde veio) que afirmou ser a continuação de Ó Fei. Este monge ensinou outro, de nome Tao Tchai. Até esta época, o estilo usava mais técnicas de garra. Tão Tchai por sua vez, ensinou ao monge Fa Sen. Fa Sen acrescentou mais técnicas de pernas e saltos mortais, deixando, desta forma, o estilo Garra de Águia muito mais completo. Foi o primeiro monge a ensinar fora do TEMPLO DE SHAO LIN, após a morte de Ó Fei.
Sob o regime de outro império, Fa Sen começou a ensinar o mestre Lau Si Chang, que era natural de Hon Wen (norte da China). Este foi um dos maiores divulgadores do estilo  na China, por que também era um general do exército. Ficou diretamente na capital (Pequim) ao lado do Rei, do qual recebia ordens. Lau Si Chang ensinou os dois sobrinhos Lau Tat Fun (Pequim) e Lau Seng Yao (Hon Wen). Ao mesmo tempo, Lau Si Chang ensinou também seus dois irmãos: Kay Sam e Kay Sei (ambos de Pequim). Desta geração de quatro alunos, a divulgação da Garra de Águia só teve continuação com o mestre Lau Seng Yao, porque os outros três não ensinaram ninguém.
Por sua vez mestre Lau Seng Yao, sobrinho de Lau Si Chang, ensinou seu próprio sobrinho Chan Tii Tchen. Nesta época, ao Sul da China, foi organizada a 1º Federação de Wushu. Quem cuidava da matriz da Garra de Águia era o mestre Lau Kay Man, filho de Lau Seng Yao e, como não poderia deixar a matriz mandou para o Sul da China Chan Tii Tchen, seu primo. Chan Tii Tchen foi o primeiro divulgador do estilo Garra de águia no Sul da China. Com isto, mestre Chan Tii Tchen tornou-se muito famoso na região. Todas as federações o convidaram para dar aulas, mas sozinho ele não poderia fazê-lo. Desta forma, Chan Tii Tchen pediu ajuda para a matriz e mestre Lau Kay Man enviou seu sobrinho Lau Fat Moun para ajudá-lo na federação do Sul. Ele foi, mas nessa época estourou a 2ª Guerra Mundial e mestre Lau Fat Moun deixou o Sul da China e foi para Hong Kong, fez tanto sucesso que chegou a ser respeitado como o “Rei da Águia”.
Mestre Lau Fat Mang foi requisitado pelo governo para ser chefe instrutor em treinamento de combate mão a mão no exército Chinês. Ele ensinou as tropas chinesas de 1933 a 1936. Em 1936, Lau pôde retornar a sua vida normal em Hong Kong.
Houve relações hostis entre Japão e China, e durante a II Guerra Mundial as hostilidades continuaram a crescer. Muitos habilidosos mestres de Kung Fu perderam suas vidas lutando contra os japoneses; Isto inclui o fundador da Academia Jung Wu, Ho-Yaun-Chia – que disseram ter sido envenenados por um grupo de japoneses. Os japoneses se disseram furioso depois de Ho vencer todos os desafios com suas habilidades de luta.
A Guerra continuou a se aproximar mais e mais de Hong Kong. Quando os soldados japoneses chutaram a porta dalaupunchfrente de Lau Fat Mang, foi a gota d´água. O Grão mestre Lau fechou sua escola marcial e foi se juntar ao exército Chinês. Lau Fat Mang poderia ter feito a história da II Guerra Mundial. Como oficial do 19º Regimento, Ele findou uma unidade especial que podia se tornar uma lenda no fim da Guerra na China.
No fim da guerra, todos sabiam do heroísmo desafiante da Brigada Ta-Tao. Ta-Tao significa “Grande Espada” e o símbolo da Brigada era uma espada.
Lau treinou pessoalmente e liderou este estilo de luta de Boina Verde nos campos japoneses.A Brigada logo construiu uma reputação por ser muito mortal. A história contada é que a Brigada uma vez abriu a garganta de uma companhia de soldados japoneses, e ninguém no campo de batalha ouviu um som se quer. Não foi muito após que os japoneses passaram a temer a Brigada Ta-Tao de Lau Fat Mang.
Quando a guerra acabou, Lau Fat Mang retornou a Hong Kong e mais uma vez começou a ensinar Kung Fu. Mais uma vez, Ele rapidamente começou a ser uma figura popular nos círculos de artes marciais de Hong Kong, sendo juiz de muitas competições de artes marciais. Um pouco antes de se aposentar, mudou-se com sua família para Hong Kong New Territories. Lá, Ele ensinou somente a sua família; Lau também fez um grande trabalho de escrita. Ele treinou muito duro, sem misericórdia durante muitas horas todos os dias. Lau sentiu que estava morrendo, então tinha pouco tempo para passar seu conhecimento a seus filhos.
Mestre Lau ensinou o estilo aos seus filhos: mestre Lau Chi Chun, mestra Lau Mang Ha, mestra Gini M. W. Lau (os três são os atuais representantes nos Estados Unidos da América); mestra Lily LauJames C. K. Lau (representante da ilha Formosa – Taiwan), além do mestre Li Wing Kay, a quem deu autorização para ser representante do estilo ma América do Sul. (representante de Hong Kong) e mestre
Grande Grão Mestre Lau Fat Mang foi descendente de 7ª geração da Garra de Águia. Nascido em 1902, na vila de Tung T’o, ele foi sobrinho do descendente de Garra de Águia Lau Si Chun. Tornou-se uma grande promessa na idade de 19 anos, capturou o título de grande  campeão em uma competição em Shangai. Sua técnica preferida era As Oito Fadas Bêbadas, onde possuía extraordinário controle e equilíbrio do corpo. Na idade de 24 anos, foi enviado à Academia Jing Wu em Cantão, mais tarde imigrou para Hong Kong. Foi lá que Lau Fat Mang saberia seu potencial completo como um artista marcial, tornando-se um dos lutadores mais conhecidos e populares de Hong Kong. Mestre Lau Fat Mang junto a dois amigos: Yeh-Yu Ting e Kung-Te Hai, ficaram tão famosos que receberam o título de OS TRÊS HERÓIS DE HOPEI. Mestre Lau foi o único General civil na história, conhecido e famoso pela sua honra e bravura.
Mestre Lau Fat Mang nasceu em 1902 e veio a falecer em 1964. Atualmente a Grã-Mestra Lily Lau (sua filha mais velha) herdou a honra de se tornar a 8ª Geração da Garra de Águia, sendo reconhecida mundialmente como autoridade máxima do Sistema Garra de Águia.
Grão Mestre Li Wing Kay não era filho, mas foi discípulo direto do Mestre Lau Fat Mang, e veio para o Brasil no início da década de 70, representar o estilo na América do Sul, com mais de 100 academias filiadas a União Garra de Águia Brasil. 
Achei muito importante fazer um apanhado na internet, que contasse a história real da origem do Kung-Fú Garra de Águia, por que o povo Oriental, tem uma cultura, mística e com isto pratica auto curas, além de também ter o controle sobre o seu corpo, tem um centrismo em tudo que faz, equilibrado e humilde. E nada melhor que conhecer pessoalmente a descendente direta do Mestre Lau Fat Mang, herdeira de todo conhecimento nas artes marciais e mistica arte de controlar corpo, mente e os elementos ao seu favor. Esta é a minha matéria especial do mês de junho!
Espero que apreciem; Clara Schestatsky

Lily Lau, uma pessoa muito simpática, fala algumas palavras em português como : "Obrigada, muito bom", gentilezas e com ela conversar é algo muito tranquilo. Fiz 02 perguntas, pelo fato de ter no local mais de 200 alunos de artes marciais de todo Brasil, reunidos aqui no Sul, no estádio do CETE, bairro: Menino Deus em Porto Alegre -RS. 
Mestre Sérgio Queíroz  E Lily Lau

1ª pergunta C.S.) A senhora já esteve no Rio Grande do Sul, ou é a sua  primeira vez? 
Lily Lau -É a primeira vez no Rio Grande do Sul, mas é a 10ª vez no Brasil, sendo que nove vezes vim à trabalho divulgação: workshop e palestras, e ficava no Estado de São Paulo. Este ano a federação organizou um evento, ao qual vim trazer ensinamentos aos discípulos de meu discípulo. O que aprendi com meu pai, minha herança cultural, o que faço é ensinar ao mundo, e difundir a arte da defesa.
CS Question 1) Have you ever been in Rio Grande do Sul, or is your first time?

Lily-Lau is the first time in Rio Grande do Sul, but is the 10th time in Brazil, nine times I came to work, workshops and lectures, and I'm in São Paulo. This year the federation has organized an event to which I came to teaching the disciples of my disciple, I learned from my father, my heritage, what I do is teach teworld and spread the art of defense.
 

2ª pergunta C.S.) O que a senhora pensa a respeito da violência no Brasil, e como o Kung -Fú e filosofía oriental poderia ajudar a criar os nossos jovens, preparando-os para este mundo violento?
Lily Lau: Kung -Fú, é perigoso, sabemos que os discipulos se tornarão muito poderosos coma prática, mas a disciplina que vem atrás de toda uma têcnica, e é o que ira diferênciar a violência natural da defesa da violência que será ou vem sendo praticada em um atleta que treina. O Coração e mente são importante estarem sempre em sintônia. A leveza dos movimentos, e a sabedoria de não revidar e sim defender. O jovem aprenderá o que hoje não se ensina mais no mundo moderno: disciplina, respeito a hierarquia de idade e sabaderia, a cultura é muito importante, os que praticam de Kung -Fú, são bem disciplinados, e assim encontram o equílibro para a saúde do corpo, mente e do coração.

CS Question 2) What do you think about violence in Brazil, as the Kung-Fu and Eastern philosophy could help build our young people, preparing them for this violent world?

Lily Lau Kung-Fu, is dangerous, we know that the disciples will become very powerful practice coma, but the discipline that is behind all technique, and is what will differentiate the violent nature of the defense of the violence that has been or will be practiced in an athlete who trains. The Heart and mind are important to be always in tune. The lightness of movement, and the wisdom not to retaliate but to defend. The youth today do not learn what is taught more in the modern world: discipline, respect for hierarchy and age Sabad, culture is very important, those who practice Kung-Fu, are well disciplined and well balanced to meet the health body, mind and heart.
 
No domingo dia 12 de Junho, Lily Lau ministrou aulas, de têcnicas de respiração e falou um pouco dos benefícios e malefícios da boia prática e dá má disciplina em prátricar o esporte e principalmente esta modalidade.
Beneficios do Garra de Águia
-controle de peso corporal;
-aumenta a resistencia fisica;
-melhora a força muscular;
-aumenta flexibilidade;
-aumento da alto-estima;
-aumenta o bem estar;
-auxilia na prevenção e redução do estresse;
-raciocínio rápido;
-perda do medo;
-desenvolvimento da garra força e determinação;

Nenhum comentário: