sábado, 4 de junho de 2011

NA VITRINN: MEDICINA E SAÚDE - VITRINNE 10 ANOS

 MATÉRIA ASSINADA POR: DRA.  FLÁVIA WOLF TORIKACHVILI
   GRADUADA EM MEDICINA/ FFFCMPA  1985
 OTORRINOLARINGOLOGISTA/ HCPA  1987
   FUNCIONÁRIA PÚBLICA ESTADUAL/ SECRETARIA DA SAÚDE NO RS HÁ 16 ANOS.
   ATUANTE EM CLÍNICA PARTICULAR:
AVENIDA DO FORTE, 1588; f: 33408201
AVENIDA FLORES DA CUNHA, 1470; CACHOEIRINHA; f: 34717770
ELABORAÇÃO, DIAGRAMAÇÃO E PAUTA: CLARA SCHESTATSKY - EDITORA DA VITRINNE






As infecções respiratórias agudas são comuns e causas grande morbidade. Estima-se que representem entre 20 e 40% das consultas ambulatoriais. Essas infecções tem importante impacto clínico e econômico. São responsáveis pelo afastamento do trabalho, escola, etc. Vamos iniciar esta matéria com algo comum, aprender a diferenciar gripe de resfriado. Ambas são doenças respiratórias agudas. O resfriado é causado por uma classe de vírus chamada Rinovírus. Ele vem acompanhado de corisa, espirros, tosse e leve dor de garganta. A gripe,  é causada por um vírus influenza e costuma provocar um quadro mais intenso de sintomas: mal-estar geral, febre, tosse, dor de garganta, cefaléia, rinorreia. Recentemente tivemos os graves surtos de gripe H1N1. As vacinas são feitas baseadas nos subtipos de vírus mais comuns encontrados no ano de epidemia anterior. Por serem doenças virais, não devem ser tratadas com antibióticos, salvo se houver uma complicação secundária bacteriana: um quadro prolongado de resfriado ou gripe pode não ser mais um quadro viral.

    Inicialmente, a medicação é para alívio dos sintomas com antitérmicos, descongestionantes nasais e orais, juntamente com a hidratação e a alimentação saudável. Quanto ao uso de vitamina C, ela é importante para o bom funcionamento do sistema imunológico, mas não é eficaz após a instalação da gripe ou do resfriado. Doses de vitamina C natural, adquirida através de uma alimentação saudável, que deve incluir frutas cítricas variadas e estar presente diariamente em nossa dieta.
    Cada indivíduo tem características próprias. Há aqueles que são mais sensíveis a variações climáticas e devem se proteger mais, agasalhando-se de madeira adequada. Quando a temperatura diminui e a umidade aumenta, é comum que as pessoas adoeçam.


    Agora, vamos esclarecer sobre sinusites. Elas são o processo de inflamação que ocorre nos seios da face. São classificadas em agudas ou crônicas, de acordo com o tempo de evolução. Considera-se que um quadro de até quatro semanas é agudo. A partir daí, torna-se crônico. Supomos um adulto ou criança com uma gripe ou um resfriado de longa duração que comece a apresentar dor de cabeça, sensação de peso na área da face, nariz obstruído, tosse insistente e secreção nasal espessa. Este paciente provavelmente estará desenvolvendo um quadro de sinusite aguda. O tratamento adequado com antibióticos trata adequadamente esta doença.


A sinusite crônica apresenta sintomas um pouco diferentes  a secreção nasal é muco-purulenta, a obstrução nasal é contínua, há cefaléia e perda do olfato, além de tosse persistente. Estes pacientes desenvolvem com mais freqüência infecções de ouvidos, garganta e, também, pneumonias. É necessário pesquisar as causas da sinusite crônica, que podem ser grandes amígdalas e/ou adenóides, desvio de septo e rinites mau-controladas. Só o otorrinolaringologista tem condições de identificar as causas e tratar clínica ou cirurgicamente. 
      
    Sobre a prevenção das doenças respiratórias, é importante praticar alguns hábitos de promoção de saúde. No ambiente de trabalho, os vírus se espalham e muitas pessoas vão compartilhar os mesmos sintomas. Lembrar de manter a ventilação do ambiente, de não compartilhar copos, toalhas, etc, e promover a higienização adequada do ambiente e dos banheiros, além do afastamento dos indivíduos sintomáticos, são fundamentais para prevenção. Além disso, a alimentação balanceada e variada, que inclua frutas, verduras e cereais, além de água em abundância, é muito importante. Vacinação dos grupos de risco, como crianças pequenas, idosos e portadores de doenças respiratórias, é imprescindível. A amamentação de bebês é fundamental para que estes recebam anticorpos maternos e tornem-se resistentes a essas doenças.


    Pratique esportes e desenvolva sua capacidade respiratória: os exercícios aeróbicos são ótimos para isso. Durma corretamente, pois o sono repousante e reparador evita doenças. Evite aglomerações e ambientes fechados. Não fume, e mantenha a higiene de sua casa e lembre-se de lavar sempre as mãos. Agasalhe-se corretamente. Não pratique a auto-medicação, além de um analgésico ou um antitérmico. Após isso, só um médico poderá avaliar o tipo de doença e a conduta a ser tomada.
    Com cuidados simples como estes, você estará pronto para usufruir, de forma saudável, as estações mais frias do ano.


JUNHO, NA VITRINNE : PÁGINA DE MODA/EVENTOS COM THAÍSA AYESSA RADAELLI - ESTÍLISTA CONVIDADA.
JUNHO- VITRINNE 10 ANOS -ENTREVISTA E MATÉRIA COM 02 ESCRITORES CONHECIDOS NO BRASIL E NO MUNDO: ESCRITOR ÍNDIGENA; DANIEL MANDAKARU, PREMIADO EM PAÍSES DA EUROPA,  MAIS DE 30 LIVROS ESCRITOS PARA VOJENS E CRIANÇAS. e A QUERIDA ESCRITORA MARINA COLASSANTI, AQUI NA VITRINNE, EDITADA EM JORNAL, NO NOVO TEMPO/VERA CRUZ. BOM FINAL DE SEMANA, CLARA SCHESTATSKY.

PENSANDO EM COMPRAR ELETRO/ELETRÔNICOS: 
FALE COM O LEONARDO SENNA 
http://mobileshop-leonardo.blogspot.com/

Nenhum comentário: