sábado, 6 de dezembro de 2008

Política: Dep. Estadual Heitor Schuch‏


O deputado Estadual Heitor Schuch, que esteve em Santa Cruz do Sul, na segunda-feira dia 1° de Dezembro. Onde convidou para uma reunião almoço a imprensa da região. Presentes no evento; convidados; Jornalistas e Radialistas dos Vales e a presença.de representantes políticos do PSB da cidade e região. Esta reunião almoço, o deputado Schuch realiza todos os finais de ano. Retrospectiva do balanço do ano, na área da Agricultura e de outros tantos assuntos relacionados com relatos de visão política que possa informar ao público leitor e ouvinte de cada veículo de comunicação aqui na região.

Este ano o Deputado Schuch, apresentou e presenteou a imprensa com um livreto intitulado; Impacto dos (preços), insumos agrícolas no custo de produção. Livreto desenvolvido através de dados assinados pelos seguintes economistas. Tarcísio Minetto e Anselmo Piovesan, projeto gráfico e edição das jornalistas; Lisiane dos Santos e Rachelle. Colaboração de Marlow Velásquez.

O setor agrícola teve aumento na compra de insumos de mais 120%, aliado a redução do crédito por conta da crise mundial. Foi Instalada na Assembléia Legislativa, a CPI dos insumos, do qual o deputado foi o vice-presidente. Foram apuradas as existências de cartel, e, oligopólio das empresas de fertizantes, além da venda de produtos adulterados. Os deputados pediram indiciamentos das empresas por parte do Ministério Público.

Schuch aponta de positivo a inclusão do nosso estado, para o zoneamento econômico e agroclimático o plantio de cana-de-açúcar, que deve ser aprovado até o final deste mês, pelo presidente LULA.

Na área política Schuch, destaca a boa votação consolidando o PSB, que elegeu no ano 2008, representantes em 118 municípios aqui no RS. Sendo que sete deles atuarão nas câmaras de vereadores, nas cidades de Herveíras (dois), Vale do Sol, Passo do Sobrado, Novo Cabral, Arroio do Tigre e Vera Cruz.

Na área econômica, Schuch ressalta que o aumento da receita dos cofres públicos, arrecadação chegou a R$12,7 bilhões de janeiro a outubro, crescimento de 23,5% em relação ao mesmo período de 2007. Comprovando, que realmente não haveria necessidade do tarifaço proposto pela governadora Yeda.

A retomada da RSC 471 é uma esperança para 2009.

Segundo o deputado, essa rodovia já era cogitada a ser construída desde que ela era criança. Mas agora, parece que vai tomar forma e no máximo deverá ser finalizada até 2010.

O deputado Schuch, ainda explanou sobre o próximo, o ano que dará preocupação do aumento do desemprego no estado, reflexo da crise mundial., E o aumento de preços nos alimentos comercializados, este provocado pelo encarecimento da produção agrícola. E ainda citou as seguintes palavras sobre o setor Fumageiro e empresas de grande porte: “Vamos continuar acompanhando as negociações entre governo e indústrias em torno dos créditos de ICMS”. Evitando com essa ação, a mudança das empresas para outros estados. Foi criada uma Comissão de Representação Externa, para tratar deste tema. Comissão formada por parlamentares representantes da região, que apontou conclusões, como a necessidade de que o estado volte a pagar os valores de ICMS devidos às empresas, de forma direta ou com medidas alternativas, como a liberação dos créditos para compensação de outros débitos. Na região do Vale do Rio Pardo o desafio será garantir que nenhuma outra indústria fumageira transfira unidades para outro estado.

Heitor Shuch é Deputado Estadual pelo PSB e exerce mandato na assembléia legislativa, onde é o líder da bancada socialista. Agricultor de profissão, sua história está ligada ao Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadora Rurais. Durante sete anos presidiu a Fetag/rs, uma das maiores federações de trabalhadores do Brasil. À frente a entidade, participou de muitas lutas importantes, que geraram grandes conquistas como; o programa de crédito aos agricultores familiares, aposentadoria para homens e mulheres da roça e programas de habitação rural.

Clara Schestatsky, matéria enviada para Rio Pardo e Para Candelária. Editada Também no Jornal Novo Tempo de Vera Cruz. 6/12. E,nas edições dos dia 12/12 e 13/12.

Nenhum comentário: