sábado, 23 de outubro de 2010

MATÉRIAS : BARRA DA LAGOA



A PRIMEIRA MATERIA É SOBRE O SURF.
PRIMEIRO O PERFÍL DA TRAGETÓRIA PROFISSIONAL DE JOSUÉ REZENDE
PERFÍL:
Josué Reszende, brasileiro,nasceu em Minas Gerais, os pais se transferiram para São Paulo, cresceu e estudou em Taubaté, formado na univesidade de Taubaté em Educação Física. Professor e tecnico de atletas esportivos nas modalidades: Natação, Apinéia, hidro-ginástica e surf, entre outras...
Aos 07 anos, a convite de uma tia, passou a frequentar a praia de PIRUÍBE,  litoral de São Paulo, onde começou a ensaíar as sdurfadas vem planondas, pranchas de isopôr, aliás foi um feliz proprietário de uma prancha GUARUJÁ, com quilha. E assim começou sua paixão pelo surf.
RESENDE, foi técnico de natação, contrato pelo: Líria Tênis Clube de Joiville, este clube ganhou por 3 anos consecutivos o título de campeão estadual em nado, nos anos 88/89/90. Ainda a convite do clube, sew instalou na Barra da Lagoa, onde ficou treinando novos atletas para torneios. Além de dar palestras em woorkshops e curso para mergulhadores, onde desenvolve a técnica da apnéia. Este ano a Escola Fit de Surf, de Josué Rezende completa 10 anos, e pensando nisto resolvi presentiar ao técnico resende com mais uma matérias, das muitas que já houve!
Só pra não deixar sem exclarecer fui atrás de informações sobre APINÉIA
 Apnéia no Surf, que não deve ser encarado como uma exclusividade dos praticantes de esportes aquáticos radicais, foi organizado de modo a suprir a perigosa lacuna que há entre a prática de esportes aquáticos, incluíndo aí a caça submarina e o mergulho livre, e o quase absoluto desconhecimento, de boa parte dos praticantes, acerca de metodologias que garantam não apenas performances superiores, mas seguras.
Surfe e apnéia: feitos um para o outro
Por Catarina Monnier em 18/02/04 21:14 GMT-03:00

Durante treino de apnéia no Hawaii, Romeu Bruno carrega pedras embaixo da água para aumentar sua tolerância à falta de oxigênio. Foto: Extreme TV.
Nos últimos tempos, desde que o surfe em ondas grandes passou a ganhar cada vez mais evidência, a prática da apnéia passou a fazer parte do treinamento de alguns dos principais big riders brasileiros.
 Em ondas grandes, quando o surfista pode ficar até dois minutos embaixo da água, sem poder respirar, ela se torna fundamental.
 "A apnéia é show e com certeza abre a mente de qualquer surfista", afirma Sylvio Mancusi, que tem motivos de sobra para garantir que a apnéia dá muita confiança na hora de encarar as situações mais adversas.
 Romeu Bruno, outro atleta que se destaca nas ondas grandes, testemunhou a façanha do companheiro e confirmou: "Para mim, o Sylvio teve a melhor performance no dia 10 de janeiro, em ondas que atingiram quase 30 metros. Ele estava muito seguro para enfrentar qualquer caldo e acabou enfrentando os dois maiores do dia, e continuou surfando. Isso para mim é prova da eficiência do curso de apnéia que fizemos juntos antes da temporada havaiana".
 Christian Dequeker, responsável pelo treinamento dado aos principais big riders brazucas, explica: "Levada à prática do surf, a apnéia é aplicada nos momentos em que o surfista menos gosta: ao passar a arrebentação ou ao cair da prancha em determinado momento, na quebra da cordinha e/ou da prancha", diz.


O big rider em ação em Jaws, onde aplica o resultado dos treinos que podem salvar sua vida. Foto: Redearthmedia.com.
Na verdade, qualquer surfista já passou por uma das situações acima descritas. Christian, um dos únicos especialistas no estudo da apnéia para surfistas no Brasil, lembra que estamos expostos e que, por estarmos lidando com o mar e com a nossa natureza (corpo), precisamos estar muito bem preparados.  "Todo surfista deve saber desenvolver e praticar, se possível diariamente, os exercícios de remada, natação, musculação e apnéia, tudo para estar pronto para as situações reais ocorridas no mar", ensina o especialista.
 Com um invejável currículo, que inclui um 5o lugar no Mundial em 2001, na Espanha (a melhor classificação de uma equipe brasileira), e com um diploma de bacharelado e licenciatura em Educação Física, Dequeker ministra cursos e treinamentos de apnéia para a comunidade do surf.
 "Todos podem e devem participar, seja um surfista iniciante, intermediário ou avançado; amador e profissional; homem e mulher", orienta Dequeker.
Essa matéria é só para dar uma amostra do que vem a ser técnica parea aprender a usar a Apnéia
LÁ NA SEDE DA  FIT
EDIÇÂO DE 23 DE OUTUBRO de 2010
lá amigos e leitores, eu estou de volta ao Rio Grande do Sul, após uns dias em Florianópolis. E lá, me surpreendeu o desenvolvimento que a cidade está entrando, um crescimento rápido e galopante devido ao enorme circular de pessoas de todos os lugares do mundo. A cultura está fazendo parte de Florípa, como aqui de Porto Alegre, de onde tenho escrito à vocês. E o melhor é saber que nosso estado e o deles está sempre em desenvolvimento.
Aqui em Porto Alegre tem uma gama de informações, começa a movimentação para a Feira do Livro da capital, a maior da américa latina. Um super evento, venha prestigiar! Bom final de semana.
E agora entra três edições sobre onde ir nas férias feriadões.
Clara Schestatsky

SURF, O ANO TODO
Antes de mais nada, essa matéria eu fiz para filhos e pais apaixonados por um esporte que tomou uma dimensão maior que ou igual ao Golfe, Hoquey, entre outros. Onde o homens precisam do auxílio da natureza e seus harmônicos conjuntos de auto sustentação ambiental. Clara Schestatsky
http://www.fitsurf.com.br
Escola de Surf: FIT SURF
Proprietário e Técnico com grau  de formação superior: Josué Resende.
Projetos:
Dedicação ao ensino do surf, já é nome na Barra Da Lagoa, há 10 anos Josué Rezende, vem ensinando o Surf para pessoas de 04 à 70 anos. Não há limite de idade, o que vale é a forma e o condicionamento físico, além da vontade de aprender.
WUELIGTON, VEIO CONHECVER O LITORAL CATARINENSE EM FÉRIASA DE UMA SEMANA, APROVEITOU E FEZ AULAS QUE DARÁ CONTINUÍDADE EM PRATRICAS, NO LITORAL PAULISTA

TROFÉUS DE CAMPEONATOS VENCIDOS POR ALUNOS DO PROJETO
OS ALUNOS: A FRANCESA  LÍDIA l lACHENAUD, JOSUÉ REZENDE E O PAULISTA  WUELINGTON REAIS
ESSE TROFÉU FOI DESENHADO POR ALUNO, TODO ANO HÁ UM CONCURSO INTERNO NO PROJETO

Objetivos:
 Difundir e ensinar a prática do surf no litoral de S.C. Ensinar para pessoas do todas as partes do mundo, formar atletas profissionais.
A Escola de Surf Fit Surf, de Josué Resende (paulista, formado em Educação Física: surfista, técnico e professor de Surf, Natação, Apnéia, Hidro ginástica entre outras modalidades), em 2010 completa 10 anos de atividades. Nestes 10 anos resolveu dividir conosco um pouco da sua história (perfíl completo de Josué e entrevista no Blog da Vitrinne endereço na página:), Vitrinne e Novo Tempo Jornal: «Há muito para falar sobre ensinar e treinar novos atletas para este esporte. Hoje em dia formar novos atletas ou descobrir talentos está sendo um novo motivo de alegrias, há 05 anos com a implantação do projeto de inclusão social dos alunos carentes de colégios públicos a prática do surf, E a escola, além de dar aulas de Surf é responsável por fornecer o empréstimo de todo material que o aluno precisar para aprender ou treinar. Está dando tudo certo até agora, que este ano de 2010 Rezende, resolveu: dedicar-se apenas a administração da Escola de Surf, e um ou lá que outro woorkshop, onde ministra palestras de educação física. Um dos bons projetos: " Todo ano no decorrer das aulas letivas, alguns alunos participam de campeonatos através do projeto criado por ele, participando de etapas das quais para chegar a ser um competidor a nivél estadual, o aluno deve ter sido bem classificado em circuitos das baterias realizadas na escola de sur.", afirma Rezende:  Que esse é o melhor jeito de se ensinar a competir, competindo. As aulas particulares, são cobradas por aula R$50,00, com direito, material, aluguel incluso de roupa e prancha, e a foto de pé na prancha. Com algumas aulas logo sai surfando como é o caso de quem vem a passeio, as vezes fazem 04 à 06 aulas em um feriado ou semana. Dependendo do aluno se leva a praia Mole também para surfar.
A pior batalha ainda pro Surf nacional é a verba em dinheiro ( patrocínio), mas se Deus quiser e parece estar querendo, profissionalizando o ensino, se profissionaliza o respeito por mais esta profissão. Que chega render milhões em doláres aos competidores mundiais, como Kelly Slayter, treinam e encaram o esporte como parte da sua vida no cotidiano, por isso ganham respeito e dinheiro. Muitos ainda acham que o Surf agrega, maconheiros, vadios e drogados, isso era um tempo onde as cavernas nem eram habitadas. O surfista infelizmente tem rótulos, se senta em frente há um pc, o povo fala: «Ta brincando o dia todo». , Mas a brincadeira é tão séria que Rezende tem 10 anos de sede e empresa formada. A sua filha mais velha também é atleta aprendeu desde cedo e continua competindo aos 17 anos. A menor começou a pouco a surfar.
E surf é o ano todo a barra além dos projetos e atender escolas públicas: as escolas particulares da Barra da Lagoa, hoje também já tem no seu currículo aulas de Surf, que serve para a matéria com nota de educação física. Aprendem as mesmas coisas porém o material quase sempre é do aluno. O futuro é implantar cada vez mais o esporte no dia a dia das pessoas, como mais uma opção saudável de lazer e prática de esportes.
BONÉ LARANJA REZENDE E O PERSONAL SURF MÁRCIO MOTTAASSISTINDO CAMPEONATO MUNDIAL



 A PESCA DA TAÍNHA
A opinião do sr .Zulmar A..F. da Colônia Barra da Lagoa: « A pesca hoje não atraí mais, como meio de vida. Hoje a pesca está se encaminhando para esporte de aposentados. Fato que se mostra cada dia mais, as leis e a profissão não se afinam muito. A pesca da Tainha, que iniciava em abril/maio, hoje fica liberada para pequenas embarcações como a nossa, lá no final de maio começo de junho. Já os grandes empresários que nem fazem a pesca, nos seus barcos esses podem ir mais longe de acordo com  o tamanho da embarcação. E levam toda a pesca de quem sobrevive dela. Fora quando não arrebentam as redes, cada rede vale cerca de R$ alguns mil reais. Remendar as redes é o que os senhores Jocí (irmão do sr. Zulmar), e Junior, estão à fazer na foto. «Quanto aos empréstimos, isso não é para pequenos pescadores. A associação faz, com papeis de um por um separado, mas se um não cumpre o trato todos tem que pagar, isso não é justo. Fora o preço do peixe pra nós pagam R$2,00 o kg e no armazém vendem por R$8,00 o kg, E isso é pior quando levam as toneladas (8T á 12 T),de caminhão não pagam à vista, pagam quando baixa o valor do peixe. Sou aposentado com R$500,00, pago os remédios e por conta de um marca passo, que dá para comprar... E o resto que ganho vem da pesca, aqui na Colônia da Barra da Lagoa, um hoje tem que ajudar ao outro. No futuro essa minha profissão não existirá, a profissão de político que prevalece no Brasil. Mas quem irá alimentar esse povo? As grandes empresas do processo industrial  O homem come mal sem saber. E nós, a gente vai vivendo».

.

Nenhum comentário: